EE530 - ELETRÔNICA BÁSICA I

Obrigatória (11,41)

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos EA513

Ementa Conceitos básicos de projeto. Amplificadores operacionais Ideais. Circuitos com amplificadores operacionais. Semicondutores. Circuitos com diodos semicondutores. Circuitos com FET. Circuitos com transistores bipolares. Amplificadores de potência e fontes de alimentação.

Ementa Detalhada 1. Conceitos básicos de projeto Tempo sugerido: 2 horas a. Elementos de circuito lineares e não lineares b. Sinais analógicos e digitais c. Análise e projeto d. Simulação por computador e. Etapas de projeto 2. Amplificadores operacionais Ideais Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. amplificador operacional ideal b. amplificador inversor c. O amplificador não-inversor d. Impedância de entrada e. Circuitos com operacIonais · Circuito de impedância negativa · Fonte de corrente dependente · Conversor corrente-tensão · Conversor tensão-corrente · Integrador · Diferenciador · Somador 3. Circuitos com amplificadores operacionais Tempo sugerido: 10 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Resposta em freqüência em malha aberta e fechada b. Operacionais reais · Ganho de tensão em malha aberta · Tensão de offset de entrada · Corrente de polarização de entrada · Rejeição em modo comum · Resistência de saída c. Amplificador não-inversor · Resistência de entrada e de saída · Ganho de tensão · Banda de passagem d. Amplificador inversor · Resistência de entrada e de saída · Ganho de tensão · Banda de passagem e. Soma diferencial f. Amplificadores com entrada ou saída balanceadas g. Acoplamento entre múltiplas entradas h. Amplificadores operacionais de potência para áudio i. Realimentação e estabilidade · Realimentação em amplificadores operacionais · Estabilidade de sistemas e resposta em freqüência · Diagramas de Bode · Osciladores - Osciladores Colpitts e Hartley - Oscilador ponte de Wien - Oscilador por deslocamento de fase - Osciladores a cristal 4. Semicondutores Tempo sugerido: 2 horas a. Estrutura cristalina b. Modelos de banda de energia · Condutores · Isolantes · Semicondutores c. Semicondutor intrínseco e dopado d. Concentração de portadores e. Excesso, geração e recombinação de portadores f. Condução 5. Circuitos com diodos semicondutores Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Modelo físico do diodo real · Característica de diodos longos · Característica de diodos curtos · Corrente de recombinação, alta injeção, corrente reversa real, efeitos da temperatura e contatos · Punch-through, avalanche e diodos Zener · Capacitância de junção. Varactor · Capacitância de difusão · Resistência diferencial na polarização direta · Chaveamento b. Modelos elétricos · Modelos de circuito de um diodo · Modelo SPICE c. Considerações sobre potência elétrica d. Circuitos retificadores · Retificadores de meia e de onda completa · Filtragem · Circuitos multiplicadores de tensão e. Circuitos com diodos Zener f. Ceifadores e Grampeadores g. Circuitos com operacionais e diodos 6. Circuitos com FET Tempo sugerido: 10 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Transistores JFET · Construção e operação · Característica V-I · Condutância do canal e transcondutância · Mobilidade do canal, ruptura, variação da mobilidade e efeitos da temperatura b. Transistores MOSFET · Capacitor MOS · Construção e operação · Característica V-I · Mobilidade efetiva do canal e efeitos da temperatura c. Modelos SPICE d. Amplificadores com fonte comum (CS) e. Amplificadores com dreno comum (CD) f. Amplificadores com porta comum (CG) 7. Circuitos com transistores bipolares Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Transistores bipolares (BJT) · Modelo físico (estrutura e principio de operação) · Modelos elétricos para transistores bipolares - Modelo de Ebers-Moll - Modelo *-híbrido - Modelo com parâmetros h - Modelo SPICE · Tensão Early · Chaveamento b. Amplificador com emissor comum (CE) · Considerações de potência · Análise AC e DC c. Amplificador com coletor comum (CC) d. Amplificador com base comum (CB) 8. Amplificadores de potência e fontes de alimentação Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Classes de amplificadores · Operação em classe A · Operação em classe B · Operação em classe AB · Operação em classe C b. Amplificadores de potência em classe A · Amplificadores acoplados por transformador · Amplificadores acoplados por capacitor c. Amplificadores de potência em classe B · Amplificadores de simetria complementar · Amplificadores push-pull d. Circuito Darlington e. Fonte de alimentação usando transistores de potência f. Fonte de alimentação chaveada.

Bibliografia

RODEN, S. & CARPENTER, G.L. Electronic Design:From Concept to Reality. Discovery Press, 1997. SEDRA, S. & SMITH, K.C. Microelectronic Circuits. Oxford University Press, 1998 MILLMAN,A. & GRABEL. Microelectronics. Mc Graw Hill, 1987. BAR-LEV, A. Semiconductors and Electronic Devices. Prentice Hall, 1993. ANTOGNETTI, G.M. Semiconductor Devices Modelling with Spice. McGraw-Hill, 1998 HOROWITZ, P. & HILL, W. The Art of Electronics. Cambrige University Press, 1990.

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007