Unicamp E-Racing

A Unicamp E-Racing é composta por 72 graduandos em Engenharia Mecânica, Elétrica, Computação, Controle e Automação e em Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além de 2 professores orientadores. Anualmente, projetamos um novo protótipo, desenvolvido e manufaturado para a competição, buscando sempre inovar com soluções criativas e de grande interesse para as empresas do ramo.

Organizada pela SAE International, a competição do Formula SAE (FSAE) tem como principal objetivo fomentar a engenharia, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Os contestantes devem se planejar, arrecadar recursos, gerenciar e executar o projeto de um veículo elétrico de alto desempenho e de custo reduzido – preparando-se para atender às futuras exigências do mercado.

Desde a fundação em 2011, nossa equipe se consagrou como a equipe brasileira mais vitoriosa em território nacional e internacional, foram 7 títulos dos 8 disputados no Brasil e 2 títulos de campeões mundiais em Lincoln. Dada a série de excelentes resultados e a complexidade do projeto, nota-se a necessidade de divisão da equipe em áreas, para que cada grupo consiga dar um maior enfoque a um segmento que compõe o resultado final. Há 3 macrodivisões: Elétrica, Mecânica e Administração/Marketing.

Quanto à Elétrica, contamos com 4 microdivisões: Eletrônica, Acumuladores e Segurança, Powertrain e Autônomo. Atualmente, está em vigor um projeto ainda mais audacioso, a implementação de 4 motores e, por isso, essas divisões vêm se deparando com inúmeros problemas, ampliando seus conceitos e elaborando soluções sofisticadas.

A divisão de Eletrônica trabalha em duas frentes, Hardware e Software. Em Hardware é desenvolvido o chicote elétrico do carro e os sistemas embarcados responsáveis pela aquisição de dados dos sensores e pelo controle e segurança do pack de baterias. Já em Software, trabalha-se a visualização desses dados aquisitados, tanto ao vivo pela telemetria quanto salvos em arquivos para análise posterior. Já Powertrain, por exemplo, tem a grande responsabilidade de elaborar o controle dos quatro motores e entregar as trações desejadas nos diferentes contextos da competição. Para isso, a divisão está desenvolvendo nosso próprio modelo dinâmico que irá auxiliar no entendimento do comportamento do carro.

Quantoa Acumuladores e Segurança, esta divisão se responsabiliza por projetar e dimensionar o pack de baterias que alimenta os inversores, bem como desenvolver o circuito de segurança que protege, controla e monitora as baterias do próprio pack e envia dados para os sistemas embarcados eletrônicos. Já o Autônomo tem se preocupado com artifícios de planejamento de caminho, “PathPlanning”, os quais traçam a rota que será desenvolvida pelo carro. Há diferentes abordagens, mas, no nosso contexto, faz-se necessário o uso de balizadores de pista, como cones, os quais são identificados por um conjunto de câmera e sensor e interpretados utilizando inteligência artificial para que o carro possa se orientar na organização de seu trajeto.

Conheça mais sobre o trabalho da Unicamp E-Racing em seu site.