EE855 - INTRODUÇÃO ÀS MICROONDAS

 

 

OF

T

P

L

S

SL

C

6 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EE540
 

        

Ementa Conceitos básicos. Estruturas de transmissão e ressoadores. Geração de microondas por válvulas. Representação de circuitos de microondas. Medidas em microondas.
 
Ementa Detalhada 01. Características e aplicações de microondas 02. Linha de transmissão; guias de onda e ressoadores 03. Geradores de microondas a vácuo (klyston, magnetron, TWT) e semicondutor (transistores, diodos Grunn e Impatt). 04. Matriz espalhamento e sua estrutura para dispositivos típicos. 05. Medidas e potência, impedância, freqüência e parâmetros de espalhamento. 06. Componentes passivos: adaptadores de impedância, filtros e acopladores direcionais, diodos PIN. 07. Ferritas: efeitos não recíprocos em isoladores e circuladores, ressoadores sintonizados magneticamente. 08. Circuitos integrados de microondas: estruturas planares, tecnologia de CIM, vantagens e dificuldades. 09. Elementos concentrados em microondas: resistores, indutores e capacitores. Ressoadores. 10. Aplicações industriais: medida de espessura e diâmetros de fios, medida de umidade, radar Dapples, aquecimento (fornos de microondas).
 
Bibliografia

K.C. GRUPTA, Microwares Halsted Press, 1979. Notas do Professor.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007