EE882 - LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÕES I

Obrigatória (11, 34, 41)

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 0 0 2 2 2 2
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EE881
 

        

Ementa Experiências de Laboratório com: Sinais. Modulação AM convencional e espalhada, DSB-SC e FM. Amostragem. Codificação. TV.
 
Ementa Detalhada 1- Experiência 1: Espectro de Freqüências Determinação dos espectros de Fourier de ondas periódicas, utilizando analisador de espectros. 1-2 Comparação de resultados práticos com teóricos. 2- Experiência 2: Resposta a Sistemas Lineares 2-1 Determinação da resposta impulsiva e da resposta em freqüência de sistemas lineares invariantes no tempo. 2-2 Relacionamento de características nos dois domínios. 3- Experiência 3: Modulação e Demodulação AM Convencional e Espalhada. 3-1 Técnicas de Modulação AM: obtenção de um sinal AM a partir da filtragem de um sinal amostrado naturalmente (sinal PAM). 3-2 Efeitos da filtragem sobre o espectro do sinal amostrado PAM, distorções sobre o sinal modulado AM, medição do índice de modulação. 3-3 Detectores de envoltória média: verificação do funcionamento para diferentes constantes de tempo, comparação e análise da distorção. 3-4 Transmissor e receptor de ondas curtas espalhadas por Seqüência Direta. 3-5 Seqüências Pseudo-Aleatórias, Algoritmos espalhadores para DS-CDMA. 4- Experiência 4: Rádio Receptor AM 4-1 Ondas médias de RF. 4-2 Amplificador de RF, Oscilador Local, Misturador, Canal de FI e Controle Automático de Volume. 4-3 Espectro de ondas médias e curtas. 4-4 Semelhança entre o rádio e o analisador espectral de RF. 5- Experiência 5: Modulação e Demodulação FM 5-1 Técnicas de Modulação FM: levantamento da curva estática característica de modulação. 5-2 Análise do sinal FM para vários tipos de sinais no domínio do tempo. 5-3 Análise espectral do sinal FM com modulação tonal. 5-4 Demodulação por Inclinação: resposta com modulação senoidal, distorções. 5-5 Demodulação com Detector de Relação: levantamento da característica estática de saída versus freqüência, resposta com modulação senoidal, distorções. 6- Experiência 5: Codificação 6-1 Modulação por codificação de pulsos (PCM), delta e DPCM. 6-2 Conversores A/D e D/A. 6-3 Aquisição de Dados, Quantização e Amostragem. 7- Experiência 6: Recepção de TV 7-1 TV preto e branco, Receptor de TV preto e branco, TV a cores. 7-2 Sinais de luminância e de crominância, sincronismo. 7-3 Sinal de vídeo composto PAL-M: modulação e demodulação.
 
Bibliografia

LATHI,B. Modern Digital and Analog Communications Systems. Oxford University Press,1998. CARLSON,A. Communication Systems. McGraw-Hill,1986. HAYKIN.S. An Introduction to Analog and Digital Communications. 1989.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007