GT001 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Eletiva/Currículo Pleno (11,41)

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 1 0 1 3 2 3
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos Não há.
 

        

Ementa A disciplina visa contribuir para a formação básica dos alunos de graduacão dos vários cursos da UNICAMP, através da análise das implicações sociais e políticas do desenvolvimento tecnologico nas sociedades contemporâneas, bem como seus determinantes econômicos gerais, com ênfase às especificidade estruturais do Brasil.
 
Ementa Detalhada Esta disciplina apresenta, através de uma perspectiva histórico/comparativa o debate atual sobre as informações tecnológicas em curso a nível internacional e suas implicações tanto para países desenvolvidos como para países latino americanos. Analisa-se o desenvolvimento científico e tecnológico desde a primeira Revolução Industrial até os dias de hoje, procurando discutir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.<BRMódulo I: Crise, Novas Tecnoligias e Mudanças Social.<BR>I.1 O debate sobre as implicações sociais da difusão de novas tecnologias.<BR>I.2 A relação entre mudança técnica e mudança social.<BR>I.3 O conceito de paradigma tecnológico.<BR>Módulo II: Ciência, Tecnologia e Sociedade a partir da Revolução Industrial.<BR>II.1 A Primeira Revolução Industrial: o nascimento da fábrica.<BR>II.2 A Segunda Revolução Esta disciplina apresenta, através de uma perspectiva histórico/comparativa o debate atual sobre as informações tecnológicas em curso a nível internacional e suas implicações tanto para países desenvolvidos como para países latino americanos. Analisa-se o desenvolvimento científico e tecnológico desde a primeira Revolução Industrial até os dias de hoje, procurando discutir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Módulo I: Crise, Novas Tecnoligias e Mudanças Social. I.1 O debate sobre as implicações sociais da difusão de novas tecnologias. I.2 A relação entre mudança técnica e mudança social. I.3 O conceito de paradigma tecnológico. Módulo II: Ciência, Tecnologia e Sociedade a partir da Revolução Industrial. II.1 A Primeira Revolução Industrial: o nascimento da fábrica. II.2 A Segunda Revolução Industrial: mudança técnica no sistema industrial moderno. II.3 O processo de institucionalização da ciência e da tecnologia. II.4 O ?profissionalismo?e a formação da ciência e da tecnologia. II.5 Gênese e difusão do Taylorismo e do Fordismo. II.6 Taylorismo e Fordismo no Brasil. Módulo III: Taylorismo, Fordismo e Flexibilidade. III.1 A crise do fordismo e a emergência de novos ?modelos?de organização do trabalho (sueco, japonês e italiano). III.2 A difusão de inovações tecnologicas e organizacionais na indústria brasileira: as ?filosofias participativas?, os ?programs de qualidade total?, as normas ISO-9000. Módulo IV: Ciência, Tecnologia e Sociedade: os desafios atuais para a América Latina. IV.1 A Crise do Estado Latino Americano e as políticas de ?ajuste?. IV.2 A Política Industrial Brasileira nos anos 80: natureza e limites. IV.3 A política industrial nos governos Sarney e Collor em direção ao neo-liberalismo.
Bibliografia

 

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização