Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes começa a operar na FEEC

Com financiamento FAPESP, através do Projeto Temático “Pesquisas Interdisciplinares em Redes Inteligentes de Energia Elétrica”, o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes – LabREI - começou a operar em agosto de 2019.

O Projeto visa realizar pesquisas na área de microrredes inteligentes de eletricidade, com foco em redes de distribuição de energia.

A efetiva realização de uma rede inteligente de energia elétrica depende da forte interação entre pesquisas nas áreas de: sistemas de potência, fontes alternativas de energia, eletrônica de potência, sistemas de controle em rede, otimização, redes de comunicação e informação. A equipe reúne pesquisadores altamente qualificados em todas estas áreas, contando com 11 docentes da FEEC, quatro do ICTS da UNESP (Sorocaba) e um da UFABC.

O LabREI cria um ambiente laboratorial no qual podem se realizar verificações experimentais que sucedam estudos teóricos e computacionais e antecedam aplicações de campo. Tal ambiente conta com fontes e cargas programáveis, totalizando mais de 50 kW de cargas e fontes programáveis (PV e baterias) de modo a reproduzir cenários típicos de redes de distribuição de baixa tensão. Em fase de comissionamento, o laboratório iniciou a fase de caracterização de sua rede elétrica, composta por cerca de 400 m lineares de cabos de 35 mm2, em conexão trifásica a quatro condutores em um sistema de 13 barras, podendo comportar até 12 unidades consumidoras.

Além de servir como ambiente de atividades acadêmicas, o LabREI será aberto a outros usuários, especialmente empresas e instituições de pesquisa das regiões de Campinas e Sorocaba, muitas das quais atuam de forma intensa na área de redes inteligentes.

Mais informações em:
https://www.fee.unicamp.br/lab-rei
http://bv.fapesp.br/pt/auxilios/97003/pesquisas-interdisciplinares-em-redes-inteligentes-de-energia-eletrica/

Indefinido