Alunos regulares

Seções

 

Ingresso

Conforme Edital, candidatos  passam por um processo seletivo de admissão para se candidatarem aos títulos de Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. A admissão de novos alunos regulares no Programa de Pós-graduação da FEEC dá-se nos meses de março e agosto. Consulte o Edital aqui.

Inscrição

Os períodos de inscrição podem ser vistos no calendário. Faça sua inscrição aqui e siga as instruções do item Seleção (abaixo) para o envio de documentação complementar. 

Note que a inscrição é feita exclusivamente pelo Sistema de Gestão Acadêmica da UNICAMP, acessível a partir da página da CPG-FEEC-UNICAMP (Alunos Regulares → Ingresso) ou da página da Diretoria Acadêmica – DAC/Unicamp (página inicial → serviços online → alunos → SIGA – ingresso na pós-graduação).

Seleção

A seleção dos alunos regulares é feita de forma independente em cada departamento da FEEC. Por isso, os candidatos poderão indicar até dois departamentos que melhor atendam os seus interesses de pesquisa, assinalando-os em ordem de prioridade na ficha de inscrição. O calendário com os períodos de inscrição está divulgado nas páginas da Unicamp, juntamente com as instruções de procedimento.

De acordo com a Instrução CPG-FEEC 42, a seleção dos candidatos aos cursos de pós-graduação da FEEC baseia-se na análise de documentos, cujas cópias digitalizadas (preferencialmente no formato PDF) devem ser enviadas por email à CPG/FEEC (cpg@fee.unicamp.br) no período de inscrição. No assunto do email indique seu nome, o departamento (DCA, DEB, DECOM, DSE, DSIF) de sua preferência e o curso pretendido. Exemplo: João Pedro Pereira, DCA, Mestrado. Documentos e informações que devem compor o email: 

  • Formulário de inscrição (gerar .pdf a partir do formulário online da DAC)
  • Currículo (preferencialmente, o currículo Lattes no formato PDF)
  • Histórico escolar de graduação e de pós-graduação (este último no caso de candidatos ao curso de Doutorado)
  • Diploma/Certificado de conclusão/Declaração de provável formando/Declaração de Dissertação do Mestrado (este último no caso de candidatos ao curso de Doutorado)/Alunos de mestrado da FEEC/Unicamp que desejam inscrever no Doutorado devem enviar carta do orientador informando data prevista de defesa de tese
  • Inclua no corpo do seu email para cpg@fee.unicamp.br a indicação de duas pessoas para referência (por exemplo, ex-professores), fornecendo nome, email e instituição.

Eventualmente, poderão ser agendadas entrevistas com os candidatos.

A CPG/FEEC recomenda que os candidatos entrem em contato com os professores do(s) departamento(s) de seu interesse, visando prover informações adicionais que auxiliem no processo de seleção. Os critérios de seleção não são estabelecidos pela CPG/FEEC. 

O resultado do processo de seleção é divulgado somente na página da CPG/FEEC.

Vagas

O número de vagas varia a cada período letivo segundo a disponibilidade de orientação existente em cada Departamento. A CPG estabelece um limite de orientados por docentes (Instrução CPG-FEEC 34).

 

Matrícula - ingressantes

Informações básicas para todos os alunos ingressantes:

  • O período para matrícula é definido no calendário, e as instruções para matrícula estão disponíveis nas páginas da Unicamp. Para efetivar sua admissão é necessário que o aluno compareça à secretaria de Pós-Graduação da FEEC nos dias especificados, no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.
  • Antes da efetivação da matrícula na secretaria de Pós-Graduação da FEEC, o aluno deverá entrar em contato com o orientador que o aceitou, a fim de definir as disciplinas que serão cursadas no semestre.
  • Se a matrícula for efetuada por procuração, não há necessidade do reconhecimento de firma em cartório. Clique aqui para baixar o modelo de procuração.
  • Os alunos reingressantes devem seguir os procedimentos de matrícula, porém não há necessidade da entrega dos documentos novamente.
  • Em caso de dúvida, favor contactar a secretaria de Pós-Graduação da FEEC. 

