V EADCA - Programação

26 de Abril de 2012: Sala da Congregação

9:00 - 9:40 Abertura Oficial
9:40 - 10:00 Coffee Break
10:00 - 11:00
Palestra Convidada
Alan Turing, do Enigma ao Problema da Parada
Palestrante: Prof. Walter Carnielli

Resumo: Alan Mathison Turing nasceu em Londres em 1912 e viveu menos de 42 anos. Nesse tempo, consolidou as bases da moderna ciência da Computação, com enorme influência inclusive na Filosofia da Matemática e da Lógica. Durante a Segunda Guerra Mundial Turing trabalhiou secretamente em Bletchley Park, o famoso centro de ceiptografia do governo britânico e criou métodos matemáticos que ajudaram a quebrar o código da máquina "Enigma", poderosa arma de guerra alemã. Turing trabalho ainda em química, lançando as bases matemáticas da morfogênese com suas equações de reação-difusão. Apesar de que sua ajuda tenha sido decisiva para que os aliados vencessem a guerra, Turing foi condenado por homessexualidade, crime na sociedade vitoriana, o que contribuiu para seu fim trágico.

Currículo Resumido:

Graduado e licenciado em Matemática pela UNICAMP (1976), especialização em Filosofia da Ciência pela UNICAMP(1981), doutorado em Matemática pela UNICAMP (1982), tem pós-doutorado pela University of California (1985), pela Universitat Munster (Westfalische-Wilhelms) (1990) e pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, como bolsita da Fundação Alexander von Humboldt.
Atualmente é Professor Titular do Departamento de Filosofia da UNICAMP e Diretor do Centro de Lógica, Epistemologia e História a Ciência (CLE), cargo que já ocupou pos dois outros mandatos. e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1.
É editor e membro do corpo editorial de diversas revistas científicas, membro do SQIG - Security and Quantum Information Group (IST,Lisboa, Portugal), da Deutsche Vereinigung für Mathematische Logik und für Grundlagenforschung der Exakten Wissenschaften (DVMLG), da Association for Symbolic Logic e de diversas sociedades científicas internacionais
Pesquisa e ensina na área de Lógica/Filosofia, com ênfase em Lógica e Fundamentos da Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: fundamento dos sistemas da lógica contemporânea, lógica e fundamentos da computação semânticas formais, combinação de lógicas, combinatória finita e infinita, história e filosofia da lógica. Presidiu a Sociedade Brasileira de Lógica por dois mandatos, e fundou o GT de Lógica da ANPOF, o qual coordenou por vários anos.
É autor de quase uma centena de artigos científicos e diversos livros, entre eles "Computabilidade, Funções Computáveis, Lógica e os Fundamentos da Matemática", Editora UNESP, 2006 (ganhador do Prêmio jabuti, 3. lugar, com Richard L. Epstein), versão brasileira de "Compuitability: Computable Functions, Logic, and the Foundations of Mathematics" (Wadsworth, 1988 e Advanced Reasoning Forum, 2008), livro adotado por cerca de 40 universidades americanas, asiáticas e européias. É também co-autor de "Modalities and Multimodalities", Springer 2008, com C. Pizzi.

11:00 - 11:20 Coffee Break
11:20 - 12:20
Sessão Técnica: Engenharia de Software e Redes

Chair: Prof. Eleri Cardozo

Integrando Elementos de Múltiplos Modelos com um Metamodelo de Perfis de Capacidade de Processo
Edgar L. Banhesse, Clênio F. Salviano (Co-Orientador) e Mario Jino (Co-Orientador)
Sistema de análise tática para a modalidade paraolímpica Goalball explorando processamento paralelo
Enrique Pimentel Leite de Oliveira e José Mario De Martino (Orientador)
Identificação de atividades maliciosas através do comportamento de execução de malware no nível de rede e do sistema operacional. Biocrowds
André Ricardo Abed Grégio, Paulo Lício de Geus (Co-Orientador) e Mario Jino (Co-Orientador)
12:20 - 14:00 Almoço
14:00 - 15:00
Palestra Convidada
Além dos bits e bytes: coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais no século XXI
Palestrante: Prof. Anderson de Rezende Rocha

