FEEC sediará Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial

O Brazilian Institute of Data Science (BIOS) terá o Prof. João Romano como pesquisador principal e sede na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp). Seu foco será nas áreas de diagnósticos médicos voltados à saúde da mulher e agricultura de precisão, otimização do uso de recursos agrícolas, entre outras.

Prof. João Marcos Romano, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e atual Pró-Reitor de Pesquisa lidera centro de pesquisa Brazilian Institute of Data Sicence (BIOS). (foto: Antonio Scarpinetti)

A FAPESP, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil – anunciaram na última terça-feira (04/05) os resultados da chamada de propostas para a constituição de Centros de Pesquisas Aplicadas (CPAs) em Inteligência Artificial com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes.

Seis propostas foram selecionadas, no total, em diversas regiões do Brasil. A FAPESP, o MCTI e o CGI.Br disponibilizarão R$ 1 milhão por ano para cada um dos novos centros por um período de até dez anos. Valor idêntico será aportado pelas empresas parceiras, totalizando R$ 20 milhões por Centro.

Além da FEEC, outras unidades da Unicamp envolvidas no centro de pesquisa são a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT), o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), o Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), o Instituto de Economia (IE), e o Instituto de Computação (IC), além do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) e o Centro de Lógica, Epistemologia e Historia da Ciência (CLE), entre outros.

Matéria no site da Unicamp:

https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2021/05/05/unicamp-integra-instituicoes-que-terao-centros-de-pesquisa-em-inteligencia                                                                          

Agência FAPESP:

"Os CPAs em Inteligência Artificial seguem o modelo adotado no programa Centros de Pesquisa em Engenharia/Centro de Pesquisa Aplicada (CPE/CPA) da FAPESP. Os seis novos Centros se dedicarão ao desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial."

https://agencia.fapesp.br/fapesp-mcti-e-cgibr-anunciam-a-criacao-de-seis-centros-de-pesquisa-em-inteligencia-artificial/35787/

Acesse mais informações na página do projeto BIOS:
https://www.bi0s.com.br/
https://uploads-ssl.webflow.com/5edcfe2c2d7bd6552f48b00c/609c24fa229a1850915c2e87_release-final-bios.pdf