 

Documentos exigidos - alunos brasileiros:

Após a matrícula, os estudantes brasileiros devem fazer o upload dos seguintes documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação):

  • diploma de Graduação devidamente registrado (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de conclusão de Graduação);
  • Diploma de mestre, no caso de doutorado;
  • carteira de identidade (RG);
  • cadastro de pessoa física (CPF)
  • certidão de nascimento ou casamento;

 

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Documentos exigidos - alunos estrangeiros:

Pontos importantes: 

1) A UNICAMP enviará carta de aceitação para a obtenção de visto;

2) Estudantes estrangeiros, antes de efetuar a matrícula em curso nas Secretarias de Pós-Graduação da Unidade de Ensino, deverão comparecer ao Atendimento da DAC com cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:

  • página de identificação do passaporte
  • página do passaporte que contém o visto
  • página do passaporte com o carimbo de entrada no país
  • Carteira de Registro Nacional de Migrante (CRNM) ou protocolo de registro de visto ou agendamento para registro na Polícia Federal 

 

Caso seja portador de visto permanente, será suficiente a apresentação de CRNM válido.

Após o comparecimento na DAC, o estudante deverá comparecer na Secretaria de Pós-Graduação para efetuar sua matrícula nos dias e horários previstos no calendário escolar. 

Após a matrícula, os estudantes estrangeiros devem fazer o upload dos seguintes documentos no site da DAC, no Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA > Documentos > Inserir documentos para ingresso em curso regular de Pós-Graduação):

  • diploma de Graduação (excepcionalmente, este pode ser substituído temporariamente pelo Certificado de Conclusão de Graduação)
  • certidão de nascimento ou casamento;
  • cadastro de pessoa física (CPF)
  • Diploma de mestre, no caso de doutorado.

 

Esse procedimento deve ser feito até 30 (trinta) dias após o ingresso na Universidade.

No caso de documentos emitidos por instituições sediadas no exterior, consulte Documentos produzidos no exterior.

Informações sobre tipos de Vistos para o Brasil, acesse Orientações sobre Visto para Estrangeiros

Em caso de estudante reingressante (que já se matriculou na Unicamp anteriormente), o comparecimento ao Atendimento da DAC também se faz necessário.

 

Matrícula em disciplinas para alunos regulares

  • Fique atento ao calendário para a realização da matrícula semestral.
  • A partir do seu segundo semestre, o aluno terá a matrícula em AA001 (Dissertação de Mestrado) ou AA002 (Tese de Doutorado) feita automaticamente.

 

Aproveitamento de estudos

O aluno poderá solicitar o aproveitamento de estudos em disciplinas cursadas na FEEC, em outras unidades da UNICAMP e em outras instituições.

Consulte aqui a legislação básica correspondente. Além disso, é importante notar que o tempo de titulação e os tempos mínimo e máximo de integralização são afetados pela convalidação de créditos, conforme estabelece a Resolução GR 58/01, de 25/06/2001.
 

Procedimento:

  • Preencha o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos (convalidação de créditos) aqui.
    • Notar que há campos assinalados como obrigatórios (Campo obrigatório).
    • Códigos dos cursos: 11 (Mestrado) ou 61 (Doutorado).
    • Nome dos cursos: Engenharia Elétrica.
    • Áreas de concentração: ver aqui.
    • Número de matrícula e nome do Coordenador Geral da CPG: 28967-5 - Renato da Rocha Lopes
    • Atenção: se você já realizou os exames de proficiência na língua inglesa e qualificação em ingresso anterior na FEEC para o mesmo curso/nível, deverá solicitar o aproveitamento desses exames também. Para o aproveitamento da proficiência na língua inglesa, preencha o formulário disponível aqui. Para o exame de qualificação basta incluir a informação no formulário de aproveitamento de proficiência na língua inglesa no espaço observações.
  • Para as disciplinas cursadas na UNICAMP, entregue seu histórico escolar. No caso de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino, apresente também os documentos originais para conferência com a cópia, contendo informações sobre ementa, carga horária, nota/conceito, etc. Toda a documentação deve ser entregue na secretaria da CPG/FEEC.