Resumo: Criminalística de Documentos. Alguns desses temas dizem respeito à coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais por meio de técnicas de aprendizado de máquina e visão computacional. Apresentarei também o emergente campo de pesquisas denominado análise forense de documentos digitais (e.g., imagens e vídeos) para verificação de sua autenticidade e integridade. Basicamente, focarei em quatro sub-áreas de pesquisa: a identificação da câmera que originou uma determinada imagem ou vídeo, a distinção entre imagens naturais e imagens geradas em computador, a identificação de adulterações em documentos digitais e a determinação do histórico de operações sofridas por um objeto digital e sua relação com outros objetos correlatos (filogenia digital). Com relação à identificação da origem de uma imagem ou vídeo, o objetivo é identificar o modelo particular de uma câmera ou filmadora, ou a câmera exata utilizada para capturar uma determinada imagem ou vídeo classificado como potencial evidência. O objetivo da distinção entre imagens naturais e imagens geradas em computador é apontar características que possam permitir a identificação de imagens sintéticas quando comparadas a imagens naturais (não geradas em computador). O objetivo da detecção de adulterações em documentos é estabelecer a autenticidade dos mesmos, ou expor quaisquer tipos de adulterações sofridas. Finalmente, o objetivo da filogenia digital é a determinação da estrutura de modificações sofridas por um conjunto de objetos digitais (e.g., imagens e vídeos) e a construção da árvore filogenética relacionando tais elementos. Sempre que possível, darei ênfase a resultados conseguidos pelo nosso grupo de pesquisa no IC/Unicamp.

Currículo Resumido:

Anderson de Rezende Rocha é professor no Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2003. Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na área de Ciência da Computação e tem interesse em problemas relacionados à Análise Forense de Documentos, Técnicas de Identificação Humana, Categorização e Recuperação de Imagens Baseado em Conteúdo, Análise de Padrões e Aprendizado de Máquina para Dados Complexos. Tem participado como membro de comitê de programa de diversos eventos importantes em Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Computação Forense tais como IEEE Intl. Conference on Computer Vision (ICCV), IEEE Intl. Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR), IEEE Intl. Workshop on Applications of Computer Vision (WACV) e IEEE Intl. Workshop on I nformation Forensics and Security. Em 2011, foi eleito membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É membro eleito do IEEE Information Forensics and Security Technical Committee (IFS-TC) e co-organizador geral (co-general chair) do IEEE Intl. Workshop on Forensics and Security (WIFS) 2011. Em 2011, foi escolhido como um ''Microsoft Research Faculty Fellow'' um reconhecimento acadêmico promovido pela Microsoft Research. Finalmente, é atualmente coordenador do projeto Jovem Pesquisador FAPESP intitulado: Computação Forense e Criminalística de Documentos: Coleta, Organização, Classificação e Análise de Evidências.

15:00 - 15:20 Coffee Break
15:20 - 16:40
Sessão Técnica: Sistemas Inteligentes

Chair: Carlos Renato Belo Azevedo (representante do Capítulo Estudantil da Computer Intelligence Society)

Otimização Multimodal Baseada em Clusterização
Paulo Sérgio Prampero, Levy Boccato e Romis Attux (Orientador)
Métodos de Clusterização para SCA
Rodrigo Silva, Everton Z. Nadalin, Romis Attux1 (Orientador)
Uma Discussão acerca das Contribuições de Alan Turing à Área de Redes Neurais Artificiais - Parte I: Aspectos Introdutórios
Levy Boccato, Everton Schumacker Soares, Marcos Maurício Lombardi Pellini Fernandes, Diogo Coutinho Soriano e Romis Attux (Orientador)
Uma Discussão acerca das Contribuições de Alan Turing à Área de Redes Neurais Artificiais - Parte II: Desorganização Revisitada
Levy Boccato, Everton Schumacker Soares, Marcos Maurício Lombardi Pellini Fernandes, Diogo Coutinho Soriano e Romis Attux (Orientador)
16:40 - 17:00 Coffee Break
17:00 - 18:20
Sessão Técnica: Sistemas Inteligentes e Controle

Chair: Prof. Maurício Magalhães

Comparação e criação de diagramas de antena phased array linear utilizando três métodos diferentes de otimização
Pompeo, B.S., do Val, J.B.R (Co-Orientador), Mendes, R.S. (Co-Orientador)
Extreme Learning for Evolving Hybrid Neural Network
Fernando Bordignon e Fernando Gomide (Orientador)
Comparação Preliminar de Desempenho entre Extreme Learning Machines e Perceptons de Múltiplas Camadas
Marcos Fernandes, Levy Boccato, Hugo Valadares Siqueira, Romis Attux (Orientador), Fernando José Von Zuben (Co-Orientador) e Christiano Lyra Filho (Co-Orientador)
SOAR: Mecanismos Sub-Simbólicos
Danilo Fernando Lucentini , Ricardo Gudwin (Orientador)

