Redes sem Fio - FEEC

Redes sem fio internas à FEEC:

 

Com base em determinação da Diretoria da FEEC e com o objetivo de melhor adequar os serviços de TIC disponíveis na FEEC ao que determina a Resolução GR-52/2013 (http://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?consolidada=S&id_norma=3256), a partir de 04/01/2016 estarão disponíveis as redes eduroam e UNICAMP-Visitante.

Para configurar as redes eduroam e UNICAMP-Visitante no equipamento é necessário conectar-se à rede UNICAMP-Visitante, e então através do browser navegar até a página do CCUEC, www.ccuec.unicamp.br/ccuec/rede_sem_fio_eduroam, onde obterá as instruções para configuração das redes eduroam e UNICAMP-Visitante

Rede eduroam:

A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa. Através do eduroam, estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtém acesso à Internet através da rede sem fio de seu campus e também quando visitam as instituições parceiras, como a Unicamp.

Portanto esta é uma rede sem fio mantida pela Unicamp, e não uma rede interna da FEEC. Os rádios da rede sem fio da FEEC apenas retransmitem o sinal da rede eduroam, sendo todo o processo de cadastro e autenticação dos usuários feito através do Centro de Computação da Unicamp. As instruções sobre acesso e configuração podem ser obtidas na página do CCUEC sobre a rede eduroam.

Rede UNICAMP-Visitante:

A rede UNICAMP-Visitante permite o acesso temporário por pessoas sem vínculo formal com a UNICAMP, tais como visitantes e participantes externos de atividades acadêmicas ou administrativas que não sejam usuários da rede eduroam em nenhuma instituição nacional ou internacional. O uso desta rede de visitantes pode ser autorizado por qualquer docente ou funcionário técnico-administrativo da Unicamp, que será responsável por fornecer dados corretos e precisos sobre o visitante, sobre o motivo da visita e sobre o período de autorização (entre 1 dia e 6 meses). Mais detalhes sobre a concessão desta autorização de uso temporária estão disponíveis em http://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/rede_sem_fio_unicamp_visitante .

Para efetuar o cadastro na rede UNICAMP-Visitante, acesse a página: https://redesemfio.unicamp.br/visitante/logar.php preenchendo o campo Usuário com o login da DAC, SISE, SIGAD ou eduroam e a respectiva senha

Na página seguinte será necessário o preenchimento do usuário visitante

E a senha e instruções de utilização da rede sem fio estarão disponíveis para impressão quando selecionar Enviar.

Com esse usuário e senha, o visitante poderá utilizar a rede UNICAMP-Visitante em qualquer lugar do campus, enquanto seu acesso estiver dentro do prazo de validade.

Área de cobertura

Todas as redes acima estão acessíveis nas áreas da FEEC onde há cobertura pelos rádios WiFi. Atualmente (Agosto/2012) esta cobertura compreende:

  • Prédio principal da FEEC (Blocos A, B e C).
  • Laboratórios Didáticos (Bloco E)
  • Salas de aula da Graduação (Bloco F).
  • Laboratórios de pesquisa (Bloco G1).
  • Salas de aula da Pós-Graduação (Bloco H).