Os 30 anos da primeira Empresa Júnior de Engenharia Elétrica do Brasil.

QUEM SOMOS NÓS?

Somos a 3E Unicamp, a Empresa Júnior do curso de Engenharia Elétrica da Unicamp. Nós, há 30 anos, temos como objetivo proporcionar uma vivência empresarial aos membros por meio da execução de projetos reais.

Temos como principal foco na 3E proporcionar a execução de projetos dentro da Engenharia Elétrica, de modo que os membros pratiquem os conhecimentos adquiridos na graduação e desenvolvam habilidades de liderança. Dessa forma, atuamos nas seguintes áreas: Prototipagem, Sistemas Fotovoltaicos, Consultoria, Eficiência Energética e Internet das Coisas.

Nossa História

Em 1990, um grupo de estudantes da então Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE) da Unicamp fundou a Júnior Estudos Eletro-Eletrônicos (conhecida como Júnior Unicamp Elétrica ou JrEEE), ousando e marcando diversas gerações de futuros engenheiros eletricistas. Nascia, então, a primeira Empresa Júnior de Engenharia Elétrica do país que – ao longo dos 30 anos de história – permitiu a muitos jovens uma grande aproximação com o mercado de trabalho e a possibilidade de experiências empresariais enriquecedoras em todos os sentidos.

Nessa história, acumularam-se fatos e sucessos que entraram para a história de nossa empresa. No ano de 2020, a 3E completou 30 anos de história. Em comemoração ao aniversário, apresentamos aqui alguns dos momentos marcantes de nossa trajetória, acompanhada pela FEEC.

VEGA, o carro híbrido

Entre 1992 e 1994, a 3E participou da construção do veículo elétrico solar-hidrogênio apelidado de VEGA 1. Com o projeto que incluía profissionais dos departamentos de Engenharia Elétrica, Mecânica e Física da UNICAMP, o carro foi exposto na Reunião da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e na 17ª Feira Internacional. Em ambos os eventos, o protótipo foi destaque e canal de reconhecimento.

Case Mundial

A 3E já foi premiada na Conferência Mundial das Empresas Juniores (COMEJ), ocorrida em julho de 2004. Nesse evento, estiveram reunidas mais de 1800 de 15 países diferentes. A 3E, representando a FEEC e a UNICAMP na conferência, teve um de seus cases em primeiro lugar (em meio a 80 cases selecionados). O case "Quem mexeu no meu projeto", sobre o método de gestão desenvolvido na 3E, foi o mais votado entre todos do evento!

3E, FEJESP e Núcleo Unicamp

Você sabia que a 3E ajudou a fundar a FEJESP e o Núcleo Unicamp? Em 1990, sete empresas juniores (inclusive a 3E, chamada de Júnior Unicamp Elétrica na época) se uniram para a fundação da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo. Além disso, a 3E participou da fundação do Núcleo Empresas Juiniores da Unicamp no ano de 1993!

Bancos de Dados

A 3E se orgulha de ter desenvolvido sistemas e bancos de dados do PIBIC UnB (Universidade de Brasília) e do PIBIC UFPR (Universidade Federal do Paraná). Esses sistemas, necessários para a administração e inscrição dos programas de iniciação científica, ajudaram na seleção de muitos pesquisadores na concessão de bolsas! Também participamos do desenvolvimento de sistemas diversos para a UNICAMP.

Em 2020, a 3E completou exatos 30 anos!

Não são somente 30 anos de existência, são 30 anos impactando a vida das pessoas. São três décadas proporcionando vivências e experiências indescritíveis para todos que fizeram parte dessa história. Três décadas realizando sonhos e aprendendo.