Aproveitamento Estudos

Aproveitamento de Estudos

É o aproveitamento de atividades obtidas em cursos de Pós-Graduação, nas quais o estudante já tenha sido aprovado.

O Aproveitamento de Estudos pode ser concedido pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), mediante solicitação do estudante, com aprovação do orientador. A solicitação deve ser feita até o fim do segundo período após o ingresso do estudante no curso. Deve-se respeitar os limites de créditos estabelecidos no Regulamento do Programa de Pós-Graduação da FEEC

São passíveis de aproveitamento:
I - todos os créditos obtidos como aluno regular em disciplinas de Pós-Graduação da FEEC;
II - todos os créditos obtidos como aluno especial em disciplinas de Pós-Graduação da FEEC, desde que tenham sido obtidos nas respectivas disciplinas os conceitos A ou B;
III - até 50% do número mínimo de créditos estabelecidos nos artigos 16 e 17 obtidos em disciplinas de Pós-Graduação de outros programas de Pós-Graduação, desde que tenham sido obtidos nas respectivas disciplinas conceitos equivalentes a A ou B. Esse percentual máximo pode ser alterado mediante aprovação pela CPG de proposta circunstanciada do orientador.

O aluno que concluir o Curso de Mestrado na UNICAMP e ingressar no Curso de Doutorado poderá solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas no curso de Mestrado cujos créditos excedam o número mínimo de créditos definidos no Artigo 16 do Regulamento de Pós-Graduação.

ATENÇÃO: O tempo de titulação e os tempos mínimo e máximo de integralização são afetados pela convalidação de créditos, conforme estabelece a Resolução GR 58/01, de 25/06/2001.

Procedimento:

• Preencha o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos (convalidação de créditos) aqui.
    • Notar que há campos assinalados como obrigatórios ().
    • Códigos dos cursos: 11 (Mestrado) ou 61 (Doutorado).
    • Nome dos cursos: Engenharia Elétrica.
    • Áreas de concentração: ver aqui.
    • Número de matrícula e nome do Coordenador Geral da CPG: 308408 - Marcos Julio Rider Flores
    • Matrícula orientador: Consulte aqui

• Para as disciplinas cursadas na UNICAMP, entregue seu histórico escolar.
  • No caso de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino apresentar documentos autenticados pela instituição de origem ou com código de autenticidade  passível de conferência online. Consulte o link para consultar documentos a serem entregues: https://www.dac.unicamp.br/portal/vida-academica/pos-graduacao/avaliacao-e-frequencia/proficiencia-e-aproveitamento-de-estudos
  • Toda a documentação deve ser entregue via email (cpg@fee.unicamp.br). O formulário não deve ser assinado, pois a secretaria efetuará a inserção no sistema de assinatura digital da Unicamp (SIGAD).