Observação: 

(Aprovada na Reunião da Congregação de 26/03/2018 - Resolucão Congregação 30/2018)
(Aprovada na Reunião da Comissão de Graduação de 05/03/2018 - Parecer CG 002/2018)

A Instrução CG 001/2018 revoga a Instrução CG 02/1993.

Instrução CG FEEC 01/2018

Reforma a avaliação didática e regulamenta sua aplicação

Artigo 1º: A avaliação didática é o instrumento oficial de avaliação do ensino de graduação da FEEC e seu oferecimento é obrigatório em todas as disciplinas desta faculdade, composta por uma avaliação do docente e uma avaliação da disciplina, na forma do questionário aprovado nos anexos I e II desta instrução.

Parágrafo 1º: A pesquisa deve ser aplicada pelo docente responsável pela disciplina durante o período de aula.
Parágrafo 2º: No caso de disciplinas oferecidas por aluno integrante do programa PED sua aplicação pode ser feita pelo docente responsável ou pelo aluno de pós-graduação que ministrou a disciplina, sendo dever do docente responsável garantir sua aplicação.
Parágrafo 3º: O docente responsável e o PED, quando se aplicar, devem estar ausentes da sala de aula enquanto a avaliação estiver ocorrendo.
Parágrafo 4º: A avaliação deve ser recolhida após o preenchimento e levada à secretaria de graduação da FEEC por um aluno matriculado na disciplina.
Parágrafo 5º: O oferecimento da avaliação deverá ser feito:
I)    Durante o período letivo regular após a conclusão de 85% do conteúdo previsto para o curso, com preferência para a semana que precede o último instrumento avaliativo;
II)   Durante o período letivo de férias na última semana de aulas.
Parágrafo 6º: Os docentes serão notificados da aproximação do fim do prazo para a realização da avaliação docente determinado no parágrafo anterior pela coordenação de graduação da FEEC.

Artigo 2º: O resultado da avaliação do docente será computado da seguinte forma:
I)      Fazem parte da avaliação do docente as questões do anexo I, exceto a questão de autoavaliação do aluno;
II)     Cada questão, receberá uma nota de 0 a 1 calculada a partir da média aritmética das respostas dos alunos;
III)    A correlação da nota com as escalas de Likert será feita de forma que a menor marcação da escala corresponda à nota 0 (zero) e a maior marcação da escala corresponda à nota 1 (um);
IV)    Serão consideradas inválidas as questões em que haja menos de 5 (cinco) respostas;
V)     A média do docente será computada pela média de todas as questões válidas multiplicada por 10 (dez), excetuando a questão 9 e as questões inválidas conforme o inciso IV deste artigo;
VI)    Após o cômputo da média do docente sua nota será dada pela soma da média do docente com a média da questão 9, limitando esta soma ao valor de 10,0 (dez).

Parágrafo 1º: Cabe à comissão de graduação apreciar o resultado da avaliação docente, elaborar um relatório semestral e o enviar à congregação da FEEC.

Artigo 3º: O resultado da avaliação da disciplina será computado da seguinte forma;
I)     Fazem parte da avaliação da disciplina as questões do anexo II;
II)    Serão consideradas inválidas as questões em que haja menos de 5 (cinco) respostas;

Parágrafo 1º: O resultado da avaliação da disciplina deverá ser divulgado e avaliado pela coordenadoria de graduação da FEEC e utilizada como instrumento para a manutenção dos currículos dos cursos sob sua tutela.

Artigo 5º: A comissão considera voluntária a resposta do questionário, no entanto é direito de todo aluno matriculado na disciplina ter a oportunidade de o fazer, sendo vedada qualquer ação que tenha como objetivo privar o aluno desta possibilidade.

Parágrafo 1º: É assegurado o sigilo sobre todas as respostas fornecidas pelos alunos que desejarem permanecer anônimos nos questionários citados, sendo vedada qualquer ação que possa permitir a identificação dos formulários de resposta entregues sem identificação.
Parágrafo 2º: É vedada a separação da turma em grupos ou similares para a aplicação do questionário em momentos ou recintos diferentes.
Parágrafo 3º: O docente e/ou seus auxiliares de ensino não devem ter, a qualquer momento, sob sua posse nenhum questionário ou folha de resposta do semestre corrente preenchidos.
Parágrafo 4º: Qualquer ação que atente contra o disposto no caput ou nos parágrafos acima constitui violação do Art. 163º incisos II e IV do estatuto dos servidores da Universidade Estadual de Campinas, ficando o servidor sujeito às punições previstas no Art. 167º do referido estatuto.

Artigo 6º: Ficam aqui revogadas todas as disposições em contrário, a partir da publicação desta instrução, em específico a instrução CG/FEEC 02/1993.


ANEXO I

Autoavaliação Discente

Como você avalia seu comprometimento com a disciplina?

1 (baixo)              2             3             4             5 (alto)

 

Nas questões que seguem, utilize os campos discursivos para comentar ou justificar suas respostas.

