Estrutura Organizacional

Organização da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)
A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) conta com uma estrutura organizacional sólida e bem delineada, que assegura o desenvolvimento eficiente de suas atividades acadêmicas, administrativas e tecnológicas. No topo da sua governança está a Congregação, órgão máximo deliberativo, responsável por estabelecer as principais diretrizes e políticas da unidade. Abaixo dela, a Diretoria atua na coordenação das operações gerais da faculdade, garantindo a implementação das decisões estratégicas e promovendo o alinhamento entre ensino, pesquisa e extensão. Essa organização reflete o compromisso da FEEC com a excelência acadêmica e a inovação tecnológica.
Congregação
A Congregação é o órgão máximo da Unidade, presidido pelo Diretor e composto por Diretor Associado, Coordenadores (CG, CPG e Extensão), chefes de Departamentos e representantes de professores, alunos e funcionários, conforme definido pela regulamentação específica. Congregação é secretariada pela ATU da FEEC, possui Comissões Permanentes de: Pós-Graduação (CPG), Graduação (CG) e Extensão (CE). Além destas a Congregação pode ter Comissões para a análise de questões específicas, como a de Espaço Físico e outras não permanentes.
Conselho Interdepartamental
Orgão consultivo e deliberativo da FEEC, presidido pelo Diretor e composto por Chefes de Departamento, Presidente da Comissão de Graduação, Coordenador de Pós-Graduação, Coordenador de Extensão, 1 representante do corpo discente e 1 representante dos servidores técnicos e administrativos
Diretoria
A direção executiva da FEEC é exercida por seu Diretor, com auxílio direto do Diretor Associado, do Assistente Técnico da Unidade (ATU) e pela Secretária da Diretoria. As atividades de representação da unidade nos órgãos internos e externos da Unicamp são exercidas prioritariamente pelo Diretor, e como Presidente da Congregação e do Conselho Interdepartamental,define as Pautas para Deliberação e demais assuntos a serem tratados nas duas Câmaras.
A diretoria é composta pelo Diretor e Diretor Associado da unidade com mandatos de quatro anos, indicados em uma consulta interna com participação ponderada dos docentes (3/5), funcionários (1/5) e discentes (1/5) sobre cada corpo.
O Diretor Associado cuida prioritariamente do acompanhamento financeiro, dos assuntos de pessoal da unidade e recebe as comitivas de estrangeiros em visita. Em associação com o Diretor, deve propor um orçamento para o ano vindouro e preparar uma prestação de contas ao final do exercício financeiro do ano.
A ATU da FEEC assessora a Diretoria em todos os aspectos administrativos da Unidade; deve ter pleno conhecimento de todos os processos administrativos internos à Diretoria, Graduação,Pós-Graduação, Extensão“ e servir como elo com os órgãos internos à UNICAMP, à secretaria Geral, Pró-Reitorias, Departamento de Recursos Humanos(DGRH), Procuradoria Geral, Gabinete do Reitor, etc. Faz o acompanhamento administrativo das atividades da Diretoria em entendimento com os supervisores de Compras, Financeiro e RH e com a secretária da Diretoria.
Formulários
Documentos Necessários e Prestação de Contas
Uso de instalações
Saiba Mais
- Deve indicar data e horário pretendidos (já contabilizando o tempo de preparação da sala), atividade a ser realizada, quantidade de pessoas esperada, tipo de ambiente necessário.
- Deve conter uma declaração de responsabilidade por eventuais danos ao patrimônio da FEEC/UNICAMP e indicar informações para contato com o responsável (nome, CPF, e-mail, telefone).
- Caso a solicitação venha de alguma entidade ligada a alguma unidade/órgão da Unicamp, o pedido deverá ser feito pelo responsável pela Unidade/Órgão.
- Caso a atividade preveja pagamento de inscrição ou tenha patrocínio/financiamento, a FEEC cobrará uma taxa de uso a ser estipulada, a depender das condições da cessão. O pagamento será feito por meio de depósito em conta corrente da Universidade.
