Laboratórios de prestação de serviços – LAT e LCAEE

Ligados diretamente à Diretoria da FEEC, existem dois laboratórios de apoio ao ensino, desenvolvimento e prestação de serviços especializados: o LAT, Laboratório de Alta Tensão e o LCAEE, Laboratório de Computação Aplicada à Engenharia Elétrica.

Laboratório de Alta Tensão (LAT): Criado na década de 70, o Laboratório de Alta Tensão (LAT) foi estabelecido na FEEC, visando o aprimoramento e o desenvolvimento do setor elétrico, através de pesquisa, ensino e prestação de serviços na área de Alta Tensão. A partir de sua operacionalização real, 1982, com a realização de seus primeiros trabalhos técnicos, o LAT começou a proporcionar o desenvolvimento de inúmeros trabalhos científicos, a criar ambientes de ensino e a prestar diversos serviços para empresas do setor elétrico, contribuindo no meio acadêmico e no setor industrial.

A implementação do laboratório propiciou o desenvolvimento e aplicações de técnicas de Altas Tensões para análises de transitórios e desenvolvimento de um "know-how" nacional, permitindo a melhoria da qualidade da energia e do material a ser usado pelas concessionárias através da realização constante de serviços técnicos para indústrias do setor elétrico.

Além da excelência na prestação de serviços técnicos, o LAT se preocupa com o ensino, treinamento e formação de especialistas, que acabam integrando o corpo técnico de grandes empresas, centros de pesquisa e universidades, ajudando assim o país a desenvolver e aprimorar tecnologias e conhecimentos totalmente nacionais.

No ensino em pesquisa desenvolve temas de interesse para a graduação e pós-graduação para os Laboratórios de Eletromagnetismo, Tópicos em Técnicas de Alta Tensão, Linhas de Transmissão e Sobretensões em Linhas de Transmissão. Também desenvolve pesquisas na área de Transitórios em Linhas de Transmissão e Linhas Telefônicas e Aterramentos de Sistemas Elétricos. Inclui ainda a área de Pára-raios e Divisores de Tensão.

Em prestação de serviços possui capacidade de realizar ensaios técnicos, aplicando descargas elétricas de até 1.000 kV com tensão de impulsos, 350kVrms em frequência industrial, 270 kV com tensão contínua. Todas as atividades são comuns aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, e os ensaios permitem a emissão de certificados oficiais sobre o desempenho de equipamentos ou componentes elétricos.

Laboratório de Computação Aplicada à Engenharia Elétrica (LCAEE): A

FEEC implantou um laboratório de CAE (Computer Aided Engineering) para auxílio a projetos de eletrônica, com os fins específicos de transferir aos alunos da FEEC uma metodologia moderna de desenvolvimento de projetos, melhorando sua formação através do uso de ferramentas computacionais para projeto de sistemas eletrônicos, optoeletrônicos e eletromecânicos. O objetivo principal do LCAEE é o apoio à formação de recursos humanos aptos a atuar em projetos destes sistemas e suas diretrizes básicas são:

• Constituir-se num laboratório de CAE/EDA (Computer Aided Engineering/Electronics Design Automation), mantendo a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação habilitada ao uso de ferramentas atualizadas de software e hardware;

• Atuar como suporte às disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão universitária. Tem como meta dotar os cursos de graduação e pós-graduação de ferramentas de projetos de sistemas eletrônicos, optoeletrônicos e eletromecânicos; oferecer aos alunos, professores e pesquisadores da FEEC ferramentas computacionais que os auxiliem na implementação, na documentação e na simulação dos seus projetos de circuitos; oferecer aos alunos, professores e pesquisadores da FEEC ferramentas computacionais que sejam capazes de permitir projetos e simulações de circuitos analógicos, digitais ou mistos ASIC, síntese de circuitos CPLD/FPGA e ferramentas computacionais de projetos de PCB (Printed Circuit Boards).

• Constituir-se num ambiente para projetos de pesquisa e desenvolvimento de sistemas eletrônicos, optoeletrônicos eletromecânicos, tanto para fins acadêmicos como para fins de cooperação entre universidade, institutos de pesquisa e empresa, visando o estímulo à inovação e como um centro gerador de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nestas áreas.

• Promover a pesquisa e desenvolvimento de IP cores – núcleos de

propriedade intelectual, bem como proteção dos direitos junto as agências de inovação, de forma a possibilitar o reuso em um ecossistema colaborativo de projetos junto ao setor público e privado.

Laboratório Alta Tensão - LAT

Laboratório de Computação Aplicada à Engenharia Elétrica - LCAEE

Indefinido