EA614 - ANÁLISE DE SINAIS

Obrigatória

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EE400
 

        

Ementa

Sinais contínuos e discretos. Sistemas lineares e invariantes no tempo. Análise de Fourier de sinais contínuos. Análise de Fourier de sinais discretos. Filtragem através de sistemas lineares e invariantes no tempo. Transformada de Laplace e transformada Z. Amostragem de sinais. Aplicações.

 

Ementa Detalhada

1- Introdução 1-1 Histórico. 1-2 Motivação. 2- Sinais Contínuos e Discretos 2-1 Conceito de sinal e representações. 2-2 Sinais contínuos no tempo. 2-3 Sinais discretos no tempo. 2-4 Propriedades. 3- Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo 3-1 Representação de sinais através de impulsos. 3-2 Sistemas lineares e invariantes no tempo discretos: a soma de convolução. 3-3 Sistemas lineares e invariantes no tempo contínuos: a integral de convolução. 3-4 Propriedades dos sistemas lineares e invariantes no tempo. 4- Análise de Fourier de Sinais Contínuos 4-1 Representação de sinais periódicos: a série de Fourier. 4-2 Representação de sinais não-periódicos: a transformada de Fourier. 4-3 Propriedades da transformada de Fourier. 4-4 Teoremas da convolução e da modulação. 4-5 Correlação temporal e densidade espectral de energia e de potência. 5- Análise de Fourier de Sinais Discretos 5-1 Seqüências periódicas e não-periódicas. 5-2 Série de Fourier de sinais discretos. 5-3 Transformada de Fourier de sinais discretos. 5-4 Propriedades. 5-5 Teoremas da convolução e da modulação. 5-6 Correlação temporal e densidade espectral de energia e de potência. 6- Filtragem através de sistemas lineares e invariantes no tempo 6-1 Filtragem ideal. 6-2 Transmissão sem distorção. 6-3 Perdas de transmissão. 6-4 Descrição de filtros contínuos por equações diferenciais. 6-5 Descrição de filtros discretos por equações a diferenças. 6-6 Classes de filtros: Butterworth, Chebyshev, etc. 7- Transformada de Laplace e Transformada Z 7-1 Definição e propriedades da transformada de Laplace. 7-2 Definição da transformada Z. 7-3 Regiões de convergência e propriedades. 7-4 Descrição e análise de sistemas discretos via transformada Z. 8- Amostragem de Sinais 8-1 Representação de sinais contínuos por suas amostras: amostragem ideal e por pulsos. 8-2 Teorema da amostragem e reconstrução de sinal analógico. 8-3 Processamento digital de sinais contínuos. 8-4 Dizimação e interpolação. 9- Tópicos e Aplicações 9-1 Transformada rápida de Fourier. 9-2 Filtros de resposta impulsiva finita e filtros de resposta impulsiva infinita. 9-3 Aplicações.

 

Bibliografia

OPPENHEIM,A., WILSKY,A. Signal and Systems. Prentice Hall, 1996. HAYKIN,S. & BARRY, V.V. Signals and Systems. John Wiley & Sons, 1998. GABEL.R. & ROBERTS.R. Signal and Linear Systems. Wiley & Sons , 1987. CADZOW,J. & LANDINGHAM,H.V. Signal, Systems and Transforms. Prentice Hall, 1985. ZIEMER,R.E., TRANTER,W.H. & FANNIN D.R. Signals and Systems: Consinuous and Discrete. Macmillan, 1993.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 26/01/2007