- Poderá ser solicitado o depósito de uma caução para cobertura de eventuais danos, a qual será devolvida após o evento, imediatamente após verificadas as condições das instalações.
O acesso às instalações será permitido apenas na presença do responsável pelo pedido, que deve se identificar.
Excetuam-se os pedidos de usuários internos, para atividade acadêmicas, que ocorram durante o expediente, quando a retirada de chaves pode ocorrer sem tais formalidades.
As solicitações devem ser encaminhadas com, pelo menos, um dia útil de antecedência (solicitantes internos) ou cinco dias úteis de antecedência (solicitantes externos).
- Docentes, funcionários e entidades estudantis da FEEC para uso das salas do Bloco F: Reserva de sala da CG
- Docentes, funcionários e entidades estudantis da FEEC para uso das salas do Bloco H: Reserva de sala da CPG
- Docentes, funcionários e entidades estudantis da FEEC para uso das salas do Bloco B: Formulário de uso de instalações da FEEC
- Solicitantes externos (de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 19h, exceto feriados): Formulário de uso de instalações da FEEC
CIPA
CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e tem em vista a prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho, busca harmonizar o trabalho e a prevenção da vida e saúde dos trabalhadores.
O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir e até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.
Vale lembrar que a CIPA não trabalha sozinha!!
O seu papel mais importante é o de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, de forma criativa e participativa, entre docentes, alunos e funcionários em relação à forma como os trabalhos são realizados, objetivando sempre melhorar as condições de trabalho, visando a humanização do mesmo.
CONTATO
INFORMAÇÕES CIPA CENTRAL
Administrativo
Compras
É responsável pela operacionalização das compras de materiais de consumo e bens patrimoniais e serviços necessários às atividades da FEEC, conforme legislação vigente e instruções normativas regulamentadas pela UNICAMP. Recebe e analisa as requisições de compras, solicita o cadastramento de materiais não pertencentes ao catálogo BEC e desenvolve e qualifica fornecedores. Deve solicitar cotações, emitir ordens de compra e fazer o acompanhamento visando o cumprimento do prazo de entrega. Ao final, formaliza o processo para a realização do pagamento da despesa.
Pessoas:
- Supervisora: Darci Reynaldo Godoy – Ramal: 19 3521-3721
Localização: bl. A, térreo - Lucas Camilo Querino – Ramal: 19 3521-3863
Localização: bl. A, térreo
Instruções para solicitação de compras
SOLICITAÇÕES DE COMPRA – Recurso Orçamentário
As solicitações para compra de materiais e serviços deverão ser realizadas através do Sistema de Compras da DGA, utilizando o perfil e senha do SISE.
http://www.dga.unicamp.br / SISTEMAS / SOLICITAÇÕES DE COMPRA
Ou através do link SIAD/Sistemas Administrativos: https://www.siad.unicamp.br/portal/principal.jsf
No primeiro acesso é necessário clicar no botão: Permissões, e solicitar o PERFIL de Solicitante de Compra.
Para inclusão da solicitação no Sistema de Compras/DGA é necessário o código do item (descritivo do material/serviço), que deverá ser pesquisado através do link SIAD: Sistemas – Cadastro de Materiais e Serviços, utilizando a senha do SISE. Também é necessário, no primeiro acesso, acionar o botão Permissões e solicitar o Perfil: Solicitante de Cadastro de Materiais e Serviços:
- Perfil autorizado a operar o Sistema de Cadastro de Materiais e Serviços para pesquisar itens no catálogo, inserir, consultar, editar e excluir solicitações de cadastramento e alterações de itens.
OBS.: Referente às aquisições orçamentárias por Dispensa de Licitação, cujo objeto deverá ser entregue em data / período pré-determinado (eventos), é aconselhável que a solicitação seja inserida no Sistema de Compras/DGA pelo solicitante, com antecedência mínima de 03 (três) meses, contados da data do evento, para não ocorrer atraso na aquisição, já que os trâmites são burocráticos.
