Aluno de mestrado da FEEC vence pelo segundo ano consecutivo competição de busca em documentos jurídicos

O aluno de mestrado Guilherme Moraes Rosa, orientado pelos professores Roberto de Alencar Lotufo e Rodrigo Frassetto Nogueira, ganhou em 2022, pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar na Competition on Legal Information Extraction/Entailment (COLIEE).

A tarefa em que o aluno participou, chamada de “The Legal Case Entailment Task", consistia em identificar em decisões judiciais anteriores, parágrafos que corroboram ou são relevantes para uma nova decisão judicial proferida.

"Ano passado, mostramos que nosso modelo zero-shot, ou seja, sem treinamento para a tarefa avaliada, tem desempenho superior aos modelos que foram treinados diretamente nos dados jurídicos pertencentes a tarefa. Este ano, nossa principal contribuição foi mostrar que aumentar em uma ordem de grandeza o número de parâmetros do modelo vencedor da competição de 2021, sem a necessidade de treiná-lo em dados jurídicos, trás ganhos superiores em relação aos competidores, cuja estratégia normalmente consiste em desenvolver algoritmos especializados para a tarefa e domínio jurídico. Esse mesmo modelo é hoje o estado da arte em ranqueamento de textos de diversos domínios (jurídico, financeiro, biomédico e científico). Em suma, mostramos que é melhor investir em algoritmos e hardware de computação paralela para rodar modelos grandes do que desenvolver algoritmos especialistas para a tarefa em questão.", comenta Rodrigo Nogueira.

A edição do ano anterior, na qual o aluno obteve os três primeiros lugares, pode ser relida nesta matéria no site da FEEC.
Mais informações sobre a COLIEE 2022 aqui.