EE522 - LABORATÓRIO DE ELETROMAGNETISMO

Obrigatória (11,41)

  

 

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5 0 2 0 2 2 2
Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

 

Pré Requisitos EE 103 F 228 F 229 MA 211
 

        

Ementa Mapeamento de equipotenciais. Fotocópia eletrostática. Descargas elétricas em alta tensão. Interação de campos magnéticos e elétricos com feixe de elétrons. Bomba iônica. Radiação de antena de microondas.
 
Ementa Detalhada Experiência I: Mapeamento de equipotenciais em diversas configurações de eletrodos: Observação experimental da influência da geometria de eletrodos na distribuição de potenciais elétricos. Aplicação de procedimentos de medidas elétricas e sua interpretação. Experiência II: Fotocópia eletrostática: Estudo de fenômenos elétro-foto-estáticos e dos princípios de funcionamento de copiadoras eletrostáticas numa aplicação para a confecção de matrizes para impressão off-set. Experiência III: Campos elétricos intensos: Observação e medida de processos de descarga atmosférica em alta tensão CC para várias geometrias de eletrodos. Observação de fenômenos de indução eletrostática. Experiência IV: Interação de campos magnéticos e elétricos com feixe de elétrons e a determinação da razão e/m do elétron: Observação do comportamento de um feixe de elétrons quando submetido a campos elétricos e magnéticos. Determinação da razão e/m do elétron. Experiência V: Bomba Iônica: Modelamento de fenômenos que ocorrem na bomba iônica, aplicando conceitos de modelos básicos do eletromagnetismo e de condução elétrica em líquidos e sólidos. Experiência VI: Radiação de antena de microondas. Caracterização dos campos de radiação de antenas de microondas.
 
Bibliografia

KRAUS, J.D. Eletromagnetics. 4th ed. McGraw-Hill, 1991.

   
Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007