Para as aquisições que forem realizadas através de Licitação (acima de R$ 17.600,00 para compra de materiais e serviços comuns e acima de R$ 33.000,00 para obras e serviços de engenharia), é aconselhável que as solicitações sejam incluídas no Sistema de Compras/DGA com o máximo de antecedência possível (acima de 03 (três) meses), para casos em que houver um prazo/período determinado para uso do material ou para a execução do serviço.
SOLICITAÇÕES DE COMPRA – Recurso PROEX
As solicitações para compra de materiais e serviços deverão ser realizadas através do Sistema de Compras FEEC: www.fee.unicamp.br, utilizando o perfil e senha, que deverão ser cadastradas previamente, através de solicitação de serviço para a DTI (Diretoria Técnica de Informática) na página da FEEC.
– INSTITUCIONAL -> INTRANET -> SISTEMA DE COMPRAS E FINANÇAS
SOLICITAÇÕES DE COMPRA DE PASSAGENS AÉREAS – Recursos Orçamentários e PROEX:
– Preencher o Formulário de Requisição de Passagens Aéreas, que deverá ser entregue diretamente na Seção de Compras.
No Formulário, além das informações que já são obrigatórias, deverão constar:
– Para Professores e Funcionários: nº Matrícula e RG
– Alunos: nº RA e RG
Ao informar a rota, deverão ser indicados: Cidades, horários (de partida e chegada), número do vôo de cada trecho, siglas dos Aeroportos e nome das Companhias, conforme exemplos abaixo.
Exemplo sem conexão:
Ida: 02/03/2020 – Rio de Janeiro (GIG) – Campinas (VCP) AZUL 4029 08h10 – 09h20.
Volta: 02/03/2020 – Campinas (VCP) – Rio de Janeiro (GIG) AZUL 2639 20h20 – 21h25.
Exemplo: com conexão
Ida: 02/03/2020 – Montes Claros (MOC) – Belo Horizonte (CNF) Azul 4041 – 05h50 – 06h50 – Belo Horizonte (CNF) – Campinas (VCP) Azul 4077 – 07h30 – 08h45
Volta: 03/03/2020 – Campinas (VCP) – Belo Horizonte (CNF) Azul 4176 – 19h55 – 21h10 – Belo Horizonte (CNF) – Montes Claros (MOC) – Azul 4327 – 22h10 – 23h20.
OBS.: Sempre que possível, ao invés de indicar um horário de embarque específico, deverá ser indicada na requisição uma faixa de horários aceitáveis, permitindo que se obtenha, dentro daquela faixa, a opção de horário de embarque de menor preço.
Link Formulário: https://www.dga.unicamp.br/referencias/requisicao-passagem-aerea
Para viagem internacional também deverá ser enviado:
- Formulário Aprovação Prévia de Despesas – Viagem Internacional quando o passageiro for servidor, docente ou aluno da Universidade;
Ou
- Formulário Aprovação Prévia de Despesas de Viagem de Colaboradores Eventuais em caso de passageiros sem vínculo com a Unicamp (convidados, palestrantes, etc.);
- Cópia do Passaporte do Passageiro – OBS: Essa exigência não se aplica a viagens para países do Mercosul, conforme Decisão CMC Nº 14/11.
- A Requisição de Passagem Aérea, devidamente preenchida, deverá ser encaminhada à Seção de Compras/FEEC, com a antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis, contados da data pretendida para o embarque, a fim de que possam ser obtidos melhores preços.
SOLICITAÇÕES DE COMPRA – RECURSO FAPESP - EAIP
As solicitações para compra de materiais e serviços deverão ser realizadas através do Sistema de Compras FEEC: www.fee.unicamp.br, utilizando o perfil e senha, que deverão ser cadastradas previamente, através de solicitação de serviço para a DTI (Diretoria Técnica de Informática) na página da FEEC.
– INSTITUCIONAL -> INTRANET -> SISTEMA DE COMPRAS E FINANÇAS
Importante: Deverá constar na solicitação em Observações Complementares que o recurso será através da FAPESP e escolher a opção Extra Orçamentário como Centro de Custo.
