EE881 - PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES I

Obrigatória (11, 34, 41)

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos EA614 ME323

Ementa Canal de comunicação. Processos estocásticos. Modulação de amplitude. Modulação angular. Codificação de sinais analógicos. Transmissão digital em banda básica. Modulação digital. Sistemas de múltiplo acesso. Tópicos em Comunicações.

Ementa Detalhada 1-Canal de comunicação 1-1 Histórico. 1-2 Meio de transmissão e canal de comunicação. 2-Processos Estocásticos 2-1 Processos estocásticos gaussianos. 2-2 Densidade espectral de potência de um processo estocástico. 2-3 Transmissão de processos estocásticos através de sistemas lineares. 3- Modulação de Amplitude 3-1 Representação complexa em banda básica de sinais de faixa estreita. 3-2 Modulação de amplitude: DSB, AM, SSB, VSB. 3-3 Moduladores e demoduladores. 3-4 Aplicações: Receptor AM superheteródino e televisão. 3-5 Processos estocásticos de faixa estreita. 3-6 Desempenho na presença de ruído. 4- Modulação Angular 4-1 Conceito de freqüência instantânea. 4-2 Modulação em freqüência e Modulação em fase: Largura de faixa. 4-3 Moduladores e demoduladores. 4-4 Aplicações: Receptor FM. 4-5 Desempenho na presença de ruído. 4-6 Comparação de sistemas. 5- Codificação de Sinais Analógicos 5-1 Amostragem e quantização. 5-2 Modulação por codificação de pulsos (PCM). 5-3 Modulação Delta e PCM diferencial. 5-4 Desempenho na presença de ruído. 6- Transmissão Digital em Banda Básica 6-1 Formas de onda PCM e seus atributos espectrais. 6-2 Detecção ótima para sinais binários e seu desempenho. 6-3 Filtro casado. 6-4 Interferência intersimbólica. 6-5 Conformação de pulsos. 6-6 Equalização. 6-7 Equalização de resposta parcial. 7- Modulação Digital 7-1 Técnicas de modulação digital de faixa limitada: PAM, QAM, PSK, FSK. 7-2 Detecção de sinais M-ários: regiões de decisão. 7-3 Detecção coerente. 7-4 Deteção não-coerente para sinais FSK, sinais DPSK. 7-5 Eficiência espectral de sistemas M-ários. 7-6 Desempenho na presença de ruído. 7-7 Sinais de espalhamento espectral. 8- Sistemas de Múltiplo Acesso 8-1 Multiplexação e múltiplo acesso por divisão em freqüência. 8-2 Multiplexação e múltiplo acesso por divisão no tempo. 8-3 Múltiplo acesso por divisão em código. 8-4 Algoritmo de acesso ALOHA. 9- Tópicos em Comunicações 9-1 Figura de ruído: introdução ao cálculo de enlaces. 9-2 Introdução à teoria de informação e de codificação.

Bibliografia

LATHI,B. Modern Digital and Analog Communications Systems. Oxford University Press,1998. SKLAR, B. Digital Communications: Fundamentals and Applications. Prentice-Hall, 1988. RODEN, M. Analog and Digital Communication Systems. Prentice-Hall, 1996. ANDERSON, J. Digital Transmission Engineering. Prentice-Hall, 1998. CARLSON, A. Communication Systems. McGraw-Hill,1986. HAYKIN, S. An Introduction to Analog and Digital Communications.

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007