EA869 - INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO DIGITAL

Obrigatória (11,41)

 

OF

T

P

L

S

SL

C

5 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EA772 MC102
 

        

Ementa

Introdução. Arquitetura de computadores. Software de sistema. Subrotinas. Interrupção. Entrada e saída. Endereçamento. Representação numérica e não numérica.

 

Ementa Detalhada

1. Introdução: Motivação. 2. Algoritmo: Uma questão central em computação, realização de algoritmos, aspectos teóricos, aspectos introdutórios de computadores. 3. Representação Numérica e Não Numérica: Revisão - Sistemas numéricos. Representação de números em ponto fixo. Representação de números em ponto flutuante. Representação não numérica. 4. Arquitetura de Computadores: Registradores, operações simples entre registradores, operações múltiplas (comandos) entre registradores. Um controlador, alternativas de implementação, o controlador de registrador de deslocamento. Organização de um computador, descrição dos módulos, Unidade de Memória, Unidade Aritmética e Lógica, Unidade de Controle, execução de instruções. Um computador simples, operação do computador, projeto do controlador do computador. 5. Computadores Microprogramados: Conceituação. Vantagens e desvantagens. Análise histórica. Execução de micro-instruções, micro-instruções horizontal, vertical e diagonal, sincronização da execução (fases do relógio). Um processador microprogramável simples. 6. Endereçamento: Modos de endereçamento, por registrador, absoluto, imediato, autoincremento/autodecremento, pilha, endereçamento paginado, indexado, relativo, por registrador base, endereçamento com registrador de base e índice. 7. Subprogramas, Subrotinas e Rotinas: Introdução: Implementação de subrotinas, tratamento do endereço de retorno e de desvio, passagem de parâmetros, chamada por valor, chamada por endereço (ou referência ou variável), chamada por resultado, chamada por valor-resultado, chamada por nome, passagem de parâmetros em linguagem assembly. Subrotina recursiva. Co-rotina. Macro: definição e exemplos. Código reentrante. Programação estruturada. 8. Interrupção: Endereço da rotina de interrupção. Identificação do dispositivo/evento gerador da interrupção. Prioridade no atendimento de interrupção. Habilitação e desabilitação de interrupções. Interrupção dentro de interrupção. Traps. Interrupções programadas. 9. Entrada e Saída: Arquitetura de E/S transferência de dados. Protocolo de E/S, interfaces de E/S. Comunicação interface-dispositivo. Controlador DMA. 10. Software de Sistema: Introdução. Editores de texto. Montadores de 1 e 2 passos. Montagem e execução. Carregadores e ligadores. Carregamento absoluto. Relocação e ligação. Carregador de ligação direta. Algoritmos de um carregador direto; tabela de símbolos globais, ajustes e carregamento. Ligadores. Bibliotecas. Carregamento e ligação dinâmicos.

 

Bibliografia

DALTRINI, M.B., JINO, M., MAGALHÃES, L.P. Introdução a Sistemas de Computação Digital. Makron Books, 1999. ISBN 85-346-0986-1. RICARTE, I.L.M. Introdução à compilação. Editora Campus, 2008. ISBN: 978-85-352-3067-3. TANENBAUM, A.S. Organização estruturada de computadores. Prentice Hall, 5. edição, 2007. ISBN 85-7605-067-6. CLEMENTS, A. Microprocessor Systems Design. PWS Publishing Company. 1997. ISBN 0-534-94822-7.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 12/08/2010