EE940 - ENGENHARIA DE SOM II: ANÁLISE E SÍNTESE DE SINAIS MUSICAIS

 

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Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos AA200 / EA614 / EA616 / EE881
 

        

Ementa Aspectos gerais e históricos. Acústica e psico-acústica da música. Análise de sinais musicais. Síntese de sinais musicais. Protocolo MIDI.
 
Ementa Detalhada 1. Introdução a. Aspectos históricos e generalidades. 2. Acústica e psico-acústica da música a. O som e o ouvido. b. Altura c. Sistemas tonais d. Percepção de intensidade e. Relações temporais f. Teoria clássica do timbre g. Estudos modernos sobre timbre 3. Análise de sinais musicais a. Série transformada de Fourier, DFT e FFT b. Analisadores de espectro c. Sinal analítico d. Análise baseada em séries e transformadas de Fourier e. Transformada de alta resolução 4. Síntese de sinais musicais a. Funções de Bessel e modulação em freqüência b. Síntese subtrativa c. Síntese aditiva d. Síntese por técnicas de distorção i. Modulação FM ii. Waveshaping e. Síntese granular f. Síntese por modelagem física 5. Protocolo MIDI a. Apresentação e análise do protocolo MIDI b. Limitações e extensões.
 
Bibliografia

Dodge C. e T.A. Jerse (1985) – Computer music: synthesis, composition and performance, Shirmer Books. Roads, C. e J. Strawn (Eds) (1988a) – Foundations of computer music, MIT Press. Manning, P. (1987) – Electronic and computer music, Clarendon Press. Alles, H.G. (1980) – Music synthesis using Real Time Digital Techniques, Proceedings IEEE, vol. 68, n. 4. Justice, J.H. (1979) – Analytic signal processing in music computation, IEEE Transaction on ASSP, vol. 27, n. 6. Jaffe, D.A. (1987) – Spectrum analysis tutorial (Partes 1 e 2), Computer music journal, vol. 11, n. 2/3. Le Brun, M. (1977) – A derivation of the spectrum of FM with a complex modulating wave, Computer Music Journal, vol. 1. Palamin, J.P. e P. Palamin (1988) – A method for generating and controlling musical asymetrical spectra, Journal of the Audio Engineering Society, vo. 26, n. 9. Le Brun, M. (1979) – Digital waveshaping synthesis, Journal of the Audio Engineering Society, vol. 27, n. 4. Roads, C. (1988) - Introduction to granular synthesis, Computer Music Journal, vol. 12, n. 2. Jones, D.L. e T.W. Parks (1988) - Generation and combination of grains for music synthesis, Computer Music Journal, vol. 12, n. 2.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 31/01/2007