BE310-CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Obrigatória

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos

Ementa População humana e recursos naturais renováveis e não renováveis. Interação entre o homem e seu ambiente natural ou construído, rural ou urbano. O ambiente como ameaça ao homem: predação, competição, doença ambiental. Ambientes brasileiros terrestres e aquáticos. Análise de ambientes: diagramas energéticos e modelos. O homem como ameaça ao ambiente: população, energia, clima, ecotoxicologia, extinção. Direito ecológico e política ambiental. Responsabilidade do profissional à sociedade e ao ambiente.

Ementa Detalhada

A disciplina Ciências do Ambiente é oferecida aos alunos da área de Ciências Exatas (e a partir de 1988 a outras áreas) pelo Programa de Ecologia da UNICAMP (uma colaboração de 5 departamentos do IB) desde 1977. A disciplina tem como objetivo principal, uma abertura dos interesses do aluno ao seu próprio ambiente imediato e eventual, e às suas responsabilidades perante esse ambiente e perante a sociedade em que atualmente está se educando, vive e trabalha. Dentro das limitações de tempo exíguo e turmas grandes, tenciona ser uma disciplina formativa de atitudes, capacidades intelectuais e práticas, e percepção ambiental, não apenas informativa. Não é uma descrição de Problemas Brasileiros do Ambiente nem um curso básico de Ecologia, mas deseja colocar o aluno a pensar sobre as interações entre o campo de trabalho profissional dele (desde agora, como aluno) e o seu ambiente. Tem um compromisso único com a conscientização efetiva para ajudar na manutenção da qualidade do ambiente necessário para sustentar a vida humana no futuro. TEMAS:Caracterização e fatores ambientais. Processos naturais: aptidão, adaptação, seleção, interação e Nicho. Regulação populacional: predação, parasitismo, competição, doença. Ecologia e evolução natural da espécie humana. Adaptação do homem ao ambiente artificial construído por ele. Saúde ambiental e doenças ambiental. Poluição e ecotoxicologia. Ecossistemas aquáticos: água. Dinâmica do clima e dos solos. Energia nos ecossistemas: fontes, fluxos, modelos, custos. Dinâmica dos sistemas biológicos. RIMAs: modelos dos ecossistemas. Instituições e maneiras de organização da sociedade humana (socifatos). Ação popular na área ambiental. Apresentação de pesquisas.

Bibliografia

EHRLICH, P.R. & EHRLICH, A.H. População, Recursos, Ambiente Polígono/EDUSP, São Paulo, (tradução J.G.Tundisi). BRANCO, S.M. & ROCHA, A.A. Ecologia: Educação Ambiental, Ciências do Ambiente para Universitários, CETESB, São Paulo. CHIRAS, D.D. Environmental Science: a framework for decision making Benjamin Cummings, São Francisco, 1985.

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização

27/05/2009