 

Alteração de Matrícula

O aluno poderá solicitar alteração de matrícula em disciplinas, na página da DAC > Estudantes > Alteração de Matrícula, respeitado período definido no calendário.

 

Desistência de disciplinas

O aluno poderá solicitar a desistência de matrícula em disciplinas, através dos Serviços Acadêmicos - DAC, respeitado período definido no calendário.

 

Bolsas de Estudo

Quota institucional CNPq/CAPES

Aos alunos regulares em regime de dedicação exclusiva e tempo integral podem ser atribuídas bolsas da quota institucional CNPq/CAPES. A regulamentação referente às bolsas da quota institucional pode ser consultada aqui.

As bolsas disponíveis são atribuídas pela CPG/FEEC aos departamentos segundo os critérios estabelecidos na Instrução CPG-FEEC 40 e Resolução da Congregação 178/2006. Os departamentos, por sua vez, atribuem as bolsas a seus alunos de acordo com critérios próprios. A disponibilidade de bolsas em cada período depende fundamentalmente do número de bolsas liberadas pelos alunos que concluem seus cursos e da quota concedida anualmente pelas agências financiadoras. As bolsas são alocadas à medida que há disponibilidade, até 15/junho, seguindo a pilha de prioridades gerada no primeiro semestre, e até 15/janeiro do ano seguinte, seguindo a pilha de prioridades gerada no segundo semestre. Não são feitas alocações de bolsas nos meses de julho e fevereiro.

Acompanhe o processo de atribuição de bolsas da quota para: 

 

Veja a previsão de liberações de bolsas da quota institucional.

 

Bolsistas do CNPq: Para realizar o envio do relatório técnico, é necessário acessar a home page do CNPq e clicar em "Bolsas e Auxílios", "Prestação de Contas" e depois "Relatório técnico e prestação de contas de bolsas". O relatório técnico deverá conter a descrição das atividades realizadas durante a vigência da bolsa. Não há um modelo específico, no entanto, os seguintes dados são obrigatórios:

  • identificação do projeto;
  • introdução;
  • atividades desenvolvidas;
  • resultados obtidos; e
  • considerações finais.

Caso tenha ocorrido a titulação, a cópia da ata de defesa deverá ser anexada no mesmo arquivo, com tamanho máximo de 1,5 Mb.

O relatório técnico deve ser enviado através de http://efomento.cnpq.br/efomento/.

Bolsistas de doutorado recebem também recursos provenientes da taxa de bancada, destinados à manutenção e melhoria das atividades necessárias ao desenvolvimento da programação acadêmica, da pesquisa e do projeto de tese, só podendo ser aplicados com a concordância do orientador ou supervisor. Estes devem também prestar contas por meio de formulário eletrônico disponível na home page do CNPq acessando o link "Bolsas e Auxílios" -> "Prestação de Contas".

Conforme orientações do site do CNPq (Bolsas por Cotas no País) é obrigação do bolsista: 4.3.2 e) encaminhar ao coordenador do curso cópia do relatório técnico final e, no caso de doutorado, cópia da prestação de contas das taxas de bancadas efetivamente recebidas. As cópias devem ser encaminhadas por meio do "Fale Conosco" da página da CPG-FEEC.

A norma para prestação de contas pode ser consultada aqui. Para sanar quaisquer dúvidas, consulte a legislação básica no CNPq. 

FAPESP

Bolsas da FAPESP devem ser solicitadas individualmente pelos orientadores. Veja mais informações aqui.

