Sobre a FEEC
A Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) está comprometida com a excelência acadêmica desde a sua criação, destacando-se pela qualidade da educação, pesquisa científica e tecnológica e atividades de extensão.
Por meio de seu sistema de ensino público e gratuito, todos os anos cerca de 100 estudantes são admitidos no curso de Engenharia Elétrica e 90 no curso de Engenharia da Computação, em parceria com o Instituto de Computação da UNICAMP.
Nossos engenheiros são preparados para agir de forma abrangente por meio de um currículo multidisciplinar, com a possibilidade de se especializar na obtenção de Certificados de estudos em várias áreas específicas. Quase um terço das disciplinas de graduação é ministrado em laboratórios, colocando os alunos em contato com as tecnologias atuais e suas melhores práticas associadas.
O corpo docente, com 74 professores doutores, contribui para o desenvolvimento nacional, formando mais de 5.000 engenheiros, 2.500 mestres e 1.200 doutores, com cerca de um quarto de todos os doutores da área no Brasil. Assim, a FEEC é reconhecida pelos órgãos educacionais nacionais e rankings internacionais por sua excelência nos programas de graduação e pós-graduação, oferecendo um ambiente interdisciplinar e colaborativo, em contato com as tendências atuais.
Salienta-se que a FEEC forma talentos. Por exemplo, o engenheiro Mateus Corato Zanarella, ex-aluno da FEEC, durante sua graduação obteve o maior coeficiente de rendimento (0,991) da história da Unicamp. Trata-se do melhor aluno da Unicamp de todos os tempos. O engenheiro Christiano Amon, também ex-aluno da FEEC, é o Presidente da Companhia internacional Qualcomm, que fornece o chip da telefonia 5G, uma das maiores companhias na área de eletrônica com mais de 30 mil funcionários. Trata-se de um ex-aluno com o cargo mais importante da história da Unicamp. E a Unicamp reconheceu a excelência do Cristiano Amon, tanto que o premiou como Doutor Honoris Causa. Portanto, a FEEC é um ambiente propício para desenvolvimento acadêmico e profissional.
Assim, nossos alunos estão preparados para o mercado, com formação sólida e podem trabalhar nas universidades, centros de pesquisas, indústrias, empresas públicas e privadas e até em bancos e no mercado financeiro.
Nosso ensino de alta qualidade está intimamente ligado à proximidade entre ensino e pesquisa. As atividades de pesquisa são realizadas em quatro departamentos que atendem a seis áreas:
- Automação,
- Engenharia Biomédica,
- Engenharia de Computação,
- Eletrônica, Microeletrônica e Optoeletrônica,
- Telecomunicações e Telemática,
- e Energia elétrica.
Nossos membros do corpo docente estão profundamente envolvidos com a pesquisa da mais alta qualidade para aplicações acadêmicas e industriais, contribuindo para um ecossistema de tecnologia vital ao seu redor, alcançando impacto em todo o mundo por meio de nossos talentosos ex-alunos, colaborações com grupos de pesquisa internacionais, intercâmbio de pesquisadores e estudantes, incluindo programas de graduação dupla com universidades líderes da Europa, Américas e Ásia.
Vale salientar que a FEEC se sente honrada de ter em seu quadro excelentes pesquisadores. Por exemplo: três dos nossos docentes, Professores José Cláudio Geromel, Pedro Luis Dias Peres e Fernando José Von Zuben, estão entre os vinte melhores pesquisadores do Brasil pelo ranking da Guide2Research em sua “the 6th Edition of our 2020 Ranking of Top 1000 Scientists in the field of Computer Science and Electronics”.
Tudo isso é traduzido no número significativo de pedidos de patentes e licenciamento de tecnologias, que é um indicativo relevante de inovação. O resultado da sinergia entre alunos e professores, com vistas ao empreendedorismo, gera novas empresas de tecnologia, resultando em novos empregos.
Neste contexto, a FEEC recebeu nos anos de 2018 e 2019 o prêmio na Categoria Destaque na Transferência de Tecnologia pela agência de Inovação da Unicamp, a Inova, sendo a FEEC a Unidade com maior número de tecnologias/patentes licenciadas nos dois últimos anos. Assim, a FEEC é bi-campeã em licenciamentos de patentes.
Importante salientar ainda que, segundo os dados da Inova, são 717 “Empresas-filhas” originadas na Unicamp, que faturaram R$ 4,8 bilhões em 2018, e R$ 7,9 bilhões em 2019 com 30 mil empregos diretos, e 19,5% das companhias foram originadas a partir de alunos, ex-alunos e professores da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Trata-se da maior parcela entre as unidades da Unicamp. Portanto, além das premiações em transferência de tecnologia, somos também premiados em origem de empresas-filhas. Assim, somos inovadores e empreendedores.
Para finalizar, a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP tem efetivo compromisso com a excelência, tanto na educação, com formação de talentos, quanto na pesquisa e extensão, sempre com inovações tecnológicas, assim destacando-se entre as principais instituições acadêmicas nacionais e internacionais.