EA935 - PROCESSAMENTO DE SINAIS E CONTROLE DIGITAL

 

OF

T

P

L

S

SL

C

6 4 0 0 4 4 4
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EA721 EA869
 

        

Ementa Introdução ao controle digital. Breve revisão de princípios de controle e de análise de sinais e de sistemas discretos. Sistemas amostrados. Equivalentes discretos. Projeto no espaço de freqüências. Processamento de sinais no espaço de estado. Projeto no espaço de estado. Modelos de perturbações. Identificação. Controle ótimo linear quadrático e filtro de Kalman discretos. Efeitos de quantização. Seleção de taxa de amostragem.
 
Ementa Detalhada Introdução ao controle digital. Breve revisão de princípios de controle e de análise de sinais e de sistemas discretos. Sistemas amostrados. Equivalentes discretos. Projeto no espaço de freqüências. Processamento de sinais no espaço de estado. Projeto no espaço de estado. Modelos de perturbações. Identificação. Controle ótimo linear quadrático e filtro de Kalman discretos. Efeitos de quantização. Seleção de taxa de amostragem. Introdução. Automação informatizada. Controle por computadores e processamento digital de sinais. Descrição de sinais com ruído. Filtragem. Quantização. Exemplos. Revisão rápida sobre a análise clássica de sistemas discretos nos espaços de tempo e de freqüência. Transformada Z. Equações diferenças. Sistemas amostrados em malha aberta e em malha fechada. Critérios de estabilidade. Controle e filtragem digitais. Processamento de sinais discretos. Equivalente discreto de funções de transferência contínuas. Projeto de sistemas de controle digital no espaço de freqüências. Representação de estado de sistemas discretos e amostrados. Polos e zeros de sistemas multivariáveis. Controlabilidade e observabilidade. Projeto de sistemas de controle digital utilizando realimentação de estado. Estimadores de estado. Controle digital linear qradrático ótimo. Sistemas discretos estocásticos. Descrição de sinais com ruídos. Perturbações : modelos determinísticos e estocásticos. Processos estocásticos. Equações diferenças estocásticas. Processos ARMA. Modelos no espaço de estado. Filtragem de processos estocásticos. Fatorização espectral. Inovações. Introdução à identificação de sistemas mínimos quadráticos. Mínimos quadraticos recursivos. Estimação de estado em presença de ruído. Filtro de Kalman discreto. Seleção de taxa de amostragem. Efeitos de quantização. Projeto e implementação de controladores digitais em microcomputadores e em processadores de sinais. Simulação digital. Aplicações.
 
Bibliografia

FRANKLIN,G.F., POWELL,J.D. & WORKMAN,M. Digital Control of Dynamic Systems . 3rd, Addison Wesley, 1998. JACQUOT,R.G. Modem Digital Control Systems. 2rd Ed. Marcel Decker, 1995. ASTRON,K.J. & WITTENMARK,B. Computer Controlled Systems. Prentice Hall, 1997.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 26/01/2007