 

PDSE - CAPES (doutorado sanduíche)

O PDSE é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado com nota igual ou superior a 3 obtida na última Avaliação Trienal. As bolsas serão destinadas aos alunos brasileiros regularmente matriculados nos cursos de doutorado das IES participantes, com potencial científico para o desenvolvimento dos estudos propostos no exterior. Veja informações detalhadas no ofício circular PRPG/BOLSAS/240/2011 e na página web da CAPES.

PEC/PG - CAPES

Aos candidatos estrangeiros provenientes da América Latina, África e alguns outros países recomenda-se entrar em contato com as respectivas Embaixadas do Brasil de seus países e solicitar informações sobre o Programa de Estudantes Convênio de Pós-graduação - PEC/PG - da CAPES. Este programa fornece bolsas para alunos estrangeiros dos países conveniados. O período de inscrição dos candidatos costuma ser durante os meses de março e abril e a prova de português no mês de maio. Veja informações detalhadas aqui.

PIQDTec - CAPES

O Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PIQDTEC) tem por objetivo viabilizar a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, dos integrantes do quadro de pessoal permanente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Veja informações detalhadas aqui.

 

Proficiência na Língua Inglesa

 

O exame de proficiência na língua inglesa está previsto no Regimento Geral dos Cursos de Pós-graduação da UNICAMP e no Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da FEEC, sendo regulamentado pela Instrução CPG-FEEC 44 da CPG/FEEC.

Sugere-se que o exame de proficiência em língua inglesa seja submetido juntamente com o exame de qualificação.

O procedimento de submissão de exame de proficiência em língua inglesa é o seguinte:

  • Providenciar documentação comprobatória da proficiência na língua inglesa de acordo com o Artigo 2º da Instrução CPG-FEEC 44 (atestato de pontuação dos exames citados, ou cópia do exame realizado sob a responsabilidade do departamento, sendo este último rubricado pelo examinador).
  • No caso de candidato aprovado, preencher, gerar arquivo PDF e imprimir o formulário de solicitação disponível aqui. Alguns detalhes de preenchimento:
    • Notar que há campos assinalados como obrigatórios (Campo obrigatório).
    • Códigos dos cursos: 11 (Mestrado) ou 61 (Doutorado).
    • Nome do curso: Engenharia Elétrica.
    • Áreas de concentração: Consulte seu histórico escolar.
    • Colocar a data de realização do exame no campo Data do exame.
    • Língua: 63 - Inglês.
    • Coordenador da CPG: 28967-5 (matrícula) e -  Renato da Rocha Lopes (nome).
    • O formulário deverá conter o nome, matrícula e assinatura do examinador. Não há um campo específico para eles, então, sugere-se que apareçam no final do Parecer. Caso seja mencionado explicitamente documento de comprovação anexado (como por exemplo o TOEFL) em outra língua, deve-se anexar também tradução juramentada do mesmo. Se não houver menção, dispensa-se a tradução.
  • Entregar documentação na secretaria de Pós-graduação da FEEC.

 

Exame de Qualificação

 

O exame de qualificação está previsto no Regimento Geral dos Cursos de Pós-graduação da UNICAMP e no Regulamento dos Cursos de Pós-graduação da FEEC, sendo regulamentado pela Instrução CPG-FEEC 43. A monografia deverá ter no máximo 20 páginas e conter os seguintes elementos: Objetivos e justificativas do projeto de pesquisa; Revisão bibliográfica resumida; Metodologia utilizada; Plano de trabalho e cronograma; Resultados e conclusões parciais. 

  • A solicitação do exame de qualificação deverá ser feita através do Sistema Acadêmico (SIGA) https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/default/login.xhtml.
  • A reserva de sala  deve ser efetuada pelo orientador ou secretária do departamento e inserida no SIGA no ato da solicitação do exame.
  • A solicitação será enviada para a validação da secretaria (que pode ocorrer em até 3 dias úteis) e do orientador. O processo pode ser acompanhado pelo aluno através do sistema.

