ET016 - ELETROTÉCNICA

 

OF

T

P

L

S

SL

C

             
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos F 328/ EE521 
 

        

Ementa Elementos e Leis dos circuitos em C.C. e C.A. Potência e Energia. Circuitos monofásicos e trifásicos. Transformadores. Máquinas elétricas de indução, síncronas e de corrente contínua. Instalações elétricas e dispositivos de proteção.
 
Ementa Detalhada

1-Normas de segurança, Curvas características de bipolos. Valor Eficaz. Medida de magnitude e freqüência de sinais periódicos; 2-Instrumentos de Medidas Elétricas:Princípios de funcionamento e utilização de instrumentos de medidas elétricas; 3- Resitor:Verificar a lei de Ohm; formas de obtenção da resistência elétrica; 4- Resistor, Capacitor e Indutor: Comportamento de um resistor, um capacitor e um indutor em circuitos CC e CA; 5- Conceitos Básicos em Circuitos CA: Conceito de valor eficaz; conceito de impedância; construção de diagrama fasorial; 6- Potências Aparente, Ativa e Reativa/Correção do Fator de Potência: Conceitos: Potência Aparente (S); Potência Ativa (P) e Potência Reativa (Q); método de correção do fator de potência; 7- Instalações Elétricas: Interruptores: Interruptor Simples ou Unipolar; Interruptor paralelo ("three way") e Interruptor intermediário ("four way"): Chaves Faca sem ou com porta‑fusíveis; Contatores; Fusíveis; Disjuntores; Iluminação: Princípio de funcionamento da lâmpada fluorescente; 8- Circuitos Trifásicos: Ligações Estrela e Triângulo / Relações entre Tensões e Correntes; Carga em Y e em D; verificar as relações entre as tensões de fase e de linha; medir a defasagem entre as tensões; 9-  Circuitos Trifásico: Medição de Potência Ativa: Medição de potência ativa trifásica em carga Y desequilibrada: a 4 fios utilizando 3 wattímetros; a 3 fios utilizando 3 wattímetros e a 3 fios utilizando 2 wattímetros; Medição de potência ativa trifásica em carga D desequilibrada: utilizando 3 wattímetros e 2 wattímetros; 10- Transformador Monofásico: Rendimento; regulação e conexão trifásica; 11- Máquinas de Corrente Alternada: Produção de campo girante; Motor de Indução: partida a plena tensão e partida com tensão reduzida. (Chave Y-D); gerador Síncrono; 12- Máquinas de Corrente Contínua: Gerador CC Elementar: com Ímã Permanente; com Eletroímã; Motor CC Elementar: com Ímã Permanente; com Eletroímã e Motor Universal.

Bibliografia

Barreto, G.; Castro Jr., C.A.;Murari, C.A.F.; Sato,F. - Cirtcuitos de Corrente Alternada, Oficina de Textos, 2012. YARO BURIAN JR. Circuitos Elétricos. C.A.CASTRO E M.R.TANAKA Circuitos de Corrente Alternada - um curso introdutório Editora UNICAMP Gray/Wallace Eletrotécnica - Princípios e Aplicações Ao Livro Técnico S.A. Valkenburgh/Neville Eletricidade Básica Ao Livro Técnico S.A. Gussow Eletricidade Básica Editora McGraw Hill. Arnold Fundamentos de Eletrotécnica E.P.U. Arnold/Stehr Máquinas Elétricas E.P.U.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 03/04/2012