EA611 - CIRCUITOS II

Obrigatória (11,41)

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EA513
 

        

Ementa

Transformada de Laplace. Teoremas de Reciprocidade e de Miller, Dualidade; Estruturas de Dois Pares de Terminais. Circuitos Trifásicos, Representação de Sistemas de Energia Elétrica. Componentes Simétricos.

 

Ementa Detalhada

1. Transformada de Laplace Definição, propriedades. Transformada da derivada e da integral de uma função. Representação dos bipolos lineares em termos de transformadas de Laplace. Condições iniciais como fontes de tensão em série ou como fontes de corrente em paralelo com os bipolos. Equacionamento de circuitos em transformadas de Laplace. Antitransformadas. 2. Teoremas de Reciprocidade e de Miller. Dualidade. 3. Estruturas de Dois Pares de Terminais Parâmetros: Admitância, Impedância, Híbridos e de Transmissão. Associações de Quadripolos. 4. Circuitos Trifásicos Geração de tensões polifásicas. Geração de tensões trifásicas. Seqüências de fases. Tensões de fase e de linha. Notação de duplo índice. Conexões trifásicas de fontes e cargas. Ligação Y (estrela), D (delta). Cargas equilibradas e desequilibradas. Circuitos equilibrados. Carga em Y com e sem neutro. Carga em D. Diagramas fasoriais. Circuitos desequilibrados. Carga em D. Carga em Y com e sem neutro. Diagramas fasoriais. Métodos para a verificação da seqüência de fases. Cargas trifásicas em paralelo. Transformações Y-( e D-Y. Potência e fator de potência. Correção do fator de potência. Medição de potência ativa. Teorema de Blondel. Circuito a quatro fios. Circuito a três fios. Medição de potência reativa. Medição de energia. 5. Representação de Sistemas de Energia Elétrica Representação por fase de circuitos trifásicos equilibrados. Diagrama unifilar. Transformador real. Modelos simplificados de transformadores reais. Bancos de transformadores. Transformadores trifásicos. Matrizes de transformação. Especificações de equipamentos de sistemas de energia elétrica. Sistema por unidade. Definição de bases. Mudança de bases. 6. Componentes Simétricos Definição de componentes simétricos. Operador a. Componentes simétricos de tensões e correntes assimétricas. Redes de seqüência de impedâncias de carga. Redes de seqüência de impedâncias série. Redes de seqüência de geradores. Potência em função dos componentes simétricos.

 

Bibliografia

BURIAN Jr., Y. Circuitos Elétricos CASTRO Jr., C.A. e TANAKA, M.R. Circuitos de Corrente Alternada - Um Curso Introdutório. Editora UNICAMP ORSINI, L. Q. Curso de Circuitos Elétricos. Edtora Edgard Blücher Ltda. DESOER, C. A. e KUH, E. S. Teoria Básica de Circuitos. Editora Guanabara Dois S.A. MONTICELLI, A. J. e GARCIA, A. V. Introdução a Sistemas de Energia Elétrica. Editora da Unicamp. ELGERD, O.I. Introdução à Teoria de Sistemas de Energia Elétrica. McGraw Hill do Brasil.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 26/01/2007