EE640 - ELETRÔNICA BÁSICA II

Obrigatória (11,41)

OF

SL

Período de Oferecimento da Disciplina, segundo a convenção:
1 - Primeiro Período Letivo
2 - Segundo Período Letivo
5 - Ambos os Semestres Letivos.
6 - A Critério da Unidade
Horas-aula Semanais de Teoria Horas-aula Semanais de Prática Horas-aula Semanais de Laboratório Horas-aula Semanais Horas-aula Semanais em Sala Crédito da Disciplina, Relativo a um período letivo de quinze semanas

Pré Requisitos EE410 EE530 / EE530 F589

Ementa Projeto de amplificadores com BJT. Estrutura dos amplificadores operacionais. Resposta em freqüência de amplificadores. Circuitos quasi-lineares. Circuitos não-lineares. Dispositivos de aplicação específica. Filtros ativos.

Ementa Detalhada 1. Projeto de amplificadores com BJT Tempo sugerido: 10 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Análise de circuitos como quadripolos b. Parâmetros do amplificador CE · Impedância de entrada e de saída · Ganhos de tensão e de corrente · Não-linearidades do transistor bipolar c. Parâmetros de amplificador CC · Impedância de entrada e de saída · Ganhos de tensão e de corrente d. Parâmetros de amplificador BC · Impedância de entrada e de saída · Ganhos de tensão e de corrente e. Acoplamentos · Acoplamento capacitivo · Acoplamento DC · Acoplamento óptico f. Phase Splitter g. Configuração cascode h. Amplificadores Multiestágio i. Fontes de corrente e cargas ativas · Fonte de corrente de Widlar · Fonte de corrente de Wilson · Espelhos de corrente · Fontes de corrente como carga ativa 2. Estrutura dos amplificadores operacionais Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Fabricação de circuitos integrados · Diodos e transistores · Resistores · Capacitores · Transistores Laterais b. Amplificadores diferenciais · Característica de transferência DC · Ganhos em modo comum e diferencial · Amplificadores diferenciais com fonte de corrente constante c. Deslocadores de nível d. O operacional 741 · Circuito de polarização · Estágio de entrada · Estágio intermediário · Estágio de saída 3. Resposta em freqüência de amplificadores Tempo sugerido: 10 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Resposta em baixa freqüência · Amplificadores CE e CS · Amplificadores CC e CD · Amplificadores CB e CG b. Resposta em alta freqüência · Teorema de Miller · Modelos de FET e BJT para alta freqüência · Amplificadores CE e CS · Amplificadores CC e CD · Amplificadores CB e CG c. Projeto de amplificadores de alta freqüência d. Resposta em freqüência de operacionais · Open-loop · Deslocamento de fase · Slew rate · Amplificadores com múltiplos Operacionais 4. Circuitos quasi-lineares Tempo sugerido: 6 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Comparadores e Shmitt triggers b. Amplificadores log e anti-log c. Conversores A/D e D/A 5. Circuitos não-lineares Tempo sugerido: 6 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Misturadores b. PLL 6. Filtros ativos Tempo sugerido: 8 horas Utilizar SPICE quando for adequado a. Integradores e diferenciadores b. Projeto de redes ativas c. Filtros ativos: classificação e propriedades d. Filtros clássicos · Filtro Butterworth · Filtro Chebyshev e. Transformações · Passa-baixas para passa-altas · Passa-baixas para passa-faixa f. Projeto de filtros Butterworth e Chebyshev · Passa baixas, passa-altas, passa-faixa, e rejeita-faixa g. Filtros por chaveamento de capacitores 7. Dispositivos de aplicação específica Tempo sugerido: 8 horas a. Potência · SCR, TRIAC, DMOS e IGBT b. Alta freqüência · Transistores MESFET, HBT, IMPATT · Diodos Gunn e TRAPATT c. Optoeletrônica · Diodos emissores de luz (LED) · Laser semicondutor · Fotodetetores - Fotodiodos - Diodos PIN - Fototransistores · Fotocélulas d. Outros dispositivos e. Diodos Schottky e túnel f. Dispositivos SOI · BiCMOS g. Sensores.

Bibliografia

RODEN, S. & CARPENTER, G.L., Electronic Design:From Concept to Reality. Discovery Press, 1997. SEDRA, S. & SMITH, K.C. Microelectronic Circuits. Oxford University Press, 1998. MILLMAN, A. & GRABEL. Microelectronics. McGraw-Hill, 1987. BAR-LEV, A. Semiconductors and Electronic Devices. Prentice Hall, 1993. ANTOGNETTI, G.M. Semiconductor Device Modelling with Spice. McGraw-Hill, 1988. HOROWITZ, P. & HILL, W. The Art of Electronics. Cambridge University Press, 1990.

Professor(es) Responsáve(l/is) pela Atualização 29/01/2007