FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTACÃO - UNICAMP

EA773 - Primeiro Semestre de 2005 - LE11           

  • Notas Finais (12/07/2005)      Turmas C,D
  •  
    Ementa: Experiências com circuitos lógicos combinacionais e seqüenciais e com circuitos aritméticos. Projeto e implementação de um circuito de média complexidade.
    Turma  Professor  E-mail  Sala 
    CD  Ivanil/Pedro  ivanil AT dt . fee . unicamp . br
    peres AT dt . fee . unicamp . br
    228A/225 
    KL  Quevedo  quevedo AT deb . fee . unicamp . br E41   Tel.: 378-89290
    Auxiliar Didático: Fábio Pierroni Zanella zanella AT ceb . unicamp . br Tels.:    (15) 8113-4123 (celular)
    Secretária dos professores Ivanil/Pedro: Flávia, sala 223A, Tel. 378-83711

    Arquivos PDF: Para visualizar e imprimir arquivos PDF é necessário um programa como por exemplo o Acrobat Reader.

    Fotos C   Fotos D   Fotos K   Fotos L  
    Horário 214  215  216   217 414  415  416   417
    Aulas C D K L
    1a. 07/03 14/03 02/03 09/03
    2a. 21/03 28/03 16/03 30/03
    3a. 04/04 11/04 06/04 13/04
    4a. 25/04 02/05 27/04 04/05
    5a. 09/05 16/05 11/05 18/05
    6a. 30/05 06/06 01/06 08/06
    7a. 13/06 20/06 15/06 22/06
    Relatório 20/06 27/06 22/06 29/06
    Exame 11/07 11/07 13/07 13/07

    CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

      M  =  0.08  (P1+P2+P3+P4+P5)  +  0.6  Pr

    P1, P2, P3, P4 e P5 são as notas resultantes das avaliações da pasta do grupo e de avaliações individuais em cada aula; e Pr é a avaliação do projeto final.

        NF   =   (E+M)/2     sendo E a nota do Exame Livros para referência Descrição

    Esta disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com os componentes eletrônicos lógicos e aritméticos descritos e discutidos em EA772 e com ambientes computacionais de projetos de circuitos. Com esse intuito, prevê-se a realização de um projeto final, precedido por cinco experiências (uma a cada aula de laboratório).

    Na primeira experiência, o objetivo é o contato com componentes, manuais e com o ambiente computacional de projeto MaxPlus. As montagens são simples e dirigidas.

    A segunda experiência trata dos componentes seqüenciais, e requer uma preparação prévia por parte dos alunos: resolução de um pequeno problema e simulação com o maxplus da Altera. A sessão de laboratório dá ênfase às montagens e testes.

    O sucesso na experiência 2 é condição necessária para a realização das demais experiências e do projeto final, todos implementados na PLD (Programmable Logic Device) da Altera. Só os grupos que receberem o visto de aprovação do professor na experiência 2 terão acesso ao microchip da Altera.

    As experiências 3, 4 e 5 abordam pequenos projetos a serem simulados, implementados e testados na PLD da Altera.

    A terceira experiência trata de um detetor de seqüências.

    A quarta experiência trata de um jogo simples, e é seguida de um relatório, que serve como preparação para o Relatório do Projeto Final (sugestão: leia os capítulos sobre relatórios do livro ``Os cientistas precisam escrever'', de R. Barrass, editora EDUSP).

    Na quinta experiência é implementado o projeto de um codificador e decodificador de Hamming 4 por 7.

    Para o projeto final, reservam-se duas sessões de laboratório: na sexta aula, os grupos entregam os anteprojetos, apresentam as simulações e na sétima fazem os testes no microchip.

    Informações adicionais

    Pasta do Grupo

    A pasta deve conter a identificação da disciplina, da turma, do professor e dos alunos que compõem o grupo. A pasta deve conter uma cópia deste texto e, no início de cada aula, deve ser entregue ao professor. A pasta deve, ainda, conter, para cada sessão de laboratório:
    Roteiro da experiência
    Cópias dos esquemas elétrico-lógicos e dos esquemas de teste
    Resultados da simulação e dos testes

    Projeto Final

    Cada grupo deverá realizar um projeto indicado pelo professor da turma.
    O projeto aprovado (visto do professor) deve dar origem a um relatório, feito segundo as recomendações: Regras para o relatório
    Sugestão: leia também os capítulos sobre relatórios do livro ``Os cientistas precisam escrever'', de R. Barrass, editora EDUSP.