ET910 - INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

 

OF

T

P

L

S

SL

C

6 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos ET520
 

        

Ementa Instalações elétricas de baixa tensão. Instalações elétricas de alta tensão.
 
Ementa Detalhada 1. Instalações Elétricas de Baixa Tensão: Definições, conceitos e arranjos físicos convencionais Materiais e equipamentos principais Condutores e cabos elétricos Perfil de tensão ao longo de uma instalação elétrica Cálculo de correntes de curto?circuito Dimensionamento de condutores elétricos Comando, controle e proteção de circuitos elétricos Especificação e instalação de motores elétricos Especificação e instalação de outras cargas Projeto de um centro de controle de motores Projeto de um quadro de distribuição Compensação de reativos Luminotécnica Instalação elétrica de uma residência térrea Instalação elétrica de um prédio de apartamentos. 2. Instalações Elétricas de Alta Tensão: Definições e conceitos Especificação de tensões em instalações elétricas Aterramento de instalações elétricas Transformadores para instrumentos Introdução ao estudo de subestações.
 
Bibliografia

BEEMAN,D. Industrial Power System Handbook McGraw Hill. SIEMENS Instalações Elétricas Vol.1 e 2, Livraria Nobel S.A. CREDER,H. Instalações Elétricas Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 30/01/2007