 

Avaliação Docente

A. Didática e técnica de ensino

1.
A apresentação no início da disciplina foi clara e completa o suficiente para que você entendesse os propósitos e o funcionamento da disciplina.

(Deixe essa questão em branco se você não acompanhou o início da disciplina.)

1 (discordo totalmente) 2             3             4             5 (concordo totalmente)

 

2.
Os meios fornecidos ou sugeridos pelo professor para o acompanhamento da disciplina (bibliografia obrigatória ou adicional, notas de aula, slides, listas de exercícios, ferramentas de ensino à distância, etc.) atenderam as necessidades dos alunos.

1 (discordo totalmente) 2             3             4             5 (concordo totalmente)

 

3.
O planejamento da disciplina (distribuição de matéria ao longo do semestre, distribuição das avaliações, etc.) foi

1 (inapropriado)               2             3             4             5 (apropriado)

 

4.
O planejamento de cada aula (encadeamento dos assuntos, escolha e duração das atividades, etc.) foi

1 (inapropriado)               2             3             4             5 (apropriado)

 

5.
O método de avaliação (número de atividades, composição da nota, formato da avaliação, rapidez do feedback, etc.) foi

1 (inapropriado)               2             3             4             5 (apropriado)

 

6.
As habilidades avaliadas foram coerentes com as habilidades desenvolvidas.
1 (parcialmente)               2             3             4             5 (totalmente)

 

7.
Levando em conta sua capacidade de auto aprendizado, frequentar as aulas foi:

1 (contraproducente)      2             3 (indiferente)                   4             5 (fundamental)

 

8.
Você cursaria outra disciplina com esse professor?

1 (não)                 2             3 (talvez)             4             5 (certamente)

 

9.
O professor teve alguma atitude/qualidade que merece destaque positivo?

1 (não)                                2 (sim)

 

B. Contribuição ao interesse dos alunos pela área

 

10.
O professor relacionou o conteúdo da disciplina a aplicações reais, pesquisas ou ao restante do currículo?

1 (nunca)             2             3             4             5 (frequentemente)

 

11.
A atuação do professor contribuiu para que você se interessasse pela área da disciplina?

1 (negativamente)           2             3 (indiferentemente)       4             5 (positivamente)

 

C. Atitude profissional

12.
A pontualidade do professor foi

1 (inapropriada)               2 (apropriada)

 

13.
A assiduidade do professor foi

1 (inapropriada)               2 (apropriada)

 

14.
O professor cumpriu o programa da disciplina de maneira

1 (insatisfatória)               2             3             4             5 (satisfatória)

 

15.
As informações que o professor passou durante e depois das avaliações foram suficientes para que você entendesse suas notas?

1 (não)                                              2 (sim)

 

16.
O professor tratou os alunos de forma respeitosa?

1 (não)                                              2 (sim)

 

D. Interesse pelos alunos e pela disciplina

 

17.
A equipe de ensino se colocou à disposição para atender os alunos fora do horário de aula?

1 (nunca)             2             3             4             5 (sempre)

 

18.
O professor transformou as dúvidas, os erros e as dificuldades dos alunos em oportunidades de aprendizado?

1 (nunca)             2             3             4             5 (sempre)

 

19.
Avalie o grau de interesse do professor pelos assuntos discutidos no curso.

1 (baixo)              2             3             4             5 (alto)

 

20.
O professor se mostrou receptivo a sugestões e críticas dos alunos?

1 (não)                 2             3 (parcialmente)               4             5 (sim)

 


ANEXO II

Avaliação da Disciplina

A. Dedicação exigida

1.

Em média, desconsiderando a semana das provas, quantas horas semanais extraclasse você dedicou para a disciplina?

2 horas ou menos            3 horas                4 horas                5 horas                6 horas ou mais

 

2.
Em média, quantas horas semanais você estudou para cada atividade avaliada (provas, relatórios, exames, trabalhos, etc.)?

2 horas ou menos            3 horas                4 horas                5 horas                6 horas ou mais

 

3.
Como você avalia o nível de dificuldade da disciplina?

1 (muito fácil)                   2             3             4             5 (muito difícil)

 

4.
A dedicação exigida pela disciplina é coerente com o número de créditos da disciplina?

1 (totalmente incoerente)            2             3             4             5 (totalmente coerente)

 

B. Adequação dos pré-requisitos

5.
Algum pré-requisito faltou? A disciplina exigiu conhecimentos de alguma outra disciplina que você não cursou?

1 (não)                                              2 (sim)

6.
Algum pré-requisito foi desnecessário? Você sentiu que poderia ter adiantado a disciplina sem ter cumprido algum pré-requisito exigido?

1 (não)                                              2 (sim)

 

C. Estrutura do ambiente

7.
A estrutura física da faculdade para a disciplina foi

1 (inapropriada) 2             3             4             5 (apropriada)

 

8.

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp atendeu às necessidades da disciplina?
1 (nem um pouco)           2             3 (parcialmente)               4             5 (totalmente)