DEEB
Departamento de Eletrônica e Engenharia Biomédica (DEEB)

Sobre o DEEB
Origem e Estrutura
O DEEB surgiu da fusão de quatro departamentos da antiga FEE, agora FEEC: DSIF, DEMIC, DMCSI e DEB. Atua em ensino e pesquisa nas áreas de eletrônica, fotônica, semicondutores, controle inteligente, engenharia biomédica e educação em engenharia.
Atuação em Eletrônica e Microfabricação
Desde os anos 1970, a FEEC desenvolve pesquisas pioneiras em eletrônica, resultando no CCSNano, referência em micro/nanoeletrônica e nanofotônica. O DEEB integra atividades de fabricação e projeto de dispositivos, sensores e sistemas MEMS/NEMS.
Automação e Sistemas Inteligentes
Com base no antigo Departamento de Automação da FEC, o DMCSI impulsionou pesquisas em controle de máquinas, inteligência artificial e modelagem computacional. Hoje, essas linhas são desenvolvidas no LCSI, vinculado ao DEEB.
Engenharia Biomédica
Iniciada nos anos 1970, a área ganhou força com a criação do CEB em 1982. Desde então, atua em colaboração com unidades médicas da UNICAMP, abrangendo bioengenharia, engenharia clínica, neuroengenharia e reabilitação. Conta com laboratórios especializados como o LPCv, LUSIB, NER Lab, LNGTS, LabNECC e o INCT Biofabris.
Formação Acadêmica
O DEEB forma alunos em todos os níveis — iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado — com pesquisas aplicadas e interdisciplinares em áreas na fronteira do conhecimento científico.
Pesquisas
Bioengenharia
Pesquisadores:
- Eduardo Tavares Costa
- José Wilson Magalhães Bassani
- Leonardo Abdala Elias
- Pedro Xavier de Oliveira
- Rosana Almada Bassani
- Dra. Carina Marconi Germer
Engenharia Clínica e Hospitalar
Pesquisadores:
- Eduardo Tavares Costa
- José Wilson Magalhães Bassani
Engenharia de Reabilitação
Pesquisadores:
- Antonio Augusto F. Quevedo
- Leonardo Abdala Elias
- Dra. Carina Marconi Germer
Engenharia Médica e Biológica
Pesquisadores:
- Eduardo Tavares Costa
- José Wilson Magalhães Bassani
- Leonardo Abdala Elias
- Pedro Xavier de Oliveira
- Rosana Almada Bassani
- Dra. Carina Marconi Germer
Projetos
Grupo de Energias Renováveis e Tecnologias de Armazenamento (GERAM)
Projeto Recicla Eletrônicos
Vídeos
Assista a vídeos sobre nossas pesquisas
Equipe e contato
Chefe:
Prof. Marcos Vinicius Puydinger dos Santos
mpuyding@unicamp.br
+55 (19) 3521-3742
Sala: 212A
Vice-chefe:
Prof. Leandro Tiago Manera
lemanera@unicamp.br
+55 (19) 3521-3727
Sala: 202
Secretaria:
Jaqueline Bisson Ercolini Lopes
jaque@unicamp.br
+55 (19) 3521-3707
Sala: 215 Bloco A
Funcionários
Alexandre da Luz Kume – Tecnólogo
Fone: (19) 3521-3880 – kume@unicamp.br – Localização: Bloco G2 Sala LE-01G
Alfredo C. Peterlevitz – Físico
Fone: (19) 3521-3879 – alfredoc@unicamp.br – Localização: bl. G2, LE-02G
Audrey Roberto Silva – Físico
Fone: (19) 3521-3880 – audreyr@unicamp.br – Localização: Bloco G2 Sala LE-01G
Ryan Pinto Ferreira – Engenheiro Eletricista
Fone: (19) 3521-3851 – ryanpf@unicamp.br – Localização: bl. B, LE-24/25
Docentes
Jose Wilson Magalhaes Bassani
(19)3521 9287 (CEB) (19)3521 3712
In Memoriam
- Prof. Dr. Vitor Baranauskas
Vitor era Professor Titular da FEEC/DSIF, tendo se graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica (1975) e em Física pelo Instituto de Física da USP (1976). Era Mestre (1979), Doutor (1982) e Livre Docente (1991) em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Foi Professor Conferencista no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (1985) e Professor Visitante na University of Oxford, (2001-2002). Realizou a Cátedra Unicamp-Santander nas Universidades Complutense de Madri e Politécnica de Madri (2006-2007). Participava da comunidade científica internacional em nanotecnologia, conselheiro da ICNT (International Conference on Nanoscience and Technology), da ICPEPA (International Conference on Photo-Excited Processes and Applications), entre outras. Desenvolveu e orientou pesquisas de base e interdisciplinares em temas como: interação da radiação eletromagnética com sistemas biológicos, tecnologia do diamante e nanopartículas, desenvolvimento de próteses ósseas e de cartilagem com polímeros misturados com nanopartículas, sensores de silício poroso e óxidos transparentes, microscopia de tunelamento e força atômica. Era Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi autor de centenas de artigos científicos e detentor de diversas patentes. Orientou mais de 40 mestrados e 20 doutorados. Deixa, assim, um grande legado acadêmico para a Unicamp e o Brasil.