SOLICITAÇÕES DE COMPRA – RECURSO ORÇAMENTÁRIO – VIA CEMEQ
As aquisições Orçamentárias via CEMEQ deverão ser solicitadas através do e-mail: compras@fee.unicamp.br, com cópia para: cardieri@unicamp.br e camilads@unicamp.br.
Deverá constar no e-mail que a aquisição será através do CEMEQ e indicar os equipamentos, as quantidades a serem adquiridas, nome do solicitante/responsável pelos equipamentos e o locais da instalação (sala de aula, laboratório etc…).
Setor de RH e Protocolo
É responsável pelo gerenciamento de toda documentação física ou digital com lançamento de dados ou informações que afetam a vida funcional dos servidores (docentes ou funcionários), desde o ingresso, a progressão nas respectivas carreiras até a aposentadoria, mantendo controle de frequência, concessão de férias, licenças (médica, prêmio ou sabática), afastamentos no país ou exterior. O setor de Protocolo responde pelo controle de todo o fluxo de documentos físicos internos e externos, além das correspondências postais. É responsável pela gerência do arquivo de processos físicos de interesse da FEEC e que por aqui circulam, apoiando os setores nas demandas de gerenciamento setorial dos processos digitais abertos via SIGAD-Unicamp.
Pessoas
- Supervisora: Elaine Lodovico Pessegatti – Ramal: 19 3521-3862
Localização: bl. A, térreo
Indicadores de RH
- Confira nossos indicadores de Recursos Humanos: Clique aqui
Normas e Instruções Relevantes
Afastamentos
Auxílio
Dados Cadastrais
Declaração de bens e valores
Estágio
Exame médico periódico
Unitransp
Férias
Recadastramento
Restaurante Unicamp
Exercício Simultâneo de Atividades
Informática
Agrega os órgãos responsáveis pela gerência e operação da rede de informática da FEEC. Coordena, planeja, executa e mantem a rede de informática. Presta atendimento de suporte computacional aos usuários (Professores, Alunos, Funcionários e Visitantes). Desenvolve e mantem sistemas corporativos de atendimento às atividades administrativas da FEEC.
Comissão de Informática
- Regimento da Comissão de Informática da FEEC
- Portaria Interna da FEEC 006/2016 – Nomeação dos membros da comissão de Informática
- Relatório de incidente do dia 13/04/2016
- Decisão CI-CInf 01/2016
Atas de reunião 2016:
Pessoas
- Janete S. Toma – Ramal: 19 3521-3781
Localização: bl. B, LE11, 2º piso - Suzete Aleixo – Ramal: 19 3521-3850
Localização: bl. B, LE11, 2º piso - Vornei Augusto Grella – Ramal: 19 3521-0267
Localização: bl. B, LE11, 2º piso - Fabrício França do Prado – Ramal: 19 3521-0251
Localização: bl. B, LE11, 2º piso - Nelson Vitor Augusto – Ramal: 19 3521-0264
Localização: bl. E, LE21, 2º piso - Fabio Antonio Furlan – Ramal: 19 3521-0252
Localização: bl. E, LE21, 2º piso - Rodrigo de A. Andrade – Ramal: 19 3521-3840
Localização: bl. E, LE21, 2º piso
Publicações de conteúdos no site da FEEC
Instruções para Publicações no site da FEEC
Instruções para publicações de conteúdos de sites da FEEC – UNICAMP
O usuário interessado pode abrir uma Ordem de Serviço via WebRT, informando:
- a plataforma desejada
- nome do site ou página (quando não se tratar de página pessoal de docente)
- identificador do link que aparecerá no endereço do site (ex: <identificador>.fee.unicamp.br), que será determinado pela CTIC
- justificativa: pequena explicação sobre a destinação do site
A informática retornará informando da implantação da plataforma, usuário e senha de acesso.
Características técnicas e requisitos
As páginas devem ser desenvolvidas nas seguintes plataformas homologadas pelo setor de TIC da FEEC, e em suas últimas versões estáveis:
- Drupal 11.x (Preferencialmente)
- WordPress 6.x
- PHP 8.3
- Mysql (MariaDB) 10.x
- Apache 2.4.x
Não são admitidos sites desenvolvidos em outras tecnologias ou plataformas, assim como não são admitidos redirecionamentos para plataformas externas.
