EA773 - Primeiro Semestre de 2005 - LE11
Ementa: Experiências com circuitos lógicos combinacionais e seqüenciais e com circuitos aritméticos. Projeto e implementação de um circuito de média complexidade.
Turma | Professor | Sala | |
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CD | Ivanil/Pedro | ivanil AT dt . fee . unicamp . br
peres AT dt . fee . unicamp . br |
228A/225 |
KL | Quevedo | quevedo AT deb . fee . unicamp . br | E41 Tel.: 378-89290 |
Auxiliar Didático: Fábio Pierroni Zanella | zanella AT ceb . unicamp . br | Tels.: (15) 8113-4123 (celular) | |
Secretária dos professores Ivanil/Pedro: Flávia, sala 223A, Tel. 378-83711 |
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Fotos C Fotos D | Fotos K Fotos L | |||
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Horário | 214 215 216 217 | 414 415 416 417 | ||
Aulas | C | D | K | L |
1a. | 07/03 | 14/03 | 02/03 | 09/03 |
2a. | 21/03 | 28/03 | 16/03 | 30/03 |
3a. | 04/04 | 11/04 | 06/04 | 13/04 |
4a. | 25/04 | 02/05 | 27/04 | 04/05 |
5a. | 09/05 | 16/05 | 11/05 | 18/05 |
6a. | 30/05 | 06/06 | 01/06 | 08/06 |
7a. | 13/06 | 20/06 | 15/06 | 22/06 |
Relatório | 20/06 | 27/06 | 22/06 | 29/06 |
Exame | 11/07 | 11/07 | 13/07 | 13/07 |
P1, P2, P3, P4 e P5 são as notas resultantes das avaliações da pasta do grupo e de avaliações individuais em cada aula; e Pr é a avaliação do projeto final.
Esta disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com os componentes eletrônicos lógicos e aritméticos descritos e discutidos em EA772 e com ambientes computacionais de projetos de circuitos. Com esse intuito, prevê-se a realização de um projeto final, precedido por cinco experiências (uma a cada aula de laboratório).
Na primeira experiência, o objetivo é o contato com componentes, manuais e com o ambiente computacional de projeto MaxPlus. As montagens são simples e dirigidas.
A segunda experiência trata dos componentes seqüenciais, e requer uma preparação prévia por parte dos alunos: resolução de um pequeno problema e simulação com o maxplus da Altera. A sessão de laboratório dá ênfase às montagens e testes.
O sucesso na experiência 2 é condição necessária para a realização das demais experiências e do projeto final, todos implementados na PLD (Programmable Logic Device) da Altera. Só os grupos que receberem o visto de aprovação do professor na experiência 2 terão acesso ao microchip da Altera.
As experiências 3, 4 e 5 abordam pequenos projetos a serem simulados, implementados e testados na PLD da Altera.
A terceira experiência trata de um detetor de seqüências.
A quarta experiência trata de um jogo simples, e é seguida de um relatório, que serve como preparação para o Relatório do Projeto Final (sugestão: leia os capítulos sobre relatórios do livro ``Os cientistas precisam escrever'', de R. Barrass, editora EDUSP).
Na quinta experiência é implementado o projeto de um codificador e decodificador de Hamming 4 por 7.
Para o projeto final, reservam-se duas sessões de laboratório: na sexta aula, os grupos entregam os anteprojetos, apresentam as simulações e na sétima fazem os testes no microchip.
Informações adicionais
A pasta deve conter a identificação da disciplina,
da turma, do professor e dos alunos que compõem o grupo.
A pasta deve conter uma cópia deste texto e, no início de cada aula,
deve ser entregue ao professor.
A pasta deve, ainda, conter, para cada sessão de laboratório:
Roteiro da experiência
Cópias dos esquemas elétrico-lógicos e dos
esquemas de teste
Resultados da simulação e dos testes
Projeto Final
Cada grupo deverá realizar um projeto indicado pelo professor da turma.
O projeto aprovado (visto do professor)
deve dar origem a um relatório,
feito segundo as recomendações:
Regras para o relatório
Sugestão: leia também os capítulos sobre
relatórios do livro ``Os cientistas precisam escrever'', de R. Barrass,
editora EDUSP.