 

27 de Abril de 2012: Sala da Congregação

9:00 - 10:00
Palestra Convidada
Da Recuperação da Informação à Translação do Conhecimento
Palestrante: Prof. Ivan L. M. Ricarte

Resumo: Há cerca de 60 anos o termo Recuperação da Informação foi criado por Calvin Mooers para descrever a aplicação de computadores na indexação e busca de informação não-numérica. Um dos conceitos centrais da área é o de relevância, que está presente na própria concepção desses sistemas, que devem "recuperar documentos ou textos com conteúdo de informação que é relevante para a necessidade informacional de um usuário". Com o grande volume de documentos disponíveis em rede atualmente, como identificar a informação relevante? Nesta palestra, faremos uma revisão sobre a aplicação desse conceito na área de Recuperação da Informação e estabeleceremos sua relação com a Translação do Conhecimento, termo associado ao processo de levar à população os benefícios do conhecimento gerado em pesquisas.

Currículo Resumido: Ivan Luiz Marques Ricarte fez o curso de Engenharia Elétrica e o Mestrado em Engenharia Elétrica na UNICAMP, o doutorado em Engenharia Elétrica na University of Maryland at College Park, nos Estados Unidos, e pós-doutorado na McGill University, no Canadá. É Professor Associado da FEEC-UNICAMP e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SiNAES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor do livro Introdução à Compilação (2008) e coautor do livro Prontuário do Paciente, a ser lançado em 2012.

 

10:00 - 10:15 Coffee Break
10:15 - 11:15
Sessão Técnica: Processamento de Expressões Faciais

Chair: Prof. José Raimundo de Oliveira

Formalismo, implementação e avaliação de um sistema de transcrição para gerar conteúdo em língua de sinais em ambiente virtual
Wanessa Machado do Amaral e José Mario De Martino (Orientador)
Personagem 3d sinalizador de Libras com ênfase em expressões faciais
Juliano Renato S. Bezerra e José Mario De Martino (Orientador)
Animação Facial Expressiva para Agentes Virtuais Personificados
Paula D. Paro Costa e José Mario De Martino (Orientador)
11:15 - 11:30 Coffee Break
11:30 - 12:50
Sessão Técnica: Processamento Digital de Sinais e de Imagens

Chair: Prof. Clésio L. Tozzi

Optimal Linear Filtering over a Galois Field: Equalization and Prediction
Denis Fantinato, Daniel Guerreiro e Silva, Romis Attux (Orientador), Rafael Ferrari (Co-Orientador), Leonardo Tomazeli Duarte (Co-Orientador), Ricardo Suyama (Co-Orientador), Jugurta Montalvão Filho (Co-Orientador), Aline de Oliveira Neves (Co-Orientador) e João Marcos Travassos Romano (Co-Orientador)
Registro de Imagens Médicas por Maximização de Informação Mútua
Augusto C. Valente e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Detecção de ataques de spoofing em sistemas de autenticação de faces que utilizam webcams
Tiago de Freitas Pereira e José Mario De Martino (Orientador)
Classificação Interativa de Imagens Médicas via Função de Transferência
José Elías Yauri Vidalón e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
12:50 - 14:00 Almoço
14:00 - 15:20
Sessão Técnica: Computação Gráfica

Chair: Prof. Léo P. Magalhães

Ambiente Interativo em Tempo Real para Visualização de Risers Rígidos
Rafael Guimarães Ramos e José Mario De Martino (Orientador)
Simulação da dinâmica de tecidos de pano em tempo real
Matias Costa e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Visualização Multimodal Interativa
Lionis de Souza Watanabe e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
Brep: uma ponte entre dados volumétricos e visualização interativa
Wallace Loos e Wu, Shin-Ting (Orientadora)
15:20 - 15:40 Coffee Break
15:40 - 17:00
Sessão Técnica: Codificação e Criptografia

Chair: Prof. Wagner Amaral Caradori

Qualificação de Autômatos Celulares em operações criptográficas
Mauro Tardivo Filho e Marco Aurélio Amaral Henriques(Orientador)
Criptoanálise de Cifrador de Blocos Simplificados usando Redes Neurais Artificiais
Moisés Danziger e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
Criptossistemas baseados em curvas elípticas e seus desafios
Leandro Aparecido Sangalli e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
Aspectos de segurança da computação em nuvem
Mateus J. Figueiredo Lara e Marco Aurélio Amaral Henriques (Orientador)
17:00 Encerramento