Docente e ex-Diretor da FEEC, Professor João Marcos T. Romano, é o novo Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp

A FEEC tem a honra de anunciar que o nosso docente e ex-Diretor, Professor João Marcos T. Romano,  é o novo Pró-Reitor de Pesquisa da Unicamp

A sessão extraordinária do Conselho Universitário de hoje, 27 de abril, às 9h00, deu posse à nova Coordenadora Geral da Universidade, Professora Maria Luiza Moretti. Juntamente com a Professora Luiza, foram empossados os novos pró-reitores da Unicamp.A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) será ocupada pelo nosso colega da FEEC, Professor João Marcos T. Romano.

Professor Romano é Graduado (1981) e Mestre (1984) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Doutorou-se pela Université de Paris XI, Orsay (1987). Contratado pela FEEC em 1988, fez sua Livre-Docência em 1992 e, desde 1999, é Professor Titular de nossa Escola, da qual foi Diretor Associado de 2003 a 2007 e Diretor de 2015 a 2019.

Implantou na Unicamp o Laboratório de Processamento de Sinais para Comunicações (DSPCom) cujos interesses de pesquisa dizem respeito a teoria e métodos de processamento de sinais, filtragem e aprendizado de máquina, assim como suas potenciais aplicações.

Em sua breve manifestação de hoje no CONSU, o Professor João Marcos agradeceu ao Reitor Tom Zé e à Coordenadora Geral Luiza pela indicação e comentou sobre a responsabilidade de assumir a PRP, órgão de fundamental importância para a vida acadêmica de toda a comunidade universitária, numa época em que, especialmente, é importante "valorizar a ciência como amiga da verdade, em todas as áreas do conhecimento".

O Professor João Marcos fez menção aos antigos pró-reitores, todos expoentes em suas áreas de pesquisa sendo que, por coincidência, o primeiro deles - primeiro pró-reitor de pesquisa da Unicamp-, Prof. Helio Waldman foi seu orientador de mestrado, e também é da FEEC: - "Estou na PRP graças à carreira que a FEEC me possibilitou fazer e espero honrar a minha Escola tal como Waldman fez ao final dos anos 80", comentou João Romano.

A FEEC se sente honrada de ter em seu quadro tão dedicado professor para a nossa Faculdade e para a UNICAMP.

Parabéns Prof. Romano e muito sucesso no novo cargo. Conte com a FEEC!