Ambas as plataformas homologadas estão baseadas em servidor web Apache, utilizando banco de dados mysql, linguagem de programação php ou python.
O identificador do site será o sugerido pelo solicitante do serviço, para o qual recomendamos não exceder o máximo de 10 caracteres. O identificador tem que conter apenas números, letras minúsculas, hífen e underscore. Não pode conter caracteres acentuados, ou qualquer outro caracter de marcação, como aspas, pontos, vírgulas, chaves, parênteses, etc.
O serviço atende as seguintes características:
- Espaço de armazenamento de até 500 Gbytes podendo ser estendido sob estudo junto ao setor de TIC.
- Suporta HTML, json, css, javascript
- As plataformas oferecem suporte para figuras, fotografias, vídeos e streams de vídeos, integração com mídias sociais e envio de emails.
- As plataformas permitem internacionalização para 2 ou mais idiomas diferentes, mecanismos de buscas, e metatags.
CMS – Site de Docentes e Não Docentes: https://site.fee.unicamp.br
Dúvidas
Rede sem fio Eduroam
Para configurar a rede Eduroam é necessário conectar-se à rede Unicamp-Bem-vindo/Welcome, e então através do browser navegar até a página da DETIC, https://www.detic.unicamp.br/servicos/rede-sem-fio-eduroam-wi-fi/#descricao, onde obterá as instruções para configuração da rede eduroam.
Autenticação Autorizada
A partir de agora, alguns laboratórios estarão utilizando um sistema de autenticação centralizada para acesso aos computadores.
Benefícios:
✅ Acesso simplificado com seu login e senha do email Unicamp.
✅ Maior segurança e integração com outros serviços.
Onde está disponível?
O sistema foi implementado nos seguintes laboratórios do Bloco E:
- Laboratório 11
- Laboratório 20
- Laboratório 27
Dúvidas ou Suporte:
Se precisar de ajuda, entre em contato com nossa equipe de suporte:
📧 suporte@fee.unicamp.br
ou veja o link https://antigo.fee.unicamp.br/wp-content/uploads/2025/01/Informacoes-Autenticacao-LDAP.pdf
Suporte e Solicitações de Serviços

Tutoriais
- Sistema Reserva de Salas
- Instruções de como utilizar o serviço de telefonia
- Guia de uso do aparelho de telefone da marca GrandStream
- Instalação de Anti-Vírus: solicitar por formulário de ordem de serviço. Instalado apenas em equipamentos patrimoniados.
- Instalação do Software Matlab 2023a – Windows
- Instalação do Software Mathematica 14 – Windows 10
Secretaria Comunicação Institucional
A Secretaria de Comunicação Institucional da FEEC é uma célula do Setor de Apoio à Pesquisa dentro da Coordenadoria de Pesquisa com o propósito de estabelecer estratégias de comunicação com a comunidade interna e externa à FEEC, auxiliando na divulgação dos resultados da faculdade bem como zelando pela sua identidade visual e relações públicas
Apresentação
A Secretaria de Comunicação Institucional da FEEC (SCI), é uma célula do Setor de Apoio à Pesquisa dentro da Coordenadoria de Pesquisa com o propósito de estabelecer estratégias de comunicação com a comunidade interna e externa à FEEC, auxiliando na divulgação dos resultados da faculdade bem como zelando pela sua identidade visual e relações públicas.
A SCI tem como objetivos específicos:
I. Aumentar a visibilidade da FEEC perante a comunidade externa
II. Valorizar e divulgar as produções da comunidade acadêmica
III. Promover interação e comunicação entre a comunidade interna
IV. Gerenciar comunicados e campanhas de divulgação para a comunidade interna e externa
V. Aumentar as possibilidades de estabelecer parcerias com o setor produtivo
VI. Criar estratégias de atração de discentes e pesquisadores para a FEEC
VII. Apoiar toda a comunidade na produção e divulgação de conteúdo publicitário
VIII. Criar a zelar pela identidade visual e relações públicas da FEEC.
A SCI administra o site institucional e as redes sociais da FEEC, tanto no que diz respeito à atualização dos conteúdos quanto à estrutura e manutenção de suas funcionalidades. Cuida da seleção, elaboração de materiais gráficos e edição dos pedidos de divulgação da comunidade interna.
