ET620 - MÁQUINAS ELÉTRICAS

Obrigatória (11, 41)

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos ET520
 

        

Ementa Máquina de Corrente Contínua. Máquina Síncrona. Máquina de Indução. Motores de Potência Fracionária e Sub-fracionária.
 
Ementa Detalhada 1. Máquina de Corrente Contínua Reação de armadura Aspectos do circuito elétrico e magnético Enrolamento de compensação e interpolos Análise de desempenho em regime permanente Partida e controle de velocidade Equações básicas para o estudo da dinâmica. 2. Máquina Síncrona Circuito equivalente Ângulo de potência e potência elétrica Efeitos dos pólos salientes Teoria dos eixos direto e em quadratura Relações básicas da máquina em variáveis DQ0 Equações básicas para o estudo da dinâmica. 3. Máquina de Indução Conjugado e Potência pelo Teorema de Thévenin Efeito da resistência de rotor Estudo de desempenho em regime permanente Controle de velocidade Equações básicas para o estudo da dinâmica. 4. Motores de Potência Fracionária e Subfracionária Motores de indução monofásicos Motor universal Motores de passo Motores de ímã permanente.
 
Bibliografia

BIM, Edson, Máquinas Elétricas e Acionamento, Elsevier, edição 2, 2012. SEN, P.C. Principles of Electric Machines and Power Electronics. Second Edition, John Wiley. FITZGERALD, A.E., KINGSLEY JR.,C., UMANS,S.D. Electric Machinery. 5a. edição, McGraw-Hill.. BOFFI, L.B. E OUTROS. Conversão Eletromecânica de Energia. . Editora USP, 1977. MCPHERSON, G. Introduction to Electrical Machines and Transformers. John Wiley.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 14/08/2013