Tecnologia media diálogos artísticos em InFracta

Data:
terça-feira, 3 Dezembro, 2019 - 19:00
O grupo Corpo Generativo, formado por alunos de diversos cursos de graduação da Unicamp, apresentará seu projeto artístico InFracta nos dias 3 e 4 de dezembro de 2019, sempre às 19h00, no estúdio do Instituto de Artes (Rua Elis Regina, 50). Infracta é uma peça multimodal que une música, dança e imagem em um diálogo favorecido pela captação de movimentos em tempo real.

Uma parte importante do suporte tecnológico de InFracta foi desenvolvido na cooperação entre a FEEC e o NICS (Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora). Trata-se de um dispositivo microcontrolado que transmite dados de movimento através do protocolo OSC (Open Sound Control). Os pacotes OSC são transportados usando a rede wi-fi, por UDP, a um programa para composição musical algoritmica, onde influenciam as sonoridades que compõem InFracta.

Nesse contexto de criação, a técnica atua como um novo elemento que pode ser usado para a composição da peça. Em contrapartida, a arte traz a busca pelo significado desse novo elemento junto aos outros que também fazem parte de InFracta.