Trabalhos de alunos do DCA premiados no SBSeg 2019

Dois alunos de pós-graduação do DCA/FEEC, Vitor Hugo Galhardo Moia (doutorado) e Diego Fernandes Gonçalves Martins (mestrado), foram premiados na última edição do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2019), organizado pela Sociedade Brasileira de Computação de 2 a 5 de setembro no Instituto de Matemática e Estatística da USP, conquistando dois dos seis prêmios distribuídos na trilha principal do evento.

Vitor Moia conquistou o prêmio de melhor artigo da trilha principal com o trabalho "Understanding the effects of removing common blocks on Approximate Matching scores under different scenarios for digital forensic investigations" de sua autoria, tendo como co-autores os Profs. Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp) e Frank Breitinger (University of New Haven - USA). Trata-se de uma pesquisa na área de forense computacional que busca criar ferramentas mais eficientes e precisas para identificar, dentro de um grande conjunto de dados, os objetos digitais que sejam similares a um determinado objeto suspeito. Além do certificado, Vitor foi contemplado com um leitor de livros eletrônico Kindle.

Diego Martins recebeu o prêmio de Menção Honrosa pelo trabalho "Uma Análise Preliminar do Controle de Forks no Mecanismo de Consenso Proof-of-Stake com Tempo Discreto" em co-autoria com o Prof. Marco Aurélio Amaral Henriques (Unicamp). Neste artigo, Diego explora novas técnicas de garantia de consenso entre os nós de uma rede que mantêm uma estrutura de blockchain, mas sem incorrer nos altos custos que são comuns nas estruturas atuais como as do Bitcoin ou Ethereum, por exemplo.

Os dois alunos fazem parte do Grupo de Pesquisa em Segurança Aplicada ReGrAS do DCA/FEEC/Unicamp, coordenado pelo Prof. Marco A. A. Henriques, e estes prêmios significam o grande reconhecimento da comunidade de pesquisa em segurança da informação brasileira em relação aos trabalhos em desenvolvimento no grupo.

Indefinido