 

ATENÇÃO: o Exame de Qualificação deve ser realizado: 

  • Mestrado: até fim do 3º semestre letivo (julho e dezembro)
  • Doutorado: até fim do 5º semestre letivo (julho e dezembro)

 

 

Dissertação/Tese

 

Pré-requisitos para solicitar defesa:

  • Não ter nenhuma pendência no SIGA, quanto à documentos, qualificação, proficiência em língua estrangeira, código de ética e créditos convalidados.
  • Ter publicado/submetido pelo menos um artigo em congressos, revistas, livros, capítulos de livros, patentes e registros de software (instrução CPG/FEEC 39).

 

Procedimentos para Defesa

  1. Encaminhar os comprovantes dos artigos submetidos/publicados através do SIGA e notificar a CPG pelo e-mail cpg@fee.unicamp.br. A CPG liberará o sistema para que o aluno possa pedir a defesa.
  2. Solicitar a defesa pelo Sistema Acadêmico (SIGA) com mínimo de 40 dias de antecedência à data prevista para a defesa. O pedido de defesa será enviado para a validação da secretaria (que pode ocorrer em até 5 dias úteis), do orientador e da coordenação. O processo deve ser acompanhado através do Sistema Acadêmico (SIGA).
  3. Caso os membros externos titulares precisem de auxílio financeiro para custear sua vinda, solicitar que estes preencham a Ficha de Membros Externos. ATENÇÃO: Os pedidos para membros externos só serão efetuados após a validação da defesa pelo orientador.

 

MODELO DISSERTAÇÃO/TESE: Word-Português

Observações:

- As dissertações e teses devem seguir o formato determinado pela UNICAMP, especificado na Informação CCPG 002/2018. Note que a redação e a defesa de dissertações e teses pode ser em português, inglês ou espanhol. 
- Na seção Agradecimentos, os alunos bolsistas devem seguir as orientações definidas pelo OF. CIRCULAR PRPG nº 002/2019, em razão de possuir bolsa CAPES, CNPQ ou FAPESP.
- Não é necessário especificar a sala onde ocorrerá a defesa, esta será agendada pela CPG de acordo com a disponibilidade.
- No Mestrado, a banca deve ser composta por 3 membros titulares e 2 membros suplentes. Os membros externos da Comissão Examinadora deverão ser externos ao Programa de Pós-Graduação da FEEC. (Artigo 40 do Regimento Geral de Pós-Graduação da Unicamp)
- No Doutorado, a banca deve ser composta por 5 membros titulares e 3 membros suplentes. Os membros externos deverão ser externos ao Programa de Pós-Graduação e à Unicamp (Artigo 40 do Regimento Geral de Pós-Graduação da Unicamp).
Os pós-doutorando da FEEC são considerados membros internos.

 

Dia da defesa

  • Chegar com antecedência e pegar a chave da sala reservada na portaria
  • Testar equipamentos a serem utilizados na apresentação
  • Ao final, desligar aparelhos, fechar a sala e devolver chave na portaria

 

Pós-defesa

Após a defesa e a realização das correções sugeridas pela banca examinadora, deverá ser solicitada a catalogação da tese/dissertação na BAE (ficha catalográfica), acessando: https://bae.unicamp.br/site/

A folha de informação sobre a banca que será inserida na versão final da dissertação/tese deve seguir o seguinte modelo: mestrado e doutorado.

O Arquivo da versão final da dissertação/tese deve ser enviado através do Sistema Acadêmico (SIGA) https://www1.sistemas.unicamp.br/siga/ingresso/default/login.xhtml para a verificação da formatação, pela Secretaria e em seguida pela PRPG.

