Estudante Especial

Ingresso

Estudante Especial é aquele que, não estando regularmente matriculado em um curso Pós-Graduação da Unicamp, recebe autorização das Coordenadorias de curso para se matricular em uma ou mais disciplinas isoladas em um determinado período letivo.

Para se candidatar a disciplinas da Pós-Graduação é necessário que o candidato tenha concluído um curso reconhecido de alguma Instituição de Ensino Superior (IES) no Brasil ou Exterior.

Caso um aluno venha a ser admitido como regular, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos obtidos anteriormente na condição de estudante especial.

O alunos de graduação dos cursos de Engenharia Elétrica e de Engenharia de Computação da Unicamp também podem cursar as disciplinas de pós-graduação como Estudante Especial.

ETAPAS OBRIGATÓRIAS 2º Semestre - 2020 1º Semestre - 2021
Pré-Inscrição FEEC 17/07 a 18/08//2020
Inscrição DAC 19/08 a 18/09
Resultado Pré-Inscrição (site FEEC) 04/09/2020
Início das aulas 16/09/2020
Divulgação do Relatório de Matrícula DAC 23/09/2020

Legislação:

A Instrução CPG-FEEC 32 rege os procedimentos para seleção de Estudante Especial.

A Instrução CPG02 VEDA ALTERAÇÃO DE MATRÍCULA para Estudantes Especiais.

ATENÇÃO: Existem duas etapas obrigatórias para o processo de inscrição para Estudante Especial (Pré-inscrição na FEEC e Inscrição DAC). Não é necessário aguardar o resultado da pré-inscrição para fazer a inscrição na DAC.

Consultar - Horário das Disciplinas

ATENÇÃO: Devido à pandemia do COVID-19, a Unicamp indicou que as disciplinas do 2° semestre de 2020 sejam feitas à distancia, porém esta escolha fica a cargo do docente responsável. Para saber se a disciplina será realizada remotamente durante todo o semestre, ou se haverá atividades presenciais, consultar o docente responsável pela disciplina (e-mail disponível na página Pesquisa).

1a - Pré-Inscrição da Pós-Graduação - FEEC

Ressaltamos que o formulário de inscrição constará somente disciplinas que serão ofertadas ao estudante especial.

A pré-inscrição para alunos de graduação da FEEC é feita aqui
Alunos de graduação da FEEC poderão optar por até quatro disciplinas na pré-inscrição.

Demais candidatos devem fazer a pré-inscrição aqui.
O candidato poderá optar por até duas disciplinas na pré-inscrição.

Candidatos estrangeiros que não possuem CPF devem, durante o período de pré-inscrição, enviar email para cpg@fee.unicamp.br informando: nome completo, nacionalidade e disciplinas de interesse (máximo de duas). Candidatos estrangeiros com CPF, mas que não possuem visto estudantil, também devem enviar email à CPG cpg@fee.unicamp.br.

2a - Inscrição como Estudante Especial no SIGA.  (Tutorial Inscrição - DAC)

Candidatos aceitos

O resultado da seleção será publicada no site. Não enviaremos email sobre o resultado.

Caso o candidato não conste da lista, deverá procurar pelo docente responsável pela disciplina que é o responsável pelo aceite nas disciplinas.

Resultado - Estudantes Especiais Aprovados (1º Semestre de 2020)- atualizado em 06/03/2020

Resultado - Estudantes Especiais Aprovados (2o Semestre de 2020) - atualizado em 18/09/2020

Matrícula

A matrícula será efetivada automaticamente pela Coordenação de Pós-Graduação somente para os alunos aceitos que cumpriram ambas etapas (Pré-Inscrição e Inscrição SIGA) e  preencherem corretamente o formulário no SIGA. Os alunos aceitos, mas que não cumpriram as etapas de maneira correta não serão matriculados.

Relatório Final de Matrícula

O relatório final de matrícula deverá ser obtido via SIGA.

Desistência/Cancelamento de Matrícula em Disciplina

Para efetuar desistência de matrícula em disciplinas, o aluno deverá, dentro do prazo estabelecido no calendário, acessar o Sistema Acadêmico (SIGA) no menu Matrícula > Desistência de Matrícula Estudante Especial. Uma vez efetivado, o cancelamento da matrícula em disciplina constará do Histórico Escolar do aluno na Unicamp.

Cartão Universitário, Acesso E-mail, Senha, Wi-Fi , Atestado de inscrição e Certificado - acesse aqui

Observações

• Não será confirmada a matrícula de alunos de graduação de outras instituições de ensino que não fizerem a inclusão (upload) do diploma/certificado de conclusão do curso superior;
  • Alunos especiais aceitos devem assistir as aulas da(s) disciplina(s) para as quais pretendem confirmar a matrícula desde o início do semestre letivo, conforme data prevista em calendário acadêmico.
  • No período de matrícula os ESTUDANTES ESTRANGEIROS devem apresentar os documentos no Setor de Registro de Estrangeiros da Diretoria Acadêmica - DAC