A SCI zela pela comunicação interna da FEEC, através da divulgação de comunicados institucionais e de notícias referentes à comunidade, apoiando na divulgação de eventos promovidos na FEEC, e fornece assessoria de imprensa aos pesquisadores, em parceria com a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.
Coordenadoria Operacional
Responsável técnico pela planta física da FEEC. Atua no planejamento e execução da manutenção, operação e expansão predial, bem como da supervisão da vigilância da FEEC. Responde pelos aspectos de patrimônio, limpeza, jardinagem, zeladoria e portaria. Executa projetos e gerenciamento de obras e reformas. É responsável pela manutenção e novas instalações dos sistemas de climatização de todas as salas da FEEC. Atua no transporte de materiais e bens patrimoniados.
Pessoas
- Coordenador: Luiz Carlos Corrêa Jr. – Ramal: 19 3521-3728
Localização: bl. C, 3o piso - Sup. de Serv. Gerais: Edmundo Ferreira Gomes – Ramal: 19 3521-3856
Localização: bl. B, 2o piso - Sup. de Manutenção: Mathias Valmir Lange – Ramal: 19 3521-3838
Localização: bl. G1 - Clarence Bliudzius – Ramal: 19 3521-3838
Localização: bl. G1 - Patrimônio: Ergio A. M. Schetini – Ramal: 19 3521-0240
Localização: bl. B, 2o piso - Portaria principal: Hélio Diana – Ramal: 19 3521-0263
Localização: bl. A, térreo - Portaria – Bloco E – Ramal: 19 3521-0255
Localização: bl. E, térreo

Diretoria de Apoio Técnico ao Ensino e Pesquisa
É o órgão responsável pela manutenção dos equipamentos, instrumentos e ferramentas dos laboratórios da Graduação, da Pós-Graduação, dos Departamentos e demais salas e auditórios da FEEC. Possui corpo técnico especializado em dar suporte e manutenção a todos os equipamentos da FEEC. Atua junto aos professores no planejamento e execução de projetos de circuitos eletrônicos e kits didáticos dos laboratórios de Graduação; auxilia na elaboração da descrição técnica dos equipamentos a serem adquiridos, e acompanhar a especificação adequada e a qualidade dos materiais em processos de licitações. Administra o Almoxarifado da FEEC e todo o fluxo de entrada, estoque e saída de materiais para as aulas da Graduação, Pós-Graduação, Departamentos, Diretoria, Diretoria Operacional e Diretoria de Informática. Também é responsável pelo controle dos equipamentos e instrumentos de medição da FEEC através da atualização de bancos de dados de estoque e inventário. Gerencia o inventário de componentes eletrônicos, itens de escritório, hidráulicos, elétricos entre outros, planejando o estoque e a catalogação. É o responsável pelo envio de equipamentos para o CEMEQ e Assistência Técnica, com os devidos registros. Controla e promove o descarte correto de materiais contaminantes como baterias, toners e componentes eletrônicos.
Normas
Confira as informações para entrega.
Ver Informações
Pessoas
- Diretor: Eng. Nestor E. de Oliveira – Ramal: 19 3521-3839
Localização: bl. E, LE29, 2º
Enviar e-mail para o SATE - Sup. SATE: João Paulo Gomes – Ramal: 19 3521-3839
Localização: bl. E, LE24, 2º - SATE: Bruno Santos Battistella – Ramal: 19 3521-3839
Localização: bl. E, LE24, 2º - SATE: Equipe – Ramal: 19 3521-3839
Localização: bl. E, LE24, 2º - Almoxarifado: – Ramal: 19 3521-3841
Localização: bl. E, LE26, 2º
Enviar e-mail para o Almoxarifado