 

Impressão de Tese/Dissertação

A requisição da versão impressa é facultada ao interessado. Não é necessária a entrega de versão impressa na Secretaria. O pagamento das cópias impressas/encadernação pelo aluno serão de sua responsabilidade.
O aluno deve se atentar na formatação do trabalho a ser impresso, de forma que o arquivo enviado para a Gráfica esteja com os inicios de itens e capítulos em páginas impares, para serem impressos como frente.
O aluno deve preencher o formulário de Requisição de Serviços Gráficos e enviar pelo Fale Conosco para assinatura do Coordenador. Dados para preenchimento da requisição:

  • Na Requisição de Serviços Gráficos/Teses inserir no item Nome do Autor: nome completo , e-mail e telefone".
  • No item RESPONSÁVEL/EMAIL/RAMAL, incluir: Nome do aluno/e-mail do aluno/telefone do aluno, respectivamente.
  • A Requisição de Serviços Gráficos assinada pelo Coordenador poderá ser retirada na Secretaria de Pós-Graduação da FEEC após três dias úteis. É de responsabilidade do aluno encaminhar a dissertação/tese à Gráfica Central da UNICAMP para reprodução.

O aluno deverá entregar na gráfica central da Unicamp:

- Duas vias da Requisição de Serviços Gráficos assinada pelo Orientador.
- Um pendrive ou CD com a dissertação/tese em formato PDF, arquivo único, contendo o texto final integral.
- Comprovante de transferência ou depósito dos custos de impressão. O aluno deverá calcular os custos de acordo com a INFORMAÇÃO PRPG nº 001/2013 (Calculadora aqui). O valor deverá ser depositado no Banco do Brasil, agência 4203-X, conta corrente: 44353-0 (Serviços UNICAMP/Serviços gráficos)

ATENÇÃO:

  • A gráfica não receberá solicitação de impressão sem o comprovante de despesa do aluno. Próximo à Gráfica está localizada uma agência do Banco do Brasil.
  • ​O aluno também poderá encaminhar à Gráfica, seguindo todas as regras estabelecidas pela Universidade, os exemplares impressos somente para encadernação.
  • Outras informações no site da DGA.

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Religamento para defesa

Os alunos que foram desligados do programa de Pós-graduação da FEEC por terem excedido o prazo de integralização poderão ser religados para fim específico de defesa de dissertação/tese, desde que satisfaçam os requisitos do Artigo 15 da Deliberação CONSU-A-010/2015, de 11-08-2015, que dispõe sobre o Regimento geral dos cursos de pós-graduação da UNICAMP.

para solicitação de reingresso exclusivamente para defesa de dissertação/tese deve ser entregue ofício de acordo com o seguinte Modelo.

Importante: como o religamento só pode ser realizado uma única vez e a defesa deverá ocorrer no máximo seis meses após a efetivação do mesmo, sugere-se, por segurança, que o aluno:

  1. somente solicite o religamento no momento em que houver segurança de que a defesa de fato ocorrerá dentro do período estabelecido pelo Artigo 15, e/ou
  2. faça também sua inscrição para um novo ingresso como aluno regular no respectivo curso nos períodos indicados no calendário.

 

 

 

Cotutela de Teses de Doutorado

 

Acordos de cotutela são convênios específicos envolvendo docentes da Unicamp e de uma instituição estrangeira, compartilhando a orientação de um aluno de doutorado. Acordos de cotutela são assinados na Unicamp pelo presidente da Comissão Central de Pós-Graduação (Pró-Reitor de Pós-Graduação). Existe um Capítulo específico para cotutela no Regimento Geral dos Cursos de Pós-Graduação da Unicamp, e o procedimento para a implementação de acordos de cotutela bem como os modelos de texto em português e em inglês podem ser encontrados na página da PRPG. Na FEEC, o processo deve ser iniciado nos departamentos, com parecer e aprovação do conselho departamental; em seguida, deve ser encaminhado à CPG para deliberação e, finalmente, ser aprovado pela Congregação da FEEC. 
 

 

 

Consulte aqui a legislação básica pertinente.