EA043 - PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM SISTEMAS DE MANUFATURA
 

 

OF

T

P

L

S

SL

C

6 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EA043/AA200
 

        

Ementa

Técnicas de controle de chão de fábrica. Problemas de Scheduling, processamento em uma máquina, algoritmos construtivos para flow-shops e job-shops, métodos gerais para o problema de uma máquina. Scheduling em flow-shops. Scheduling em Job-shops. Scheduling em sistemas flexíveis de manufatura.

 

Ementa Detalhada

1. Técnicas de Controle de Chão de Fábrica: Conceitos básicos; diagramas de Gantt; regras de sequenciamento; medidas de desempenho. 2. Problemas de Scheduling: Problema de scheduling em job-shops; hipóteses; classificação de problemas de scheduling; medidas de desempenho e schedules semi-ativos; relações entre medidas de desempenho. 3. Processamento em uma Máquina: Schedules de permutação; scheduling com menor tempo de processamento; scheduling com data mais cedo de entrega; algoritmo de Moore; scheduling com relações de precedência. 4. Algoritmos Construtivos para Flow-shops e Job-Shops: Resultados de scheduling em flow-shops; algoritmos de Johnson para duas máquinas; um caso especial para o problema de três máquinas. 5. Métodos Gerais para o Problema de uma Máquina: Métodos de troca de pares adjacentes; abordagem de programação dinâmica; método de Branch and Bound; técnicas de busca em vizinhança. 6. Scheduling em Flow Shops: Algoritmos de Branch and Bound para problemas de minimização do tempo de processamento de n tarefas (makespan); procedimentos heurísticos. 7. Scheduling em Job-Shops: Geração de schedules ativos; método de Branch and Bound; métodos heurísticos; formulação através de programação inteira. 8. Scheduling em Sistemas Flexíveis de Manufatura: Formulação através de programação inteira; abordagem de inteligência artificial.

 

Bibliografia

BAKER,K.R. Introduction to Sequencing and Scheduling John Wiley, 1974. FRENCH,S Sequencing and Scheduling John Wiley, 1982. SHAW, M .J.; WHINSTON, A. B. An Artificial Intellingence Approach to the Scheduling of Flexible Manufacturing Systems IIE Transactions, June 1989, pp.170-183.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 25/01/2007