DEB

Bem-vindo ao Departamento de Engenharia Biomédicas (DEB) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Campinas, Brasil.

A Engenharia Biomédica é uma área do conhecimento na qual técnicas e conceitos de engenharia convergem para a resolução de problemas médicos e biológicos, e o bom entendimento desses problemas e das ferramentas para resolvê-los torna essa área intrinsecamente multidisciplinar.

O engenheiro biomédico é capaz de criar soluções em Engenharia Biomédicas e precisa de uma formação profissional própria, seja ele oriundo das engenharias ou não. A formação que apresenta os melhores resultados deriva de um currículo mínimo com áreas diferentes, no qual o aluno mergulha no problema biológico ou médico que irá tratar e, com o uso das ferramentas tecnológicas, desenvolve a pesquisa, acumulando conhecimentos com grau de profundidade compatível com o nível do curso e da Escola.

Somar conhecimentos e atuar em equipes com profissionais de diversas áreas é uma condição de trabalho típica do engenheiro biomédico, mas apenas depois dele se tornar um, e não antes. As atividades multidisciplinares em Engenharia Biomédicas pressupõe a imersão do engenheiro nas áreas de conhecimentos, e essa diferença aparece nas publicações e projetos dos pesquisadores que atuam especificamente em EB.

Conheça as páginas do nosso departamento!