EA773 - LABORATÓRIO DE CIRCUITOS LÓGICOS

Obrigatória

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos EA772

Ementa

Circuitos integrados fundamentais. Elementos lógicos com memória. Contadores digitais. Famílias lógicas, sistemas de numeração. Operações aritméticas: soma, subtração, multiplicação, divisão. Unidade lógica e aritmética. Memória ROM. Aplicações.

Ementa Detalhada

Apresentação e normas gerais: Esta disciplina tem como objetivo a familiarização com o lado prático das teorias desenvolvidas na disciplina EA 772, através de um projeto e de 5 experiências de laboratório: 1a. exp.: Circuitos combinacionais; 2a. exp.: Circuitos seqüenciais; 3a. exp.: Problemas típicos e VHDL; 4a. exp.: Operações Aritméticas e barramento; 5a. exp.:Introdução ao Microprocessador; As experiências: Na primeira experiência o objetivo é o contato com os componentes da família TTL e com seus manuais. As montagens são simples e bastante dirigidas. Na segunda experiência o objetivo é o contato com os componentes sequenciais no ambiente Altera. É proposto um pequeno problema que cada grupo deve trazer resolvido de casa. No laboratório as atividades são as montagens e seus testes. Na terceira experiência o ojetivo é apresentar problemas típicos em projetos digitais e introduzir VHDL. Na quarta experiência o objetivo é o contato com os circuitos aritméticos, com montagens razoavelmente complexas envolvendo conceitos de barramento. Os grupos montarão seus próprios esquemas e realizarãos testes por eles mesmos especificados. Nesta experiência é dada uma ênfase particular ao relatório. Sugere-se que os alunos leiam o capítulo sobre relatório do livro ´Os Cientistas Precisam Escrever´ de R.Barrass, editora EDUSP. Na quinta experiência, o objetivo é o contato com a estrutura básica de um microprocessador. Projeto: O projeto de cada grupo será escolhido pelo professor, por exemplo, dentre os projetos do documento "Projetos de Circuitos Lógicos". Os grupos entregarão os anteprojetos, farão a montagem dos circuitos, na sétima semana farão os testes e então entregarão o relatório final do projeto.

Bibliografia

Livros Textos: CAMILO,D.; YABU-UTI,J.B.T. & YANO,Y. Circuitos Lógicos: Teoria e Laboratório Livraria Ciência e Tecnologia Editora. BONATTI,I. & MADUREIRA,M. Introdução à Análise e Síntese de Circuuitos Lógicos Editora UNICAMP. Manuais de Altera. PERRY, D. L. VHDL Programming by Example, quarta edição.

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 03/09/2010