Aluno da FEEC recebe prêmio Inova

No dia 09 de dezembro o aluno Vinicius Flores Ribeiro recebeu o Prêmio Inova 2020, na categoria Tecnológica, que tem objetivo de valorizar alunos da Unicamp desenvolvendo projetos de iniciação científica inovadores e de impacto social. Neste ano, 9 finalistas divididos nas áreas de Biológicas, Humanas e Tecnológicas apresentaram suas pesquisas em formato de pitch e concorreram nas categorias “Inovação” e “Impacto Social”. Vinicius é aluno do curso de Engenharia de Controle e Automação e é orientado pelo Prof. Eric Rohmer, do DCA/FEEC. Veja gravação da Final Prêmio Inova 2020.

O projeto apresentado por Vinicius trata do desenvolvimento de um protótipo tecnológico de plataforma robotizada usando o robô comercial humanoide NAO e seu avatar virtual, para apoiar uma terapia da linguagem. O uso do robô tem como objetivo facilitar a interação com pessoas que têm dificuldades de interações sociais com os outros (e.g. crianças autistas), para aspectos relacionados à linguagem, particularmente com a pronúncia. Em sessões na clínica, a plataforma se apresenta na forma do robô NAO mostrando cartas com pictogramas na tela do computador. O robô fala a palavra associada ao pictograma, e pede para o paciente repeti-la. Os gestos do robô e a aparência amigável dele motivam o paciente a interagir e fazer os exercícios. O paciente repete a palavra e o robô analisa o que foi dito. Se o paciente repete adequadamente a palavra, o robô parabeniza o paciente, ou repete o que o paciente falou dizendo que poderia ser melhor.

Quando a sessão na clínica encerra, o paciente pode continuar o treinamento em casa no seu ritmo, trocando o robô NAO por uma simulação idêntica desse robô. O procedimento das sessões de treinamento é exatamente o mesmo que na clínica, mas dessa vez com o robô dentro da tela. Ao longo das sessões (em clínica ou em casa), estatísticas e grafos de desempenho e tempo de realização são gerados, e enviados a uma base de dados online, para o especialista analisar os progressos do paciente.

Para saber mais sobre este projeto:

Esse vídeo explica os objetivos do projeto, esse demonstra o uso da plataforma e esse como se cadastrar. Finalmente, esse vídeo mostra o robô NAO e a simulação sendo sincronizada.