2ª CubeDesign - Prêmio INPE para Equipe Antares-Unicamp

Entre os dias 24 e 27 de julho, o INPE realizou a 2ª CubeDesign, uma competição voltada à prototipagem de nanossatélites, da qual a Equipe Antares da Unicamp participou ganhando em 1º lugar na categoria CubeSat.

A competição foi realizada em São José dos Campos e teve uma adesão internacional, contando com a participação de 5 equipes na categoria CanSat, sendo uma delas do Paraguai e 9 equipes na categoria CubeSat, sendo uma delas da Argentina.

A Equipe Antares participou da competição nas categorias CanSat e CubeSat. O CanSat desenvolvido pela equipe foi batizado como SatUrno. O projeto foi desenvolvido por membros ingressantes com o objetivo de introduzi-los à metodologias de projeto, gestão e conceitos técnicos de eletrônica e mecânica, trazendo o conhecimento necessário para que os novatos possam administrar e desenvolver os projetos futuros da equipe. O CubeSat desenvolvido pela equipe foi batizado como Piauí I, devido ao fato de que a estrela Antares representa o estado do Piauí na bandeira nacional. Este foi o primeiro projeto de CubeSat que a equipe desenvolveu após participar da primeira edição da competição em 2018 como ouvintes, absorvendo ideias e conceitos que foram fundamentais para o desenvolvimento do Piauí I. O projeto apresentado na competição teve um retorno muito satisfatório, conquistandoo primeiro lugar após ser capaz de executar quase 70% das tarefas previstas.

 

 

 

 

 

 

 

Equipe Antares:
Orientador:
Prof. Dr. José Pissolato Filho (FEEC)
Adelson dos Santos (FEEC/Doutorado)
André Coutinho (FEEC/Graduação)
Beatriz Assunção (FEM/Graduação)
Caio Rufino (FEM/Doutorado)
Felipe Frazatto (FEEC/Mestrado)
Hugo Moreira (FEEC/Doutorado)
João Lucas Carneiro (FEM/Graduação)
Júlio César Carvalho (ECA/Graduação)
Lucas Alves (FEEC/Graduação)
Lucas Perissinotto (FEEC/Graduação)
Luis Felipe Martins (FEEC/Graduação)
Luís Filipe Nascimento (ECA/Graduação)
Marllon Schlischting (FEEC/Doutorado)
Matheus Leite (FEM/Graduação)
Mathias Scroccaro (FEEC/Mestrado)
Mauricio Guimaraes (FEM/Graduação)
Pedro Henrique (ECA/Graduação)
Rafael Cota (FEM/Graduação)
Raphael Hailer (ECA/Graduação)
Vítor Hugo (IQ/Doutorado)

Indefinido