Pesquisas Interdisciplinares em Redes Inteligentes de Energia Elétrica

PESQUISAS INTERDISCIPLINARES EM REDES INTELIGENTES DE ENERGIA ELÉTRICA

English version English

Siga as novidades/Follow the News

  • Article awarded at the IEEE ISIE 2020 - June 2020

  • LabREI & MERGE Project - January 2020

  • Student article awarded at the 5th IEEE SPEC & 15th COBEP - December 2019

  • Article awarded at the IEEE PES ISGT-LA - September 2019

 

Este Projeto Temático, com financiamento FAPESP, visa realizar pesquisas avançadas na área de redes inteligentes de eletricidade, com foco em redes de distribuição de energia.

A efetiva realização de uma rede inteligente de energia elétrica depende da forte interação entre pesquisas nas áreas de: sistemas de potência, fontes alternativas de energia, eletrônica de potência, sistemas de controle em rede, otimização, redes de comunicação e informação.

O Projeto reúne pesquisadores altamente qualificados em todas estas áreas.

Além disto, para que seja possível o avanço do conhecimento, busca-se criar um ambiente laboratorial no qual se possam realizar imprescindíveis verificações experimentais que sucedam estudos teóricos e computacionais e antecedam aplicações de campo.

Tal ambiente contará com fontes e cargas programáveis, bem como reproduzirá cenários típicos de redes de distribuição de baixa tensão. Além de servir como ambiente de atividades acadêmicas, pretende-se que este ambiente seja aberto para outros usuários, especialmente empresas e instituições de pesquisa das regiões de Campinas e Sorocaba, muitas das quais atuando de forma intensa na área de redes inteligentes.

Contato:

Prof. José Antenor Pomilio
UNICAMP/FEEC 
Av. Albert Einstein, 400
13083-852 Campinas 
Brasil 
fone: (+55.19) 3521.3708 
fax: (+55.19) 3521.3866 
Entre em contato por e-mail

Financiamento: 

Informações na Biblioteca Virtual FAPESP

Execução:

Apoios e parceria de pesquisadores:

      

    

 

Apoios tecnológicos ao projeto

        

  

 

Apoios institucionais à proposta:

       

 


"Esta página não é uma publicação oficial da UNICAMP, seu conteúdo não foi examinado e/ou editado por esta instituição. A responsabilidade por seu conteúdo é exclusivamente do(s) autor(es)."

 “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

 

Português, Brasil