- Prof. Dr. Furio Damiani
Furio Damiani foi docente da FEEC/DSIF desde 1974. Aposentou-se como Professor Associado em 2011 e continuou a desempenhar suas atividades como Professor Colaborador da FEEC. Foi um dos precursores da microeletrônica nacional. Ajudou a estruturar a Faculdade de Engenharia Elétrica e, no então Laboratório de Eletrônica e Dispositivos (LED), projetou e construiu um implantador de íons. Empenhou-se em atividades de laboratório e compartilhava com alunos e amigos os seus conhecimentos e novidades que envolviam engenharia e física. Participou de quatro projetos de pesquisa na área de projetos de circuitos integrados que resultaram em acesso a pacotes de softwares industriais, abertos aos alunos de graduação e pós-graduação (Mentor Graphics e Synopsys). Foi fundador do Laboratório de Computação Aplicado a Engenharia Elétrica LCAEe, Chefe do Departamento de Semicondutores Instrumentos e Fotônica nos períodos de 1991-1995, 1996-1997 e 2001, membro da Comissão de Pós-graduação da FEEC, membro examinador da CPP-I desde 1999, Coordenador Associado do Núcleo de Informática na Comunicação Sonora (NICS) e Membro de seu Conselho e foi assessor ad-hoc da FAPESP. Falecido em janeiro de 2016, Furio, que nos brindou com sua presença e ajudou a construir a Unicamp, deixa suas marcas e saudades…
- Prof. Dr. Edson Moschim
O Prof. Edson Moschim foi Professor Titular na FEEC/Unicamp. Possuía graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecilia (UNISANTA), Santos, SP (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP (1983) e doutorado em Optoeletrônica pela Université Paris-Sud, Orsay, França (1989). Durante 3 anos (1982-1985) trabalhou na FEEC como engenheiro pesquisador do CPqD, através da Fundação Tropical de Pesquisa (Fundação André Tosello), atuando no ELO 34 – primeiro sistema de comunicações digitais por fibras ópticas, brasileiro, de 480 canais ( 34Mb/s). Obteve, junto com a equipe, o prêmio “Melhores da Tecnologia 1984”. Foi professor da FEEC desde 1985 e obteve o título de Professor Titular em 2004. Foi candidato a Reitor para a gestão 2005-2009, sendo o terceiro da lista tríplice. Passou 4 meses na Escola Politécnica de Madrid como Professor Convidado através da Cátedra Santander. Publicou mais de 300 trabalhos técnicos em congressos internacionais e nacionais, revistas especializadas nacionais e internacionais, relatórios técnicos e de pesquisa e teses de mestrado e doutorado. Foi o mentor do software LightSim, um dos primeiros softwares, a nível mundial, de simulação de sistemas ópticos. Orientou quase 100 alunos (mestrado, doutorado e iniciação científica). Ministrou mais de 70 disciplinas (aproximadamente 30 diferentes) nos cursos de pós-graduação e graduação da UNICAMP. Foi paraninfo e professor homenageado várias vezes de turmas formandas na UNICAMP. Tinha experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em telecomunicações, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicações ópticas, tecnologia fotônica, software educacionais, sistemas de comunicação, eletromagnetismo, sensores à fibras ópticas, simulação sistêmica e educação pela internet. Foi ganhador de diversos prêmios e medalhas. Teve grande atuação social, sempre apoiando entidades e pessoas. A porta da sua sala na FEEC permanecia sempre aberta e recebia a todos com igual atenção, o que fez dele uma pessoa muito querida.
Prof. Dr. Sérgio Santos Mühlen
O Professor Sérgio Santos Mühlen fez sua graduação em Engenharia Elétrica (1982) e mestrado em Engenharia Elétrica (1985) na área de Engenharia Biomédica na FEEC/UNICAMP, concluiu seu doutorado em 1989 (Doctorat-ès-Sciences pela École Nationale d’Electricité et Mécanique, do Institut National Polytechnique de Lorraine, França) também na área de Engenharia Biomédica. Realizou pós-doutorado na McGill University (2007) em Montreal (Canadá) e na École Centrale de Lyon, França (2010). Iniciou sua carreira na FEEC em 1990 sendo contratado como Professor Doutor. Aposentou-se como Professor Associado (MS-5.3) tendo feito o Concurso de Livre-Docência em 2003. Atuou sempre como docente do então Departamento de Engenharia Biomédica (DEB) da FEEC, com atividades de ensino, pesquisa e orientação em equipamentos médico-hospitalares, ultrassom de potência, engenharia clínica e gerenciamento de riscos e recursos hospitalares, interferência eletromagnética na área da saúde, efeitos biológicos de radiações.
Foi Chefe do DEB/FEEC e foi Diretor do Centro de Engenharia Biomédica (CEB/Unicamp). Fora da Unicamp, foi bastante ativo na Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), tendo sido seu Vice-Presidente e Presidente, entre outros cargos diretivos. Ocupava a Presidência do CORAL – Conselho Latino Americano para Engenharia Biomédica, com mandato que expiraria em 2022. Aposentou em 2017, tendo continuado a colaborar como Professor Colaborador na FEEC em pesquisas na área de Eng. Biomédica. Professor com excelente didática. Será certamente lembrado com carinho por todos da FEEC e da área de Engenharia Biomédica.