EE755 - LABORATÓRIO DE ONDAS GUIADAS

Obrigatória (11, 41)

 

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 0 0 2 2 2 2
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos AA430
 

        

Ementa Experiências relacionadas com estruturas de dois pares de terminais e com linhas de transmissão.
 
Ementa Detalhada 1. Reflexão em linhas de transmissão: Introdução; Equações Diferenciais da Linha; Soluções das Equações Diferenciais; Reflexão na linha sem perda; Diagramas zig-zag; Medições com cabos coaxiais. 2. Linhas em regime estacionário senoidal: Introdução; Solução geral de tensão e corrente; Linha infinita, velocidade de fase, comprimento de onda; Linha bem terminada; Reflexões na linha; Experimentos para determinar velocidade de fase e atenuação "alfa". 3. Distribuições de tensão e corrente na linha; aproximações de RF; ondas progressivas e estacionárias: Expressões por tensão e corrente em função dos parâmetros de entrada; Aproximação de rádio frequência (RF); Distribuição de tensão e corrente na linha; Onda progressiva; Linha mal terminada; Distribuição de tensão e corrente nas linhas aberta ou fechada; Sondas de campo; Determinação de velocidade de fase de "alfa" variando a freqüência. 4. Razão de onda estacionária; Medida da Impedância Terminal; Ábaco de Smith: Carga resistiva numa linha; Máximos e Mínimos de tensão e corrente, e de impedância; Distribuição de tensão; Razão de onda estacionária; Balanço de potências; Ábaco de Smith; Avaliação da impedância de carga; Linha fendida e medidor de ROE; Levantamento da ROE e impedância de uma antena tipo monopolo. 5. Manuseio de uma fibra óptica: remoção do revestimento, clivagem. Medição de abertura numérica de uma fibra multimodo. Medida da atenuação de uma fibra multimodo: acoplamento da luz, distribuição modal estacionária , reprodutibilidade da medida. 6. Alinhamento de uma fibra monomodo. Observação dos primeiros modos linearmente polarizados em uma fibra com poucos modos. Observação da birrefringência de uma fibra que preserva polarização.
 
Bibliografia

Kit educacional: M-FKP-STD, Newport (ou equivalente) JOHNSON. Transmission Lines and Networks. McGraw?Hill, 1950 ROMANO, H.D. Filtros e Linhas. Campus, 1982.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007