Perguntas Frequentes (FAQ)

Qual é o período de inscrição para os cursos de mestrado e doutorado?

A inscrição de alunos regulares para os cursos de pós-graduação da FEEC acontece duas vezes ao ano, segundo o calendário.

Há algum exame de seleção para admissão na pós-graduação?

O processo de seleção para os cursos de pós-graduação da FEEC é baseado na análise do currículo do candidato, na consulta aos indicados para as recomendações e, quando possível, em contatos prévios do candidato com professores do programa. Recomenda-se que o candidato faça uma visita à FEEC, inteirando-se das pesquisas realizadas nos diversos departamentos da faculdade, e entre em contato com potenciais orientadores nas suas áreas de interesse.

Quais os documentos necessários para a inscrição?

A lista de documentos necessários para a inscrição será mostrada quando o candidato fizer sua inscrição on-line. Os documentos básicos são o diploma de graduação (e mestrado, no caso de candidatos ao curso de Doutorado), histórico escolar, currículo e indicação de nomes para recomendação. Documentos complementares poderão ser especificados no ato da inscrição.

Devo enviar certificados de cursos de extensão e aperfeiçoamento na inscrição?

Não há necessidade.

Como obter o formulário de inscrição?

O formulário é preenchido on-line e poderá ser impresso ou salvo em seguida.

A quem devo indicar para as recomendações?

Professores que o(a) orientaram na graduação, iniciação científica, mestrado ou outros.

Quando e como vou saber se fui aceito?

Consulte o calendário. De maneira geral, para início no primeiro semestre os resultados são divulgados na página da CPG da FEEC na segunda quinzena de dezembro. Para início no segundo semestre, os resultados são divulgados na primeira quinzena de junho.

A FEEC oferece bolsas para seus alunos de pós-graduação?

Aos alunos regulares com dedicação exclusiva e tempo integral podem ser atribuídas bolsas da quota institucional CNPq/CAPES. As bolsas disponíveis são atribuídas aos alunos segundo critérios próprios da FEEC e de seus departamentos. Bolsas da FAPESP podem ser solicitadas individualmente pelos orientadores. As bolsas da quota institucional têm duração máxima de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

Como posso conseguir mais informações sobre a inscrição?

As informações contidas na página da CPG da FEEC são suficientes. Caso necessite de maiores esclarecimentos, entre em contato com a CPG/FEEC.

Quem pode se candidatar?

Ao mestrado, candidatos com curso superior completo. Ao doutorado, candidatos portadores do título de mestre.

Preciso ter Mestrado para ingressar no Doutorado?

De acordo com o atual Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da FEEC, existe a possibilidade de um aluno de mestrado (satisfazendo determinadas condições) solicitar a mudança para o doutorado. Procure a legislação (Regimento e regulamento dos cursos de pós, e instruções internas CPG-FEEC).

Tenho um diploma em Música. Posso me candidatar à pós-graduação na FEEC?

Sim.

Ainda não terminei a graduação. Posso me candidatar à pós-graduação na FEEC?

O aluno de graduação da FEEC pode fazer disciplinas de pós-graduação como Estudante Especial. As datas de pré-inscrição e matrícula de Estudantes Especiais estão no calendário. O aluno deve se inscrever, para mais tarde poder solicitar a convalidação de créditos, caso ingresse na pós-graduação como aluno regular.

Preciso ter um orientador para me inscrever na pós-graduação da FEEC?

Não. O orientador deve ser definido na aceitação do aluno.

Quem realiza a seleção dos candidatos?

O processo de seleção é de responsabilidade dos departamentos da FEEC.

É possível fazer mestrado ou doutorado na FEEC em tempo parcial?

Sim, é possível. Recomenda-se, entretanto, que caso o candidato deseje fazer poucas disciplinas por período, que o faça como estudande especial antes de ingressar como aluno regular.

É possível cursar disciplinas isoladas de pós-graduação, sem ingressar nos cursos de mestrado ou doutorado?

Sim. Como estudante especial.

A quem se destina a matrícula na pós-graduação como estudante especial?

Para aqueles que quiserem cursar um ou outra disciplina isolada como atualização ou então para aqueles que pretendem ingressar na pós-graduação como alunos regulares mas em tempo parcial.

Como funciona o processo de matrícula de estudantes especiais?

O processo tem duas fases: a pré-inscrição e a matrícula. Na pré-inscrição os candidatos devem expor as razões pelas quais querem cursar a disciplina. Esse texto auxiliará o professor na decisão de aceitar ou não sua inscrição. As aceitações estão sujeitas à disponibilidade de vagas, pois alunos regulares são prioritários.

Como são avaliadas as inscrições para estudante especial?

A responsabilidade é, em primeiro lugar, do professor da disciplina. Em segundo lugar, da Coordenadoria de Pós-graduação.

Qual é a diferença entre disciplinas cursadas como estudante especial e disciplinas de extensão?

Disciplinas de extensão são oferecidas pela escola de extensão da Unicamp, enquanto que disciplinas regulares de pós-graduação podem ser cursadas tanto por alunos regulares como por estudantes especiais.

Cursar disciplinas como estudante especial equivale a fazer um curso de pós-graduação latu senso?

Não.

Quando posso me inscrever como estudante especial?

Consulte o calendário. Há a fase de pré-inscrição e de inscrição.

A FEEC oferece bolsas de estudo para estudantes especiais?

Não.

Se eu for aceito como aluno especial, posso mais tarde me tornar um aluno regular de mestrado ou doutorado?

Sim. E as disciplinas podem ser convalidadas, desde que o estudante tenha sido aprovado com conceitos A ou B.

Sou estrangeiro. Posso concorrer a uma bolsa da quota institucional da FEEC?

Sim. Note também que há outros tipos de bolsa de pós-graduação (p.ex. PEC-PG) que só podem ser solicitadas por estrangeiros.
Português, Brasil