Siga a FEEC nas redes sociais:

Curso de Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação é ministrado no período diurno e oferecido pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação de forma compartilhada com o Instituto de Computação da UNICAMP e permite a opção por uma das modalidades:

• Sistemas de Computação (modalidade AA),
  • Sistemas e Processos (modalidade AB). A FEEC é responsável pelas disciplinas dessa modalidade

Até o final do 4º semestre o aluno deverá escolher qual modalidade seguir até o final do curso.

O curso propicia uma formação sólida, acima dos modismos tecnológicos na área de computação, permitindo ao futuro engenheiro adaptar-se aos novos desenvolvimentos e tecnologias que irão surgir ao longo da sua carreira profissional.

A grade curricular do curso tem uma característica importante: quase 30% das disciplinas obrigatórias para o curso são ministradas em laboratórios, e desde o início o estudante tem práticas nas diversas áreas em que poderá atuar profissionalmente.

O curso é ministrado por docentes experientes que atuam em tempo integral no ensino e na pesquisa, utilizando recursos tecnológicos avançados disponíveis nos laboratórios da FEEC.

Síntese Projeto Pedagógico Engenharia de Computação – 2012

Projeto Pedagógico Engenharia de Computação – 2012

Atividades Relevantes

Currículo Proposto

Curso DiurnoIntegral (34) – 2023

Árvore de Pré-Requisitos – Catálogo 2010

Relação candidatos/vaga: 1ª fase – 20,1 / 2ª fase – 6,1

Integralização: 10 semestres

O Engenheiro de Computação é um novo tipo de profissional que passou a ser exigido pelos avanços da informática e da ciência computacional.

Esse profissional deve ter um perfil diversificado que abrange as diversas facetas da informática, compreendendo a construção, programação e aplicação de sistemas computacionais nos mais variados campos como projeto de software, projeto de hardware, e aplicações.

Visando alcançar esse perfil, o curso de Engenharia de Computação oferece, a partir da metade do curso, a opção entre duas modalidades de formação:

• Sistemas de Computação – modalidade AA, voltada para as atividades específicas da indústria de informática e aplicações e
  • Sistemas e Processos – modalidade AB, voltada para a construção e aplicação de sistemas computacionais em diversas áreas como telecomunicações, automação, engenharia biomédica e outras.

A formação do Engenheiro de Computação da UNICAMP é sólida, vai dos fundamentos da Engenharia até a Ciência da Computação, passando pelas especializações técnicas em software, hardware e aplicações da informática.

Assim, o engenheiro de computação poderá atuar em qualquer área da informática, seja em empresas de produção de computadores, seja em empresas ou indústrias usuárias de informática.

Há também um bom campo de trabalho em grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e no serviço público.