Regulamentação de cursos

A EXTECAMP oferece as seguintes modalidades de cursos, regulamentadas por deliberações da Câmara de Ensino e Pesquisa (CEPE) da Unicamp:

Cursos de Extensão

São regidos pela deliberação CEPE A5/96

Tem uma carga mínima de 30 (trinta) horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Podem alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas. Podem ser desenvolvidos em nível universitário ou não, de acordo com o seu conteúdo e sentido que assumam em cada caso e se classificam como:

  • I) Cursos Livres: onde não se exige nenhum grau de escolaridade do aluno;

  • II) Cursos em nível de 1º e 2º Graus: para alunos que possuam o 1º e 2º Graus completos, respectivamente;

  • III) Cursos em nível universitário: para alunos com curso universitário completo.

Um curso de extensão pode ser constituído de uma única disciplina ou por um conjunto de disciplinas correlatas de extensão cuja soma das cargas horárias resultem num mínimo de 30 horas-aula, sendo que as disciplinas de extensão devem ter carga mínima de 8 horas-aula.

Cursos de Especialização Técnica em Nível de 2° Grau

São regulamentados pela deliberação CEPE A15/96

Destinam-se a graduados em cursos técnicos, tendo por objetivo preparar especialistas em setores restritos das atividades profissionais. Tem uma carga mínima de 360 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Cursos de Atualização Universitária

São regulamentados pela deliberação CEPE A 24/96

Destinam-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho. Tem uma carga mínima de 180 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Cursos de Difusão

Criados pela deliberação CEPE A06/01 e substituída pela CEPE A22/04, com o propósito de divulgar cultura, conhecimentos e técnicas de trabalho. Estes são denominados, conforme o seu conteúdo, de:

  • Curso de Difusão Cultural;

  • Curso de Difusão Científica;

  • Curso de Difusão Tecnológica.

A carga horária mínima para estes cursos é de 1 hora, e não há atribuição de notas ou conceitos independentemente de haver processo avaliatório.

A emissão do Atestado de Frequência pela Diretoria Acadêmica é facultativa. A Unidade de Ensino responsável deverá explicitar se a referida emissão deverá ou não ocorrer. Na hipótese da Unidade optar pela emissão de Atestado, a matrícula será obrigatória, nos termos determinados para os demais cursos no âmbito da extensão.

Cursos de Especialização e Cursos de Aperfeiçoamento, modalidade extensão universitária

Os cursos de especialização e aperfeiçoamento modalidade extensão universitária são regulamentados pelas deliberações

CEPE A 04/03

CEPE A 06/04

CEPE A 08/05

Destinam-se a graduados em cursos superiores, tendo por objetivo, os primeiros, preparar especialistas em setores restritos das atividades acadêmicas e profissionais, e os últimos, atualizar e melhorar conhecimentos e técnicas de trabalho.

Os cursos de especialização têm uma carga mínima de 360 horas-aula e os de aperfeiçoamento, de 180 horas-aula, não computado o tempo de estudo individual e em grupo, sem assistência docente, ou de atividades extra classe.

Só pode matricular-se em tais cursos, aluno portador de diploma de conclusão de curso superior, emitido por instituição reconhecida e devidamente registrado.

Os cursos de especialização - modalidade extensão universitária da Universidade Estadual de Campinas, que seguem as Deliberações CEPE A-04/2003, 06/2004 e 08/2005, têm ampla aceitação e reconhecimento no mercado e estão de acordo com o artigo 44, inciso IV da Lei nº 9394/1996, porém como não atendem os requisitos da Resolução CES/CNE nº 01 de 08/06/2007 que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, podem não ser reconhecidos como curso de pós-graduação lato sensu no âmbito do setor público, seja para ingresso, seja como meio de ascensão na carreira pública.

Indefinido