EE900 - TELEVISÃO

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos EE881

Ementa Introdução. Princípios de Televisão. Definições Básicas. Sistemas de TV e HDTV. Conceitos Básicos de TV. Sincronismo. Equacionamento para o sinal analógico. HDTV. Modulações VSB e COFDM. Recepção de Sinais de TV. Estúdio de TV. Geração dos sinais de vídeo e áudio em HDTV. Sinais de teste de televisão. Aplicações.

Ementa Detalhada 1- Introdução Sinais elétricos de vídeo e áudio. Ambientes associados aos sistemas de televisão. 2- Princípios de Televisão 2-1 Histórico ; TV Digital – HDTV. 2-3 Conceitos de Simulcast / Multicast. ; Compatibilidades direta e reversa. 3- Definições Básicas 3-1 Varredura ; Freqüências Vertical / Horizontal ; Relação de Aspecto. 3-2 Terminologia ; Aplicações ; Sistemas de Televisão ; Formatos de TV. 3-3 Cores primárias ; Discretização ; Digitalização. 3-4 Compressão ; Espaço de Sinais ; Extração de redundância – Correlação. 3-5 Sinal digital ; PCM / DPCM; Predição ; Quantização , Relação Sinal/Ruído. 3-6 Quantizações Linear / Não-Linear ; Run Length e Código de Huffman. 4- Sistemas de TV e HDTV 4-1 Resolução vertical, Largura de faixa, Formato do sinal de TV. 4-2 Cores : Matiz , Saturação e Brilho; Diagrama de cromaticidade. 4-3 Câmera de TV, Cinescópio; Digitalização e taxa de bits. 4-4 Equacionamento (Pal, NTSC, HDTV). 4-4 Conversão de Formatos (TV convencional e HDTV). 4-5 TV digital : conceitos e freqüências de amostragem. 4-6 MPEG-2 - Codificador / Decodificador 5- Conceitos Básicos de TV 5-1 Correção Gama (TV convencional e HDTV). 5-2 Largura de Faixa ( Alocação do espectro, TV convencional e HDTV). 5-3 Sinais Primários/Luminância/Crominância; Sinais Diferença de Cor . 5-4 Sinconismo : TV Convencional e HDTV; Sinal de Vídeo Composto 5-5 Colorimetria/Tri-estímulos; Axiomas de Grasmann ; Branco/Primárias 6- Sincronismo 6-1 Pulsos de sincronismo de linha ; Pulsos de sincronismo de campo. 6-2 Salva de sub-portadora de cor; Amplitudes e Intervalos de Tempo relativos. 7- Equacionamento para o sinal analógico 7-1 Sistemas em cores : NTSC, PAL e SECAM. 7-2 Modulação em Quadratura ; Vídeo Composto PAL-M / NTSC 7-3 Modulação AM/VSB; Sinal de Televisão modulado. 7-4 Modulação Negativa ; Diagrama Fasorial do sinal de crominância. 8- HDTV 8-1 MPEG-2. Diagrama de blocos. 8-2 DCT – 1D Fundamentos. 8-3 Fundamentos e definições DCT-2D ; Desempenho da DCT . 8-4 Estimação e Compensação de Movimento 9- Modulações VSB e COFDM 9-1 Conceitos e fundamentos. 9-2 Definições e equacionamento ; 8-VSB ; COFDM. 10- Recepção de Sinais de TV 10-1 Interferência de baixa visibilidade : conceito. 10-2 Receptores de TV convencional e digital ; Detetores; Flanco de Nyquist. 10-3 Tecnologia : TRC, LCD e Plasma Display. 10-4 Chaveamento PAL : correção de erros de fase (matiz em PAL) ; 10-5 Decodificador PAL, Linha de atraso, “Flyback”, “Yoke” . 10-6 Diagramas de blocos : geração e recepção; 10-7 Tubos de câmera e CCD ; Equacionamentos dos sinais processados. 11- Estúdio de TV 11-1 Iluminação : conceitos fundamentais. 11-2 Som : conceitos básicos. 11-3 Definição de funções e alocação de responsabilidades. 12- Geração do sinal de vídeo em HDTV 12-1 ATSC e DVB ; Formatos ; Equacionamentos ; Codificação de fonte. 12-2 Camada de transmissão ; Camada de transporte (ATM). 12-3 Código de linha ( R-S , BCH, treliça, embaralhamento, entrelaçamento). 12-4 Áudio em HDTV (MPEG/DOLBY AC-3). 13- Sinais de teste de televisão 13-1 Sinais de Teste do Intervalo Vertical (VITS). 13-2 Distorções Lineares e não Lineares. 13-2 Monitor de forma de onda ; vectorscópio. 14- Aplicações 14-1 TV a cabo (CATV) .

Bibliografia

SENATORI,N., SUKYS,F. Pal-M: Introdução à TV e ao Sistema Pal-M. Guanabara Dois, 1984. BUSCOMBE,C. NTSC: Sistemas de Televisão e Vídeo. Prentice-Hall, 1994. HDTV: Normas ATSC e Recomendações ITU-R. Notas de Aula

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007