Pesquisadores da FEEC ficam em primeiro lugar em competição de extração de informação de documentos jurídicos

Um time de pesquisa da FEEC-UNICAMP consegue o 1º lugar em uma das tarefas da COLIEE (Competition on Legal Information Extraction/Entailment) 2021, que tratou de jurisprudências. A competição avalia sistemas automatizados para busca e extração de informações de documentos jurídicos. E o artigo resultante desse trabalho (anexo) foi publicado na ICAIL (International Conference on Artificial Intelligence and Law) 2021, conferência de inteligência artificial e direito.

O trabalho foi desenvolvido pelo aluno de mestrado da FEEC Guilherme Moraes Rosa e orientado pelo Prof. Dr. Roberto Lotufo e Dr. Rodrigo Nogueira.

O que despertou a atenção dos participantes é que o trabalho apresentado no projeto era “zero-shot”, o que significa que apesar de ter sido aplicado na tarefa, o modelo não havia sido treinado previamente para a execução da tarefa-alvo. E ainda assim, desempenhou com mais eficiência a tarefa do que modelos treinados.

Além de termos isso validado com o primeiro lugar, outro resultado interessante é que nossos modelos não foram treinados ou ajustados para a tarefa da competição. Ou seja, usamos um dos nossos modelos “de prateleira” e conseguimos desempenho muito acima de modelos especialmente projetados para a tarefa em questão. Este resultado indica que é possível replicar esses mesmos modelos para outras tarefas do domínio jurídico, reduzindo assim custos de desenvolvimento ao mesmo tempo que disponibilizamos modelos no estado da arte para a comunidade.

A COLIEE 2021, na sua oitava edição anual, é uma renomada competição internacional, tradicionalmente composta por times de especialistas, com anos de experiência no segmento. Sabia mais sobre a competição no seguinte link: https://sites.ualberta.ca/~rabelo/COLIEE2021/