Laboratórios

Carbon SCI Tech Labs
Prof. Hudson Giovani Zanin / Físico Alfredo C. Peterlevitz
Sala: LE-24 Bl. B | Tel: +55(19)35213851
Sala: LE-02G, Bl. G2 | Tel: +55(19)35213879

Laboratório de Controle e Sistemas Inteligentes - LCSI
Sala: LE-31, Bl. B
Tel: +55(19)35213852 - Prof. Gilmar Barreto
Tel: +55(19)35210261 - Prof. Roberto Lacerda de Orio
Tel: +55(19)35210233 - Prof. Celso Pascoli Bottura e  Prof. Mateus Giesbrecht

Laboratório de Instrumentação, Sensores e Sistemas Embarcados - LISSE
Prof. José Antonio Siqueira Dias
Bl. EB | Tel: +55 (19) 3521 4897

Laboratório de Modelamento e Simulação de Dispositivos Eletrônicos - LMSDE
Prof. Marco Antonio Robert Alves
Bl. EB | Tel: +55(19)35218971

Laboratório de Nano e Microfabricação - LNMicro
Prof. José Alexandre Diniz / Físico Audrey R. Silva
Bl. EB

Laboratório de Projeto e Simulação - LPS
Prof. Elnatan Chagas Ferreira
Bl. EB | Tel: +55 (19) 3521 4897

Laboratório de Prototipagem de Placas de Circuito Impresso
Prof. Elnatan Chagas Ferreira
Bl. EB - Salas 21/22
Tel: +55 (19) 3521 4897

Laboratório de Sensores Microeletrônicos - LSM
Prof. Fabiano Fruett / Físico Audrey R. Silva
Sala: LE-01G Bl. G2 | Tel: +55(19)35213880

Laboratório de Soluções em Eletrônica e RF - LSERF
Prof. Leandro Tiago Manera / Tecnólogo Alexandre Kume
Bl. EB | Tel: +55(19)35214896

Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento

Os objetivos do Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento são construir dispositivos e equipamentos (eletrônicos e mecânicos) para fins didáticos, de pesquisa, terapêuticos e de diagnósticos nas áreas de saúde e biológica.

O laboratório avalia os dispositivos e equipamentos com relação à segurança e desempenho; colabora com a formação de recursos humanos em nível técnico (estágio), de graduação (iniciação científica) e de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Responsável:

 

Laboratorio de Apoio à Pesquisa

Neste laboratório são desenvolvidas atividades de apoio à pesquisa básica desenvolvida no CEB/Unicamp, como purificação de água, pesagens, preparo de soluções e isolamento de células.

 

Laboratório de Pesquisa Cardiovascular

O índice de mortes por doenças do sistema cardiovascular é um dos maiores no mundo. Em grande parte porque o coração é um orgão criticamente importante para a vida. Poucos minutos sem a sua função bombeadora são suficientes para causar graves sequelas ao organismo ou mesmo a morte.

As grandes descobertas e desenvolvimentos no ramo da cirurgia, farmacologia e apoio instrumental a função do coração, apesar de altamente significativas não tem ainda mudado a situação geral das estatísticas mundiais.

No Brasil a cada dois minutos morre alguém vítima de doenças do sistema cardiovascular. O que depreende disso é que é necessário adquirir muito mais conhecimento sobre o tema. Precisamos nos aprofundar no conhecimento deste sistema extremamente complexo e ao mesmo tempo fascinante.

Estimulação elétrica do coração:

Trata-se do estudo dos processos envolvidos na excitação de células cardíacas por meio da estimulação por campo elétrico. Neste caso, estamos particularmente interessados em relacionar o fenômeno da polarização rápida da membrana celular, induzida pela aplicação de campo elétrico, com os fenômenos envolvidos na geração do potencial de ação e de eletroporação.

Transporte e regulação do cálcio no coração:

Trata-se do estudo dos principais transportadores de cálcio (Ca2+) no coração (ATPase de Ca2+ do retículo sarcoplasmático, troca Na/Ca, ATPase de Ca2+ de sarcolema e uniporter mitocondrial de Ca2+). Este trabalho é realizado pela medição da concentração intracelular de Ca2+ por fluorescência, medição de correntes iônicas com a técnica de patch-clamp e medição de encurtamento celular por detecção de borda de sinal de vídeo.

Recursos e técnicas disponíveis:

Sistemas para medição intracelular de cálcio por fluorescência 
Sistemas para estudos eletrofisiológicos 
Sistema para estudos fisiológicos com preparações multicelulares

Neste laboratório, desenvolvemos pesquisa sobre a função do coração (contração e automatismo), em preparações miocárdias atriais e ventriculares multicelulares e células isoladas. Nossas principais linhas de pesquisa atualmente são a estimulação elétrica cardíaca e a homeostasia de cálcio em células miocárdias. 

Responsáveis:

 

Laboratório de Pesquisa em Neuroengenharia

O foco central do Laboratório de Pesquisa em Neuroengenharia (NER Lab) é o desenvolvimento de pesquisas básicas capazes de elucidar os diferentes mecanismos envolvidos no controle neurofisiológico do movimento humano. Além disso, tendo como fundamentos os resultados das pesquisas básicas, o NER Lab tem também como objetivo o desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos que possam ser úteis na restauração e no aprimoramento da função motora, especialmente em condições patológicas e durante o envelhecimento humano. As atividades do laboratório incluem não só aplicações de métodos de engenharia, mas também uma forte fundamentação e aplicação biológica, que é fundamental para pesquisas nesta área. Espera-se que o NER Lab seja um local de pleno desenvolvimento intelectual e de formação de recursos humanos em diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e estágio pós-doutoral), com capacidade de geração de novos conhecimentos e a translação destes conhecimentos em aplicações relevantes para a saúde humana.

 

Laboratório de Reabilitação Sensório-Motora

O laboratório de reabilitação sensório-motora busca desenvolver instrumentação e técnicas para auxiliar a reabilitação de movimentos e sensações em deficientes físicos.

Responsável:

 

Laboratório de Ultrassom

O Laboratório de Ultra-som (LUS-CEB) está equipado para:

- estudos com geração, propagação e detecção de ondas ultra-sônicas

- aplicação de ultra-som em medicina, estudando a interação do ultra-som com tecidos e líquidos biológicos

- desenvolvimento de transdutores piezoelétricos

- desenvolvimento de instrumentação eletrônica (analógica e digital, principalmente baseada em micro-processadores e micro-controladores) para uso em pesquisa com ultra-som

- mapeamento (3D) com transdutores calibrados do campo acústico de transdutores ultra-sônicos

- desenvolver circuitos eletrônicos para excitação (geração) e recepção de ondas ultra-sônicas, e para controle de equipamentos (interfaces serial, paralela e GPIB).

Responsável: