Siga a FEEC nas redes sociais:

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação da Unicamp permite a opção por uma de duas modalidades:

  • Sistemas de Computação (modalidade AA),
  • Sistemas e Processos (modalidade AB). A FEEC é responsável pelas disciplinas dessa modalidade.

A partir do 6o. semestre, o aluno que optar pela modalidade AB poderá cursar todas as disciplinas restantes na FEEC.

A partir desta página é possível identificar o perfil do engenheiro de computação formado pela Unicamp e como ingressar no curso de Engenharia de Computação. Por último é colocado o currículo dos cursos de Engenharia de Computação.

O/A Engenheiro/Engenheira de Computação

O Engenheiro de Computação é um novo tipo de profissional que passou a ser exigido pelos avanços da informática e da ciência computacional. Esse profissional deve ter um perfil diversificado que abrange as diversas facetas da informática, compreendendo a construção, programação e aplicação de sistemas computacionais nos mais variados campos como projeto de software, projeto de hardware, e aplicações.

Visando alcançar esse perfil, o curso de Engenharia de Computação oferece, a partir da metade do curso, a opção entre duas modalidades de formação:

  • Sistemas de Computação – modalidade AA, voltada para as atividades específicas da indústria de informática e aplicações; e
  • Sistemas e Processos – modalidade AB, voltada para a construção e aplicação de sistemas computacionais em diversas áreas como telecomunicações, automação, engenharia biomédica e outras.

Cada modalidade tem 60 vagas; em caso de excesso de procura por uma modalidade terão prioridade os alunos com melhores notas nas disciplinas realizadas até o quinto semestre, quando ocorre a opção por modalidade.

A formação do Engenheiro de Computação da UNICAMP é sólida, vai dos fundamentos da Engenharia até a Ciência da Computação, passando pelas especializações técnicas em software, hardware e aplicações da informática. Assim, o engenheiro de computação poderá atuar em qualquer área da informática, seja em empresas de produção de computadores, seja em empresas ou ndústrias usuárias de informática. Há também um bom campo de trabalho em grupos financeiros, centros de pesquisa e desenvolvimento, universidades, estabelecimentos de ensino e no serviço público.