Quero fazer Pós-Graduação

Como ingressar na Pós-Graduação da FEEC?

O ingresso como Estudante Regular no Programa de Pós-graduação da FEEC acontece por meio de aprovação em Processo Seletivo. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano.

Abaixo você pode conferir as formas de ingressão para Ingressantes.

Processo Seletivo: Ingressantes

Calendário

 1º Semestre – 20252º Semestre – 2025
EditalPortuguês(Br) / English /EspañolPortuguês(Br) / English /Español
Inscrições01 a 31/10/202401 a 30/04/2025
Resultado29/12/202426/06/2025
Confirmação Interesse Matrícula06 a 24/01/202530/06 a 09/07/2025
Matrícula no Curso03 a 05/02/202514/07 a 16/07/2025
Matricula em Disciplinas03 a 05/02/202514/07 a 17/07/2025
Início da Aulas (Período Letivo)24/02/202504/08/2025

Procedimento de Inscrição

01Ficha de Inscrição (SIGA-DAC)

Ficha de inscrição DAC (gerar arquivo pdf a partir do formulário online da DAC, depois de completar a inscrição via Sistema de Gestão Acadêmica)

02 – Inscrição FEEC – Upload documentos: CLIQUE AQUI

Inserir documentos no Sistema FEEC (verificar no Edital). NÃO ENVIAR OS DOCUMENTOS POR E-MAIL!

Consultar status inscrição/aceite: Clique aqui

Obs: Não haverá atualização de status de documentos no site da Diretoria Acadêmica (DAC). Todo o processo deverá ser acompanhado pelo sistema da FEEC.

Seleção de Candidatos

A seleção segue critérios especificados pelos departamentos e seus docentes, e está sujeita à disponibilidade de vagas pelo docente, segundo Instrução CPG-FEEC 34 e Instrução CPG-FEEC 42.

Alunos Aceitos

O aluno deverá contatar seu orientador para decidir quais serão as disciplinas a serem cursada no semestre.

Matrícula no Curso e Matrícula em Disciplinas

01 - Procedimentos pra matrícula no curso:

O aluno deverá realizar a confirmação de interesse clicando aqui.
A matrícula no curso não é presencial e é realizada pela secretaria do curso, após a confirmação de interesse.

ATENÇÃO: Estudantes Estrangeiros

Os estudantes estrangeiros também deverão enviar a documentação listada abaixo via Fale Conosco da DAC, com o assunto ATENDIMENTO AO ESTRANGEIRO:

  • Página de identificação do passaporte
  • Página do passaporte que contém o visto
  • Página do passaporte com o carimbo de entrada no país com data não superior a 90 dias
  • Comprovante da contratação de um plano de seguro no país de origem
  • Termo de Compromisso assinado

Obs.: Se no momento da matrícula já possuir a Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) dentro do prazo de validade, é suficiente apresentar cópia FRENTE e VERSO do documento em substituição ao passaporte.

A matrícula em curso realizada pela secretaria da Pós-Graduação, nos dias e horários previstos no calendário escolar, somente poderá ser realizada após o estudante enviar os documentos à DAC.

02 - Procedimentos pra matrícula em disciplinas:

  • Ativar a conta fazendo a alteração da senha (documentos recebidos via e-mail automático após a matrícula no curso)
  • Consultar as disciplinas oferecidas no Caderno de Horários
  • Obrigatório matricular-se, pelo menos, nas disciplinas de Mestrado ou Doutorado. Não há créditos/horário/ementas para essas disciplinas. Essas disciplinas serão inseridas automaticamente a partir do segundo semestre do curso. 
  • Dissertação de Mestrado (AA001 – Turma A)
  • Tese de Doutorado (AA002 – Turma A)
  • Acessar página da DAC > Estudantes > e-Dac
  • Atualizar dados cadastrais e preencher o requerimento de matrícula
  • Salvar/imprimir o comprovante de solicitação de matrícula
  • Consultar o requerimento processado*, a partir do dia seguinte de sua solicitação
  • Consultar o relatório final de matrícula, conforme prazo previsto no Calendário Escolar

*O requerimento a ser processado é sempre o último enviado pelo aluno.

UPLOAD DE DOCUMENTOS PESSOAIS (e-DAC) – até 30 dias após a matrícula

Acesse: www.dac.unicamp.br > Estudantes > e-DAC > Documentos > Enviar Documentos.

  • Diploma de Graduação devidamente registrado* (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação com data de colação);
  • Carteira de identidade (RG) – frente e verso (a CNH NÃO é aceita);
  • Cadastro de pessoa física (CPF);
  • Certidão de nascimento ou casamento, se for o caso.

* No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos Produzidos no Exterior.

Dúvidas e informações

Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: cpg@fee.unicamp.br